Cobras E Lagartos (2006) foi uma novela maravilhosa, um grande sucesso do João Emanuel Carneiro no horário das sete, e um dos seus principais atrativos foi o duelo pra lá de divertido entre Leona (Carolina Dieckmann) e Ellen (Taís Araújo), duas vilãs loiras, incríveis e memoráveis. Mas qual das duas foi a melhor, a mais diva, a mais tudo? Isso a gente vai conferir agora!
Leona é a filha ambiciosa e sem escrúpulos de Milu (Marília Pera). Criada numa família formada por gente cheia de desvios de caráter, não tinha muito jeito da moça ser flor que se cheire. A mãe de Leona vive do dinheiro do irmão riquíssimo, Omar (Francisco Cuoco). Leona não vale nada e finge ser amiga da prima Bel (Mariana Ximenez) só pra dar aquela apunhalada pelas costas. Bel é a sobrinha preferida do tio rico das duas e Leona morre de inveja da prima porque tá ligada que a pessoa que tiver mais empatia do tio é quem vai ganhar a herança quando ele morrer. Por isso, a loira vive bajulando Omar, mas o tio percebe que ela não vale nada. Ela é amante de Estevão (Henri Casteli), o marido mau-caráter de Bel, e os dois juntos não somam esforços pra conseguirem o que querem. Ela é tão má que cansa de esperar pela morte do tio e mata logo o velho.
Com a morte de Omar, seu testamento é aberto. Para a surpresa de todos, metade de sua herança é destinada à Bel e a outra metade ao desconhecido Daniel Miranda. Daniel Miranda é o nome de Duda (Daniel de Oliveira), mas também de Foguinho (Lázaro Ramos). Por uma desastrosa confusão, é Foguinho quem acaba herdando todo o patrimônio de Omar. A partir daí, sua vida se transforma inteiramente. Todos que não davam a mínima para ele passam a bajulá-lo, especialmente seus familiares e até mesmo Ellen, uma mulher extremamente ambiciosa, consumista e dissimulada. Ela trabalha como vendedora na Luxus e foi criada pelo pai Jair (Milton Gonçalves) em condições modestas, mas dignas. Desde pequena, sempre sonhou em ascender socialmente e arrumar um homem rico que lhe bancasse. Extremamente vaidosa e atenta ao valor da beleza em um mundo de aparências, devora sapatos e vestidos caros, mesmo tendo de se pendurar em crediários com preços abusivos. Teve um namorico com Foguinho (Lázaro Ramos) no passado, mas, à medida que foi crescendo, viu que não podia perder tempo com aquele pé-rapado. Entretanto, quando ele fica rico, Ellen se reaproxima declarando estar apaixonada.
Round 01: Ellen Humilhada
A rivalidade entre Ellen e Leona começa pra valer quando ela descobre que a vendedora está tendo um caso com o seu amante Estevão. Furiosa, Leona decide se vingar. Num momento de distração de Ellen, a loura coloca uma joia da Luxus dentro da bolsa dela. Acusada de roubo, por mais que tentasse explicar que não teve culpa de nada e que tudo aquilo foi uma armação, Ellen é demitida. Inconformada, ela pede ajuda a Foguinho, que afirma não poder fazer nada, uma vez que ela foi pega em flagrante. Com certa dose de cinismo, Foguinho diz ainda que não pode abrir exceção, ou vão dizer que ele a protege. Irritada, Ellen diz que aquilo é uma injustiça e sai da sala, furiosa. Ellen vai embora da Luxus sentindo-se completamente arrasada. Leona aproveita a situação e a humilha ainda mais, chamando-a de "Sub-Ellen", como ela adora fazer. A vendedora jura se vingar de todos que a maltrataram, principalmente de Foguinho e Leona.
