Não perca nenhum dos nossos posts

domingo, 31 de maio de 2015

Duelo de novelas: Carrossel x Chiquititas


Chegou a hora da maior batalha de todos os tempos com dois grandes sucessos infantiafinal, é só isso que a emissora do Tio Silvio sabe fazer do SBT. De um lado, temos as confusões das crianças do terceiro ano da Escola Mundial em Carrossel. Do outro, as confusões das crianças do orfanato Raio de Luz em Chiquititas. Para decidirmos qual das duas é a melhor novela infantil, se liga no nosso duelo de novelas que será decidido em diversas categorias. Que vença a melhor!!!




Todo grupo de crianças tem um destaque que funciona como líder. Em Carrossel, a mandante era Valéria (Maysa) só porque a apresentadora, atriz e cantora é a favorita do dono da emissora, mas não conta isso pra ninguém, tá?. Ela ditava as ordens comportamentais na Escola Mundial, decidia quem devia ser excluído do círculo de amizades e era, na maioria das vezes, a "cabeça" por trás das artimanhas das crianças. Já Mili (Giovanna Grigio) é a representante das crianças órfãs de Chiquititas. Ela conta histórias para as meninas com o intuito de ensinar lições de moral, canta, dança e blá blá blá e conseguiu se curar de uma cegueira adquirida após cair de um cavalo (?) graças a um beijo (??) apaixonado do grande amor (???), tornando Mili uma versão feminina de um messias religioso. Por ser cagadora de regras demais e por transcender o nosso conhecimento de mundo, Mili leva só um coraçãozinho, enquanto Valéria leva três porque era mais divertida e porque alegrava as minhas noites de domingo aprontando todas com o Silvio Santos. Então fica assim:


