Boa noite, pessoal! Faz tempo que não faço um texto daqueles criticando alguma trama, não é mesmo? Pois agora vou detonar a superestimada Senhora do Destino, cuja atual reprise no Vale A Pena Ver De Novo me fez perceber quantos erros de direção que a trama possui (fora a história mal construída, uma "barriga" infernal e personagens chatérrimos e, em sua maioria, descartáveis). Vamos por parte:
- Núcleo SHAO LIN e LEIDI DAIANE (A PARIDEIRA)
Percebe-se pelos nomes dos personagens a infantilidade do que está por vir. Daiane se engravida precocemente de Shao Lin e essa é a história do núcleo deles. A menina vive na periferia e o rapaz comanda uma academia precária se fazendo de "machão" e agindo como um retardado. Daiane é extremamente irritante, rebelde, sempre desobedece a mãe e por essas e outras acaba engravidando de Shao Lin. A história poderia render se tivesse uma abordagem mais séria e menos infantil, mas a trama é totalmente desconexa com a história central, os atores são ruins e sem expressão alguma e a direção não ajuda em nada. O texto tenta ser moderno para a época, mas na realidade parece que o autor saiu com um caderninho na rua anotando frases de adolescentes da época para utilizar. Para piorar, a história nunca anda, sempre estagnada nas atitudes ridículas da Daiane, cuja única função na trama foi ficar grávida toda hora e ficar zangada quando a mãe não queria cuidar do seu filho pra ela ir rebolar a raba no baile funk. Nem vou comentar o drama da Rita, mãe da parideira, com o marido agressor Cigano e o namoro com o taxista lá pra evitar a minha fadiga e a sua que tá lendo também...
- Núcleo PLÍNIO e ANGÉLICA
Plínio é o filho mais desnecessário de Maria do Carmo. Ele é pegador e só sossega quando conhece Angélica, que, no começo da trama, era supostamente a filha perdida da anta nordestina. Depois essa historinha se desfaz e Plínio se casa com Angélica, descobrindo que ele tem um filho com uma das mulheres que ele já se relacionou. Esse núcleo é outro desinteressante e que não muda em nada a história central. De tão irresponsável o personagem de Dado Dolabella se tornou insuportável, a personalidade do personagem é excessivamente cansativa e a atuação fraquíssima de Dado não ajuda em nada. Angélica é outra chata e songamonga. Carol Castro visivelmente perdidinha no papel e em uma atuação inexpressiva. E preguiça em falar de Yara, a personagem que Dado engravidou.
- Núcleo LEANDRO e NALVA
Leandro é outro filho de Maria do Carmo, ele é casado com Nalva, porém, a mulher dele é apaixonada por Viriato, o irmão de Leandro. Esse plotzinho é extremamente cansativo e arrastado. Nalva sonha em ter Viriato em seus braços, mas o rapaz nunca cedeu. Nalva é desmascarada e Maria do Carmo a manda pra fora do país. Esse núcleo é ridículo. Nalva é extremamente sonsa e chatinha, Leandro é totalmente retardado e idiota e, mesmo após ser revelado que ela ama o irmão dele, o rapaz continua balançado pela mulher. Leonardo Vieira e Tânia Kalil interpretaram os respectivos personagens. Leonardo em uma atuação duvidosa que mais parecia que o personagem fazia birra o tempo todo. Já Tânia na mesma atuação de sempre, com a mesma expressão morta o tempo todo. A historinha do casal cansa e irrita quem assiste e, claro, não tem nada que agregue a trama central.
- Núcleo de SEBASTIÃO (Nelson Xavier)
Eita núcleo chato! Tio Aguinaldo resolveu nos apresentar uma família parada no tempo. Sebastião é irmão de Maria do Carmo e tem três filhos: Eleonora, Regininha e Venâncio, todos chatos e que vivem em uma ladainha infinita. Eleonora (Mylla Christie) é lésbica e apagadinha. Regininha (Maria Maya) é a filha do diretor da trama e parece mesmo que o personagem foi criado por cota. Venâncio (André Gonçalves) é um retardado e já estava treinando pra virar índio em Alma Gêmea. A mulher de Sebastião é a Janice (Mara Manzan), que faz o papel de grilo falante. Sebastião era motorista de uma mulher rica, com quem teve um caso. No meio da parada todam ele descobre que a falecida lhe deixou uma pintura que vale um dinheirão e, em vez da trama engrenar, fica num lopin infinito dele chorando de saudades por causa da falecida com o carro que ela lhe deixou. Sebastião é um chato, machista e insuportável.