LEONA 1 vs ELLEN 0
Round 02: Ellen Humilhada (de novo)
Em um dado momento, Foguinho descobre a traição e todas as armações de Ellen, mas prefere manter a farsa diante de sua noiva. Aceita, inclusive, casar-se em regime de comunhão total de bens, deixando-a muito satisfeita. O que Ellen não imagina é que Foguinho estava planejando uma vingança. No dia do casamento, ele diz que resolveu lhe fazer uma surpresa e que doará a mansão antes mesmo deles assinarem os papéis. Em troca, Foguinho pede que ela entre na igreja de braço dado com Ramires. Incrédula com o que acabara de ganhar, Ellen concorda com tudo. Quando Ellen chega à cerimônia de seu casamento, estranha os poucos convidados presentes. Ao lado de Ramires, ela desconfia que estão aprontando alguma coisa contra ela. O juiz pede para Ellen assinar os papéis e, em seguida, chama o noivo, para ele fazer o mesmo. Mas o nome que ele chama não é o de Foguinho e sim de Téo (Iran Malfitano), irmão de Foguinho, com quem ela também era amante! Ellen não entende nada e fica horrorizada quando mendigos, convidados por Foguinho, começam a invadir a festa ao som de funk, fazendo a maior bagunça. Diante dos olhares perplexos dos convidados e dos flashes dos fotógrafos, Ellen avança sobre os populares que invadiram a festa. Sem perder tempo, eles a jogam na piscina e ainda rasgam seu vestido e tomam o seu buque. Irada, Ellen expulsa todos de casa, mas Foguinho explica que a escritura que ela assinara mais cedo é falsa. Ele a põe para fora da mansão junto com Téo e joga todas as suas roupas e jóias para os mendigos pegarem. É a maior humilhação da vida de Ellen!
LEONA 2 vs ELLEN 0
Round 03: Ellen Humilhada (de novo!!!)
De repente, Ellen se tornou a pessoa que todo mundo adora humilhar. E é só humilhação das brabas, daquelas de traumatizar para sempre: teve seu vestido de noiva destruído no altar; seu casamento foi invadido por mendigos esfomeados; Foguinho chamou a imprensa para fotografa-la em decadência; todas as suas roupas foram atiradas para o povo; Leona a fez passar por ladra e provocou sua expulsão da Luxus... Será que ela aguenta mais? Estevão aproveita que está rolando um clima entre ele e Ellen para fazer uma proposta indecente: filmá-la tirando a roupa para ele. A moça, que tem tido tantos dissabores, fica animadíssima com a ideia. Mas Estevão quer que esse strip-tease seja na praia, à noite, em algum canto deserto. Aí, complica... Mas ela topa, desde que não precise tirar a roupa toda. Aos beijos, os dois se mandam para a praia. Na areia, com a câmera digital em punho, Estevão incita sua amante a tirar a roupa de forma bem sensual. E ele vai gravando tudo. Ela tira peça por peça, animadíssima, até ficar só com as roupas de baixo. E de repente... Vem o bote! Estevão, sem deixar de gravar a performance, recolhe as roupas de Ellen e entra no carro. Ele começa a dar voltas com o veículo em torno dela, morrendo de rir da ingenuidade de sua presa. Ellen percebe a armadilha em que caiu. Ela se dá conta de que Estevão vai cair fora com suas roupas e deixá-la seminua em plena noite carioca, na rua. E é exatamente o que ele faz, obrigando-a a vagar pelas ruas naquele estado, procurando ajuda e correndo perigos. Mais tarde, Estevão e Leona assistem ao vídeo juntos e caem na gargalhada.
LEONA 3 vs ELLEN 0
Round 04: A volta por cima de Ellen
Depois de ter sido demitida da Luxus, Ellen só pensa em se vingar de todos que a humilharam. Quando chega em casa, ela se lembra de ter ouvido Foguinho comentar sobre uma carta que deveria ter sido entregue a alguém. Aí tem coisa! E seu faro para maldades não falha. Decidida a descobrir a verdade sobre a herança de Omar Pasquim, ela manda Téo tentar uma reaproximação com o irmão. No dia do aniversário de Foguinho, em uma festa a fantasia, Téo faz uma visita ao seu parente rico e lhe dá de presente um carrinho de brinquedo. Foguinho se emociona com sua atitude e acaba perdoando o irmão. A ideia era essa, claro. Na hora da festa, Ellen, fantasiada de coelhinha, consegue entrar na mansão sem ser reconhecida pelos convidados. Com a ajuda de Téo, ela vai ao quarto de Foguinho e dá um jeito de ficar sozinha e começa a testar diferentes combinações para abrir o cofre. Depois de algumas tentativas frustradas, ela consegue, ao se dar conta de que o segredo do cofre tem a ver com sua data de nascimento. Lá dentro, Ellen encontra a carta que Omar escrevera antes de morrer. Ao ler, ela fica pasma, e, ao mesmo tempo, radiante, ao descobrir que a Luxus deveria ter sido herdada por Duda, não por Foguinho. Com o documento em mãos, ela passa a chantageá-lo, exigindo que ele a nomeie presidente da Luxus.
