O MELHOR DA SEMANA
Vera Holtz
E Magnólia finalmente disse a que veio e entregou o que prometeu: uma vilã sádica e ambiciosa e, ao mesmo tempo, apaixonada e passional capaz de matar com frieza e, pouco depois, fazer uma oração como se fosse a mais pura das carolas. São essas contradições que a tornam tão interessante e complexa.
Em capítulos recentes de A Lei do Amor, Vera Holtz exibiu uma performance esplendorosa e cheia de energia. Tirou a personagem do marasmo a que ficou acorrentada na maior parte dos três meses no ar. As chamadas veiculadas antes da estreia criaram a expectativa de uma nova Carminha: uma vilã sarcástica com potencial de seduzir os noveleiros e ofuscar mocinhas e heróis ao seu redor. Porém, a trama de Magnólia foi mantida estática por tempo excessivo. A personagem carecia de ação dramaturgia e perdeu espaço para Tião (José Mayer), esse sim, alçado ao posto de vilão-mor da trama (embora sem o mesmo charme e ambiguidade que ela). Problema agora corrigido! Apaixonada pelo genro e amante, Ciro (Tiago Lacerda), foi capaz de matar Beth (Regiane Alves) ao descobrir que os dois tinham um caso, em uma sequência aterrorizantemente excelente; assumindo, assim, para si a condução dos principais enredos do folhetim.
Com uma galeria de ótimos tipos na TV, Vera Holtz ganha com atraso a oportunidade de fulgurar em sua primeira grande antagonista. A injeção de atitude dada pelos autores em Magnólia é o que a atriz precisava para presentear os telespectadores com mais uma atuação irretocável. A Lei do Amor voltou a empolgar!
Homenagem ao retorno de Laura Cardoso na novela das seis
Oxente, my good! SOL DORMENTE NO MELHOR DA SEMANA?! Sim, por incrível que pareça, pode acreditar! Esta semana, para a felicidade de todos, Laura Cardoso voltou em cena em Sol Nascente e foi aclamada e aplaudida por todo elenco já caracterizada como a Dona Sinhá, com direito a piscadinha de olho para o público. A cena nada tinha a ver com a trama, mas foi uma espécie de homenagem (bem bonita, criativa e divertida) dos autores ao retorno da grande atriz, que havia se afastado da trama por problemas de saúde e a possibilidade da sua volta antes do término de Sol Nascente já estava quase fora de cogitação. A vovó do mal é a ÚNICA personagem interessante e que gera algum tipo de empatia nessa novela e o retorno de Laura merece ser comemorado, pois só ela consegue amenizar o marasmo da história.
O falso sequestro de Néia
Perceberam que, de uns tempos pra cá, a Ana Beatriz Nogueira só anda interpretando o mesmo tipo, o de mãe possessiva e controladora? Foi a Eva de A Vida da Gente, a Emília de Além do Tempo e, agora, é a Néia de Rock Story. Dessa vez, mais puxado para o lado cômico. Em todos os casos, porém, Ana sempre consegue roubar a cena e vem se mostrando um dos maiores destaques da atual novela das sete. Hilárias as cenas de Neia no cativeiro enquanto forjava o próprio sequestro (que acabou virando de verdade).
Primeira semana de Dois Irmãos
A minissérie Dois Irmãos, adaptação do romance de Milton Hatoum, chegou mostrando a que veio e prendendo a atenção do telespectador; não somente pela história arrebatadora e tumultuada dos dois irmãos gêmeos, pela produção da mais alta qualidade e ótima execução do elenco (onde todos se saíram bem, em especial, Juliana Paes e o estreante Matheus Abreu), mas também por conta da dificuldade no entendimento de determinados diálogos. Assim como em Velho Chico, Meu Pedacinho de Chão e Hoje é Dia de Maria, a títulos de exemplo, Luiz Fernando Carvalho imprime sua marca e estilo único, o que o torna um dos melhores diretores da teledramaturgia brasileira. Detalhista ao extremo na seleção de tomadas, trilha sonora, técnicas e produção no geral, ele também extrai o máximo da capacidade de seu elenco. Como resultado, eis um ponto negativo em Dois Irmãos: de tão visceral o desempenho dos atores, a dicção deles é afetada. Às vezes, é quase impossível entender simples palavras ou frases inteiras. É preciso aumentar o volume do aparelho de TV ou ativar as legendas para uma melhor experiência. Com alta carga dramática, os gemidos, choradeiras, gritos e sussurros, em meio ao texto e interpretações, testam a atenção do telespectador. Problemas à parte, nada que diminua o (ótimo) resultado final da minissérie.
O PIOR DA SEMANA
As substitutas de Ana e Fátima
Mais Você e Encontro seguem ao vivo, mesmo com as férias das titulares: Cissa Guimarães faz as vezes de Ana Maria Braga, enquanto Ana Furtado se junta ao elenco do Encontro (sem Fátima Bernardes). O problema é que as duas deveriam rever melhor as suas substitutas e escalarem outras menos chatas e falastronas. Sinceramente, não sei porque a Globo insiste tanto na Ana. Pelo menos, no vídeo, ela só transparece antipatia e carisma zero. Ah, lembrei: ela é esposa do Boninho, nome de peso dentro da Globo... Já a Cissa é muito esganiçada, grita a todo momento, tudo que dizem ela emenda com um "Adooooooro" bem falso. É irritante! PELAMORDEDEUS, VOLTA ANA, LOURO JOSÉ E FÁTIMA!!!
Drama de Nicolau
Vocês sabem muito bem que eu amo Rock Story e considero-a a melhor novela inédita em exibição atualmente (listei até seis motivos porque acho isso, que pode ser conferido AQUI). Porém, tem uma coisinha na trama que não amo tanto assim e me parece uma afronta a inteligência do telespectador: a fantástica história do menino que esconde que tem câncer!!! Desde o início, essa história do Nicolau (Danilo Mesquita) me intriga e só veio ser descoberta essa semana. Como uma pessoa esconde um câncer da família? Como esse menino se tratou sem revelar o que estava acontecendo pros pais? Sério que ele seguiu vivendo a vida com uma doença séria, sem fazer direito o tratamento adequado e que isso só mudou depois que ele magicamente conheceu outra pessoa que tem câncer? A trama toda não faz o mínimo sentido e parece estar meio deslocada dentro da história. Qual é a real necessidade de colocar um personagem que esconde uma doença séria dos pais? Não colou! Isso sem contar que já faz coisa de dois meses que o médico falou pra ele que a doença tava avançando e ele seguiu fingindo que nada aconteceu.
Tem que acabar logo essa novela, virou um circo.
ResponderExcluir