Em Carrossel, a vilã mirim era Maria Joaquina (Larissa Manoela que só tem 14 anos, mas tem uma vida sentimental mais resolvida e agitada do que a minha), a garota esnobe e preconceituosa. Do alto de seu ego superior, Maria Joaquina humilhava Cirilo (Jean Paulo) como quem troca de roupa e todos os outros personagens dos núcleos desfavorecidos monetariamente. Se fosse mais crescidinha e participasse do BBB, seria eliminada logo na primeira semana, isso sem nem ao menos ser indicada ao paredão. Mas nada se compara ao demônio que é Marian (Júlia Gomes) em Chiquititas. Gente, ela tentou matar a Mili TRÊS VEZES mas infelizmente não conseguiu!!! Sua primeira tentativa de assassinato foi armar todo um plano para que ela morresse eletrocutada no chafariz do orfanato; Depois, tentou empurrá-la de um penhasco; Pra terminar, foi ela a responsável por Mili ter ficado cega, já que esta caiu do cavalo porque Marian afrouxou a cela. Com um currículo desses, Marian é melhor que muita vilã de novela das nove... Fica assim: Marian leva cinco coraçõezinhos enquanto Maria Joaquina só leva quatro por ter ficado boazinha ao longo da trama e eu detesto quando uma vilã maravilhosa e incrível se regenera no final... Né, Carminha?.
Agora vamos analisar as mentoras das crianças. Em Carrossel, tinha a doce Professora Helena (Rosanne Mulholland que de doce não tem nada e se tiver mais de 18 anos é só ver um filme que ela fez peladinha fazendo sexo selvagem clicando bem aqui). Já em Chiquititas temos a Carol (Manuela do Monte), que... Ehr... Olha, nada contra, Carol, mas eu adoraria ter a Helena como professora porque seria muito divertido trollar ela e fazer ela de boboca o tempo todo era muito amiga e companheira dos alunos. Por isso, Helena leva um coraçãozinho a mais que Carol.
Toda novela infantil precisa também de uma chata especializada em descontar as frustrações da vida tratando as crianças com severidade. O papel em Carrossel era de Olívia (Noemi Gerbelli), a diretora com cara de sapo e constantemente abanada por um leque roubado do closet da Nanny People.da Escola Mundial que detestava Helena. A outra grande pedra no sapato era Suzana (Lívia Andrade que só integrou o elenco da novela porque é a queridinha do Silvio Santos, depois da Maysa, é claro!), a professora substituta que queria roubar o boy da Helena. Mas a Olívia tava mais pra velha rabujenta do que pra vilã e a atuação da Lívia Andrade era tão caricata e superficial que chegava a ser risível as suas expressões tentando ser má. Já em Chiquititas temos a Carmen (Giovanna Gold) e a Matilde (Carla Fiorini), que aprontam tantos crimes e maldades que as vezes nem parece que é uma novela infantil. Portanto, as vilãs adultas de Chiquititas vão levar três coraçõezinhos, enquanto eu vou dar apenas um coraçãozinho pra Suzana só porque sou generoso e porque adoro a Lívia Andrade zoando com o Silvio Santos no Jogo dos Pontinhos.
Além de serem novelas infantis, Carrossel e Chiquititas também são novelas musicais, com várias músicas de sucessos e outras nem tão sucesso assim. que fazem os olhos do Silvio Santos brilhar com o tanto de CDs e DVDs que vendem bastante. Mas nem vou me prolongar muito porque esse quesito é fácil de decidir por um simples motivo: quem é "Beijo, Beijinho, Beijão" no cenário musical brasileiro quando temos "CORAÇÃO COM BURAQUINHOS" escrita em caps lock por causa da imensa contribuição cultural à música infantil brasileira? Chiquititas leva só três estrelinhas porque, mesmo que a música seja um clássico, estragaram com o clipe musical nessa nova versão.
É fato que as novelas infantis têm o poder de incentivar as crianças. Se a Maria Joaquina aparecesse na tela do SBT e ordenasse a todas as crianças do Brasil a comer espinafre porque é a coisa mais legal do mundo, íamos ter uma falência coletiva de todas as redes de Fast Foods porque as crianças seriam influenciadas pela menina. Carrossel vendeu a ideia de ser muito legal ser aluno de uma escola, algo muito bom para o desenvolvimento do país, além de mostrar os dramas de uma criança. Contudo, Chiquititas vende a glamourização dos órfãos. Minha afilhada mesmo acha muito legal aquela vida colorida cheia de danças e cantorias que a gente sabe muito bem que não é assim na vida real, sem reparar que se tratam de crianças abandonadas pelos pais biológicos à espera de uma nova chance de ser feliz. E Chiquititas não faz o menor sentido, porque os vizinhos do orfanato também abandonam os pais só para morar naquele orfanato como se aquele lugar fosse uma casa feita de doces. Por vender uma ideia deturpada da vida, enquanto Carrossel emocionou mais e abordou perfeitamente o preconceito, a diferença social e o bullying infantil gente, eu chorei muito quando a vaca da Maria Joaquina amassou as flores que o Cirilo lhe deu na cara dele e jogou no chão, Chiquititas vai levar dois coraçõezinhos a menos que a rival.
Vamos para os números de audiência: Carrossel teve média geral de 12.36 pontos, enquanto Chiquititas, até o momento, tem média geral de 10.92. Ou seja: houve uma queda de 1,44 pontos (não chega a ser uma queda tão grande assim, mas caiu). Ok, Chiquititas ainda tem mais uns 50 capítulos pela frente, então pode ser que ela de uma guinada e cresça nessa reta final - o que acho muito difícil, pois agora ela tem duas grandes concorrentes no horário que estão roubando pontos preciosos da trama das órfãs: Mil e Uma Noites, na Band, e Os Dez Mandamentos, na Record (concorrência essa que não tinha na época de Carrossel, diga-se de passagem). Só que a trama da Professora Helena é tão fodástica que está sendo reprisada atualmente pelo SBT e tá dando mais audiência que na sua versão original Babilônia está desmaiada! e mais até que Chiquititas!!! Sendo assim, tem nem o que pestanejar, pessoal: toma mais um coraçãozinho, Carrossel! Em contrapartida, o faturamento de Chiquititas foi 20% maior que a rival, ultrapassando a marca de 200 milhões de reais e mais de 300 produtos licenciados vendidos Silvio Santos nunca vai ficar pobre!!!
E agora chegamos a última categoria do nosso duelo. Caso não saibam, a autora que escreveu Carrossel é a mesma autora que está escrevendo Chiquititas: Íris Abravanel a esposa do Silvio Santos. Olha o nepotismo de novo aí geeente!. Quando Carrossel estreou, ninguém da emissora esperava que a novelinha fosse se tornar um fenômeno (o que explica o fato do faturamento de Chiquititas ser maior que o de Carrossel, já que eles tiveram mais tempo para já vender produtos antes mesmo da trama das órfãs estrear). Com os índices e o faturamento lá no topo, é claro que Silvio Santos, que não é bobo nem nada, mandou esticar a trama até não poder mais, o que provocou uma imensa barriga na metade para o final. Ao todo, Carrossel teve 310 capítulos. Mas nada se compara ao lenga-lenga que tá sendo Chiquititas. Já tem um bom tempo que a trama, em um todo, não evolui. Silvio Santos mandou esticá-la tanto, mais tanto, mais tanto, que já está no ar a mais de DOIS ANOS!!! Está prestes a roubar o título de Redenção, da extinta TV Excelsior, e se tornar a novela interrupta mais longa de toda a teledramaturgia brasileira. Por estar enrolado mais, Chiquititas perderá cinco coraçõezinhos, enquanto Carrossel perderá quatro:

Resultado final: Carrossel 20 x Chiquititas 18

Parabéns, Carrossel! Você venceu nosso duelo e é melhor que Chiquititas!!!

3 comentários:

  1. Não e não chiquititas e melhor

    ResponderExcluir
  2. chiquititas e carossel e ingau

    ResponderExcluir
  3. Carrossel e melhor
    Chiquititas: ������
    Carrossel: ������������������

    ResponderExcluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...