LEONA 3 vs ELLEN 1
Round 05: A vingança de Ellen (parte I)
Ao se apoderar da carta que prova que o herdeiro da Luxus é, na verdade, Duda, Ellen deita e rola. No dia seguinte à descoberta da carta, Ellen entra na Luxus tocando o terror. Quando Foguinho chega para tirar satisfação, ela dá a notícia de que tem a prova de que ele roubou Duda. Se Foguinho não quiser voltar a ser pobre, passar a ser odiado por todos os seus amigos e apodrecer na cadeia, ele vai ter que atender a todas as exigências de Ellen. Ela quer se casar com ele e voltar a morar na mansão; quer que Foguinho convoque uma entrevista coletiva com a imprensa, para ele se retratar publicamente do que fez no dia do casamento; quer que Foguinho seja seu mordomo particular, o sujeitando a todo tipo de humilhação (e rendendo cenas hilárias); e quer ser a nova vice-presidente da Luxus, com um salário dez vezes maior. Foguinho, sem alternativas, obedece a tudo. Quem não gosta nada do poder de Ellen é Leona e Estevão. Diferente de Foguinho, a vilã é muito ambiciosa e esperta e representa um grande perigo para a dupla.
LEONA 3 vs ELLEN 2
Round 06: A vingança de Ellen (parte II)
Vendo que Ellen está por cima da carne seca, Estevão pede desculpas e volta a ser amante da vilã. Entretanto, ela, que não é boba nem nada, trama uma vingança contra o mau-caráter. Primeiro, Ellen decide filmar Estevão tirando a roupa, do mesmo jeito como ele fez com ela na praia um tempo atrás. Depois, ela instala uma escuta ilegal na sua sala para espioná-lo. É assim que Ellen descobre que ele e Leona são amantes. Ao ouvir os dois marcando um encontro, ela corre para o local combinado e fotografa o casal no maior amasso. Com isso, ela monta um dossiê sobre a traição que Estevão e Leona cometem contra Bel, com fotos e conversas gravadas. É por isso que eles precisam se submeter às humilhações da Rainha Luxus, como Ellen pede para ser chamada. A partir desse dia, Leona só pode se referir à inimiga como "Senhora Dona Ellen" e terá que fazer absolutamente tudo o que ela mandar, exposta às situações mais humilhantes (ela é até obrigada a lavar os pés de Ellen na frente de todo mundo). Leona, inclusive, também é rebaixada a vendedora, sendo obrigada a trabalhar com um uniforme igualzinho ao que Ellen usava antigamente.
LEONA 3 vs ELLEN 3
Round 07: As loucuras de Ellen
Afastada da presidência da Luxus e sendo rebaixada a vice-presidente e tendo Ellen como sua chefe, Celina (Ângela Vieira) pede demissão. Mas Ellen, espertamente, se recusa a demitir sua subalterna mais qualificada. Como não tem experiência em administração, Ellen mantém Celina como sua vice. Mas isso não significa nada, porque Ellen ignora todos os sábios conselhos da experiente funcionária e toma as decisões mais absurdas. Veja uma lista das coisas que ela pede:
1 - A fachada da Luxus deve ser pintada de uma cor diferente
a cada semana, para sempre surpreender os clientes;
2 - Todos os atendentes com mais de 30 anos serão demitidos,
porque Ellen só quer gente jovem trabalhando na Luxus;
3 - A partir de agora, só bebe champanhe na Luxus o cliente
que gastar, pelo menos, cinco vezes o valor da garrafa;
4 - A Luxus passará a funcionar 24 horas por dia. E danem-se
os gastos adicionais com energia elétrica e contratação de pessoal;
5 - Modelos são contratados para fazer figuração pela loja, fazendo-se passar por clientes, porque Ellen quer passar a imagem de que a Luxus é uma loja que só atende gente bonita;
6 - Ellen será a estrela de todas as campanhas publicitárias da Luxus, sendo que os anúncios não serão mais criados por agências de publicidade, mas por uma equipe de cinema exclusiva.