Gente, é cada núcleo chato, socorro!!!
E continua...
- Núcleo LEONARDO e GISELA
Eles são ricos e são pais de Eduarda, que se apaixona por Viriato. E a função dos pais dela é acabar com esse relacionamento porque o Viriato é "pobre" (meio ridículo porque a Do Carmo é rica, tem X empregados e uma casa boazuda e fartuda). O Leonardo é interpretado pelo Wolf Maia, o diretor da trama, e ficou claro que ele estava mais preocupado em atuar do que dirigir a trama, uma direção porca e brega. Os personagens desse núcleo são ruins e a Débora Falabella foi quem interpretou a Eduarda, mancha na carreira dessas, bicho.
- Núcleo de GIOVANE IMPROTA
Esse núcleo não tem história alguma, tem vários personagens e todos são caricatos e sem importância. O Giovane, em si, só tem carisma mesmo (grande José Wilker!), porque a função dele é encher o saco da Maria do Carmo (apesar de terem química).
- Núcleo de REGINALDO e VIVIANE
Ele é um prefeito corrupto, filho de Maria do Carmo, e tem dois filhos com uma personagem sem função que morreu lá no começo da segunda fase da trama (fato esse sem importância e que só serviu pra ele ser desmascarado no final). Letícia Spiler é a Viviane e é irritante.
Aí vocês vão falar: "ai, os núcleos paralelos são chatos, mas a trama central era boa". SE ENGANOU!!!! Vou explicar:
- A trama central é a da Maria do Carmo que tem a filha roubada pela Nazaré e vive procurando a filha. A premissa é ótima, mas na prática... Naza passa metade da novela enganando todo mundo e se fazendo de santa, enquanto isso a Do Carmo procurando a filha, que é a Isabel (aliás, melhor coisa que a vilã fez na novela foi trocar o nome de batismo da menina, a coitada se chamava Lindalva). A trama é horrorosamente arrastada e quando a Cláudia, irmã da Lindalva por parte de pai, descobre tudo, fica uma enrolação sem motivos para revelar toda a verdade para a menina. Quando é revelado, ela passa semanas rejeitando a mãe verdadeira, até que acontece uma grande reviravolta. Aguinaldo Silva é parado em um supermercado por uma senhora e ela solta o verbo: "ESSA LINDALVA TÁ INSUPORTÁVEL". Aí o Agui entende e faz com que a Lindalva procure a mãe e faça as pazes com ela. Essas coisas se desenrolam por longos mais de cem capítulos, ai você fala "COMO ASSIIIIMM??". EU EXPLICO DE NOVO! Os longos mais de cem capítulos da novela são recheados pelos núcleos secundários e pouca coisa anda até que Cláudia descubra as falcatruas da Naza. Naza é sucesso na internet, mas é bem apagada na novela, toda centrada na anta nordestina!
CONCLUSÃO: No final, somente a Nazaré (Renata Sorrah fabulosa) é realmente marcante. Fomos todos enganados por uma falsa lembrança e por cenas soltas que faziam a novela parecer boa.
Senhora do Destino é boa,mas não perfeita.As vezes eu achava bem caricata.Aguinaldo Silva se inspira muito no Dias Gomes para compor suas tramas.Eu acho Giovanni Improtta uma reedição do Tony Carrado.Nazare Tedesco era o grande aditivo.Sem falar da direção carnavalesca de Wolf Maya.
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ResponderExcluirMATÉRIA COPIADA DO ULTRA TV
ResponderExcluirA única novela razoável do Aguinaldo p mim foi Império.
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