Depois de ficarmos em dúvida em saber quantas vezes a Cassia Eller fala a palavra "palavras" na abertura de Além do Tempo, agora o grande X da questão será: quantas vezes alguém cairá no chiqueiro ou levará tortada na cara na próxima novela das seis? Hoje estreia Êta Mundo Bom, escrita por ninguém menos que Walcyr Carrasco, o homem que nunca tira férias e é uma verdadeira máquina de fazer histórias. O Rei está de volta para assumir seu trono no horário das seis, que o consagrou, repetindo a parceria de sucesso com o diretor Jorge Fernando e produzindo um novelão nos moldes de O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta e Alma Gêmea. Se vai conseguir, isso eu não sei, afinal, João Emanuel Carneiro já escreveu novelões como A Favorita e Avenida Brasil e tá aí A Regra do Jogo pra mostrar que todo autor, por mais consagrado que seja, pode errar algumas vezes.
Baseada num filme do Mazzaropi, Eta Mundo Bom (ETA TÍTULO RUIM!!!) contará a história de Candinho (Sérgio Guizé), um homem chucro e otimista de coração bom, cujo lema é "Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá". Lema muito bonito, né? Claro, a não ser que o Brasil seja assumido por uma presidenta que gosta de estocar vento e saudar a mandioca... Candinho foi separado da mãe logo após seu nascimento e foi acolhido pelo casal Cunegundes (Elizabeth Savala) e Quinzinho (Ary Fontoura), donos de uma fazenda, no interior de São Paulo. Mas quando cresce, Candinho vira empregado nessa casa e é expulso por se apaixonar pela primogênita, Filomena (Débora Nascimento). Pancrácio (Marco Nanini), amigo da família que criou Candinho e seu grande mentor, o aconselha a seguir para a capital em busca da mãe biológica, Anastácia (Eliane Giardini), que ele nunca conheceu. Assim Candinho o faz junto de seu inseparável burro, Policarpo.
Anastácia, a esta altura, é uma viúva milionária e também está à procura do filho na capital. Ela conta com a ajuda do detetive Jack (David Lucas), da melhor amiga Ema (Maria Zilda Bethlem) e do advogado Araújo (Flávio Tolezani). Mas Anastácia não faz ideia de que a sobrinha, Sandra (Flávia Alessandra), fará de tudo para atrapalhar esse encontro, pois teme perder a posição de herdeira. É a personificação da falsiane: na frente de Anastácia, Sandra é doce e generosa, mas por trás, é gananciosa e interesseira. Sem se deixar abater, Candinho enfrenta as mais diversas situações para sobreviver na cidade grande, onde conhece seu fiel amigo, o garoto Pirulito (JP Rufino).
Além da busca incessante pela mãe, Candinho também vai lutar pelo amor de Filomena, que, a essa altura, mora na capital e vive uma relação com o possessivo Ernesto (Eriberto Leão). Com uma lábia infalível, o vilão conheceu Filomena e a convenceu a fugir com ele para a capital com a promessa de se casar com a bela. Mas o mundo de Filó desaba quando os dois chegam em São Paulo. Ernesto diz que não vai casar coisa nenhuma, praticamente obriga a moça a se tornar uma dançarina em uma espécie de cabaré e ainda fica com a maior parte do dinheiro que ela ganha no local.
Para não chegar ao primeiro capítulo desinformado, confira o que pode esperar de Eta Mundo Bom:
Vai ter todos os clichês carrasquianos: núcleo caipira com sotaque estereotipado, núcleo da pensão, animais interagindo com pessoas, chiqueiro, gente caindo na lama, bordão repetido a exaustão, torta na cara, guerra de comida...
Vai ter crítico de TV cofcofStycercofcof detonando o humor infantilóide do Walcyr e o texto pobre, didático, repetitivo e nada sútil do autor.
Vai ter Flávia Alessandra aprontando todas como a grande vilã da história demoníaca de cabelo platinado. Sandra Is The New Cristina!
Já quero Sandra ficando loucona alucricrazy e sendo levada pelo demônio para dentro de um espelho num incêndio...
...ou chocando a sociedade paulistana dos anos 40 revelando ser uma robô
Elizabeth Savala + Ari Fontoura + Casal = <3 Já estou shippando <3
Vai ter nossa querida Angel (Camila Queiroz) de volta e com a mesma má sorte de se apaixonar por homem que não presta, nesse caso, será um interpretado pelo Klebber Toledo, que vai querer ser o seu RajGrey e provar da sua pepeca. Não vai ter bunda, mas vai ter o sotaque gostoso dela e sua porquinha de estimação.
Vai ter Sérgio Guizé vivendo um homem bobalhão que fala com um burro e tem como melhor amigo um garotinho chamado Pirulito, com quem vai fazer altas estripulias na cidad… Ah, gente, a quem estou tentando enganar? Esse Candinho tem tudo para ser um reboot do João Gibão e do Caíque e ser ainda mais trouxa que a Serena de Alma Gêmea, ou seja, VAMOS ODIAR ESSE CANDINHO!!!
Falando na songamonga da Serena, vai ter Priscila Fantin também vivendo a dançarina Diana, que morrerá de inveja de Filomena no cabaré e formará uma dupla de vilões trapaceiros com o Eriberto Leão
Vai ter a história de amor de Açucena e do enfermeiro irmão da autista de Amor à Vida, que irá ampará-la depois dela ser expulsa de casa após o pai descobrir que ela tava prenha e seu mozão morrer em um trágico acidente de carro.
Vai ter Giovanna Grigio estreando na Globo e escondendo seu passado ex-chiquitita formando par com o Artur Aguiar, outro que também faz questão de esconder seu passado ex-rebelde. Ela tem uma doença gravíssima que a deixa sempre frágil e já suspeito que será mais uma das trocentas campanhas sociais fracassadas de Amor à Vida e ela se recuperará misteriosamente.
Vai ter Guilhermina Guinle, já ficando inexpressiva de tanto botox, fazendo a madrasta má: se faz de boazinha na frente do marido, mas quando ele está ausente adora maltratar o enteado, Claudio (Xande Valois), que vive numa cadeira de rodas. Será que ela vai dar uma de Soraya Montenegro, jogará tarântulas no menino e gritará "MOOOOOOOORRA, MALDITO ALEIJAAAAAAAADO"?
Vai ter Marco Nanini fazendo seu primeiro papel na TV após o Lineu de A Grande Família como Pancrário, que se veste de mulher e finge ser cego, deficiente e vários outros disfarces só pra ganhar uma graninha na porta da igreja.
Vai ter uma novela dentro da novela! Não entendeu? Deixa que eu explico. As radionovelas eram a grande sensação dos lares nos anos 40, época em que a trama se passa. E não vai ser diferente com os personagens de Eta Mundo Bom, que serão ouvintes fiéis de um romance narrado através dos antigos aparelhos de rádio e que funcionará mesmo como uma outra novela dentro da novela.
O restante do elenco será um reboot de Verdades Secretas e terá as mesmas caras que sempre vimos nas novelas escritas por Walcyr (menos a Drica!) ou dirigidas por Jorge Fernando: Ana Lucia Torre, Maria Zilda Bethlem, Flávio Tolezani, Rosi Campos, Miguel Rômulo, Dhu Moraes, Anderson di Rizzi, Flávio Migliaccio, Rainer Cadete, Suely Franco, Tarcisio Filho, Maria Carol, Rosane Gofman...
É parecia msm que Candinho seria chato
ResponderExcluir