LEONA 3 vs ELLEN 4
Round 08: Ellen e Estevão
Depois serem desmascarados por Bel, que descobre a traição dos dois e forja a própria morte após sofrer um atentado arquitetado por eles, Estevão e Leona ficam na miséria total. A dupla, então, se separa. Leona descobre que está grávida de Duda e usa isso para atrapalhar ainda mais o romance dele com Bel. Já Estevão parte em busca do seu futuro. Ele passa a seduzir Ellen, que cai nos braços do mau-caráter. Ela ainda transforma Estevão em seu assessor para assuntos extraordinários e, para se vingar ainda mais de Foguinho, seu próximo passo é levar o amante para dentro de casa. Quando Estevão chega à mansão, de mala e cuia, Foguinho se espanta mais uma vez. Ao que Ellen, muito calmamente explica que Foguinho é o seu homem de fachada e Estevão seu homem de verdade. E o faz na frente dos empregados, que é pra eles ficarem sabendo. Para completar, Ellen sapeca um beijo na boca de Estevão! E ele ainda aproveita para humilhar Foguinho, lhe pedindo para pegar um drinque. Quando se pensava que Ellen já tinha aprontado de tudo, ela nos surpreende ainda mais com uma nova loucura. Em um dia como outro qualquer, sem avisá-lo, Ellen chama um juiz de paz e, sem mais nem menos, avisa Foguinho: "Eu vou me casar com você!". Ele fica desesperado e diz que precisa de um tempo. Quando estão a sós, Ellen lembra Foguinho que pode mandá-lo para prisão e ainda diz que está sendo boazinha, porque vai lhe dar uma boa mesada e duas horas de folga por dia. Mas o pior vem depois. Já diante do juiz, quando ele fala a célebre frase: "Eu os declaro marido e mulher, pode beijar a noiva", Ellen se vira e tasca um beijo na boca de Estevão. O Juiz fica passado! E enquanto Estevão e Ellen brindam com champanhe e trocam juras de amor eterno, enquanto Foguinho vira motivo de chacota.
LEONA 3 vs ELLEN 5
Round 09: Guerra de Comida
É sopa de beterraba pra lá, creme de aspargos pra cá, torta na cara ali, salada acolá e rajadas de tomatinho-cereja pra todos os lados! Pensou que eu estava falando de um evento gastronômico? Que nada! Esta é a narrativa da briga antológica que aconteceu na mansão entre a loira azeda e sua inimiga sub-Ellen. Que a chegada de Leona à mansão de Ellen não seria uma missão de paz, isso eu já esperava. Mas elas também não precisavam exagerar. As inimigas começam a discutir de forma tão acalorada que a gigantesca sala de jantar chega a ficar pequena para a fúria das duas. E é por isso que elas lançam mão de tudo o que vêem pela frente para atingir uma a outra. Pelo menos a travessa de feijão o Foguinho conseguiu salvar! Ponto para as duas!
LEONA 4 vs ELLEN 6
Round 10: Ellen careca
Depois que Foguinho enfrenta Leona e decide não liberar a retirada dos tais dez milhões de dólares que ela quer, a víbora fica ainda mais insuportável. Estevão até tenta convencê-la a se mudar para uma outra mansão qualquer onde os dois possam reinar à vontade, mas não tem jeito: o que Leona quer mesmo é infernizar a vida de Ellen. E vice-versa. Primeiro, as duas têm uma briga horrenda na piscina. Depois, quando Leona descobre que Ellen fará uma feijoada na mansão para festejar a chegada dos seus quadrigêmeos (isso mesmo, Ellen terá quatro filhos de uma vez só!!!), ela resolve entrar em ação. Quando Ellen está se emperiquitando toda, com a ajuda de um cabeleireiro famosérrimo, Leona entra no quarto sem que eles percebam e despeja um conteúdo suspeito no xampu. Resultado: o cabelo de Ellen cai, aos chumaços, em plena feijoada, diante da imprensa e de todas aquelas pessoas chiquérrimas que Ellen fez questão de convidar. Que vergonha!
LEONA 5 vs ELLEN 6
Round 11: Ladrão que chantageia ladrão...
É durante uma distração de Ellen que Estevão fica sabendo que existe um segredo cabeludo entre ela e Foguinho. Foguinho discute com Ellen e diz que irá contar toda a verdade para Duda e que ela terá que mostrar a maldita carta. Depois de ouvir pelo telefone a discussão entre os dois, Estevão só pensa numa coisa: desvendar o segredo que existe entre o casal. Ele então observa as imagens do sistema interno de TV da mansão, vê a vilã enterrando um baú no jardim e vai ao local verificar do que se trata. Ao descobrir a carta em que Omar Pasquim avisa que Duda é o verdadeiro herdeiro da Luxus, Estevão usa esse trunfo contra Ellen e Foguinho. Seu primeiro passo é realizar seu maior sonho: assumir a presidência da Luxus. E ainda planeja ganhar trezentos mil reais de salário... Por semana! Leona também descobre que a herança de Omar foi deixada pra Duda e não pra Foguinho. Ela, então, passa a ameaçar Ellen e Foguinho e avisa que terão que dançar conforme a música, principalmente porque ela carrega no ventre o herdeiro de tudo.
LEONA 6 vs ELLEN 6
Round 12: A verdade vem à tona
Já que carrega no ventre o herdeiro de todo o patrimônio de Omar Pasquim, Leona entrega a carta de Omar pra Duda e assim ele pode assumir o que é seu por direito. Ao descobrir toda a verdade, Duda vai correndo tirar satisfações com Foguinho, mas, por obra do destino, não o encontra em casa. E pior: dá de cara com o triunvirato do mal. O encontro entre Estevão, Ellen, Leona e Duda é de altíssima tensão, mas o pior vem depois. Duda acusa as três cobras de terem envenenado Foguinho e roubado sua herança. Estevão, Ellen e Leona confabulam para decidir o que fazer e decidem que Foguinho tem que sumir por uns tempos, para não cair na tentação de falar a verdade a Duda. O sumiço tem que durar até eles conseguirem vender a parte de Foguinho na Luxus para dividirem o dinheiro. Ao ser desmascarado pelo amigo, Foguinho se livra da cadeia. Mas não de ter que reconstruir sua vida sem toda aquela grana do Omar. Aliás, não só ele. Ellen, Estevão e Leona também vão ficar órfãos das verdinhas, da mansão, daquela horda de empregados, dos profiteroles, champanhes e por aí vai... Em sua incomparável benevolência, Duda não só perdoa o amigo traidor como ainda promete lhe dar um milhão de dólares para a sobrevivência de sua família. Leona, por incrível que pareça, é a menos preocupada com a pobreza. Ela se fia no fato de estar carregando no ventre o filho do herdeiro. E, pelo visto, ela não está de todo errada, pois, logo de cara, ao receber dela a carta de Omar, Duda promete que irá lhe pagar um apart-hotel. Só que o dinheiro não vai pra nenhum dos interesseiros de plantão nem sequer para Duda e Bel. Duda faz questão de doar todo o seu patrimônio para os menores carentes, através da Fundação Omar Pasquim, e convence Foguinho a fazer a transferência. Assim, ele não precisa denunciar o amigo por ter roubado sua herança e tudo se resolve. Leona, portanto, continua na pobreza. Ponto para a Ellen, porque, pelo menos, ela conseguiu um milhão de dólares e Leona nem isso!
LEONA 6 vs ELLEN 7
Round 13: Um ano depois...
Estevão resolve separar Duda de Bel para sempre. Ele, então, arma todo um esquema pra sumir com o rival e fazer a perfumista achar que foi abandonada pelo amado. Quando acorda, Duda percebe que está com as mãos amarradas num avião prestes a cair, mas ele consegue se livrar das cordas, menos do acidente. Enquanto isso, no mato onde caiu o jatinho de Duda, dois homens encontram os destroços do avião e o corpo de Duda. E quando percebem que ele está respirando, o levam correndo para o hospital mais próximo. O tempo passa e muita coisa aconteceu: Ellen e Foguinho tem seus quadrigêmeos, Duda permanece desaparecido e em coma, Foguinho se apaixona por Bel e, mais tarde, Estevão é assassinado misteriosamente na Luxos.
LEONA 6 vs ELLEN 7
Round 14: A Era NapoLeona
Leona se aproveita do assassinato de Estevão e arma para que Bel seja presa como autora do crime. Mas Luciano (Carmo Della Vega), que se revela o verdadeiro herdeiro da fortuna de Omar, procura Leona e pede pra que ela tire Bel da cadeia. Só que a vilã pede uma coisa em troca: a presidência da Luxos. A partir daí, Leona fica maluca de vez e passa a tomar decisões ainda mais malucas que a da Ellen quando ela estava no poder. Imagine uma loja que só tem vendedores loiros. Os faxineiros, garçons, diretoria... Todo mundo loiro! Agora pare de imaginar e prepare-se para assistir a essa loucura, pois esta foi a primeira medida de Leona na presidência da Luxus, inaugurando sua era NapoLeona: exigir que todos que trabalham na loja, sem exceção, fiquem loiros! A vilã ainda passa a ficar com mania de limpeza e demite todo mundo da Luxus.
LEONA 7 vs ELLEN 7
Round 15: Fim
O final de Leona é trágico. A vilã endoida de vez e resolve botar fogo na Luxus com ela e o filho que teve com Duda lá dentro. Duda aparece e consegue salvar o filho, mas Leona acaba morrendo queimada lá no meio do incêndio. Já Ellen se arrepende de tudo de mal, faz as pazes com Foguinho e termina feliz, mesmo na pobreza, ao lado dele e dos seus quadrigêmeos.
LEONA 8 vs ELLEN 8
Round 16: Estilo
As roupas de Leona fizeram bastante sucesso entre as telespectadoras. O visual da vilã era composto de peças em cores fortes e modelos bem ousados, como botas de cano alto e calças de montaria. Com as unhas sempre em vermelho e os longos cabelos pintados de loiro quase branco, Leona virou febre entre as mulheres. A atriz Carolina Dieckmann usou um aplique para seu cabelo ficar ainda mais longo. Já Ellen, uma consumista de artigos de grife, usava as roupas da moda, assinadas por estilistas renomados. Para ficar com um visual mais moderno, Taís Araújo alongou, alisou e clareou o cabelo. Por ter ditado moda, Leona vai levar um ponto nesse quesito.
LEONA 9 vs ELLEN 8
Round 16: Prêmios
As atrizes Carolina Dieckmann e Taís Araújo fizeram sucesso com o público e a crítica. Carolina, então, que o diga, já que Leona é sua melhor personagem até hoje. Ellen e Leona caíram no gosto popular, o que rendeu vários prêmios para as suas intérpretes. Entretanto, Camila foi indicada como melhor atriz em apenas três premiações (ganhando as três), enquanto Taís foi indicada para cinco (ganhando quatro prêmios). Sendo assim, o ponto vai para a Ellen nesse quesito.
LEONA 9 vs ELLEN 9
Round Final: Boa de briga
Leona e Ellen eram inimigas mortais, mas, por incrível que pareça, Leona jamais levantou a mão para Ellen. Pelo contrário. Ellen já deu vários tapas na cara da loira azeda e ela nem revidava. Isso porque Leona era a vilã-mor da história, hein... Sendo assim, o resultado do nosso duelo fica assim:
LEONA 9 vs ELLEN 10
Parabéns, Ellen! Vocês ganhou o nosso duelo e é bem melhor que a Leona!!!
Diva até careca! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bora comentar, pessoal!