Não perca nenhum dos nossos posts

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Os 20 Maiores Clichês das Novelas Brasileiras



1 - Metade do elenco trabalha em uma empresa familiar


Não importa o ramo. Toda novela sempre tem uma empresa construída a muito custo por um homem ou um casal que hoje enriqueceu e sustenta um grande império. Esses proprietários coincidentemente têm mais de um casal de filhos e alguns outros tantos agregados, todos devidamente empregados na companhia, que acaba sendo cenário para muitas das tramas e, principalmente, disputa pelo poder.


2 - O golpe da barriga sempre funciona


Não importa a época. Sempre há uma mulher que, para segurar o amor da sua vida, forja um exame de gravidez – e algumas chegam até a sustentar uma barriga falsa por algum tempo. As artimanhas vão desde dar um sonífero para o mocinho e deitar ao lado dele na cama para fingir relação sexual a até aproveitar uma recaída para dar o bote certeiro. Em 90% dos casos, o galã cai na armação e se sente forçado a “reparar o erro” casando-se com ela – nos outros 10% é a mocinha quem abre mão dele.


3 - Sempre tem uma criança prodígio


Ela conversa com todos de igual para igual, tem sempre algo relevante para dizer e, muitas vezes, faz o papel de psicóloga do seu núcleo de personagens. Não, não estamos falando daquela vovó simpática que vira-e-mexe também aparece em uma novela. Esse é o perfil da criança prodígio que parece ter se tornado item obrigatório. A inocência infantil passa longe dela, que convive demais com adultos ou teve que amadurecer mais rápido por algum trauma na família.


4 - A mocinha tem uma vida sofrida, mas vive sempre sorrindo


É indiscutível que toda trama precisa de mocinha e vilã – ou da variação masculina disso. Mas é incontestável também a chatice dessas boas moças. Elas são inacreditavelmente felizes, apesar de na maioria das vezes ter uma vida difícil, e são também puras de coração, não desejam o mal de ninguém, não reclamam de nada e perdoam tudo. Claro que tem umas que fogem dessa regra (Xica da Silva e Viúva Porcina, por exemplo), mas a a grande maioria das mocinhas tem esse perfil que acaba cansando e fazendo com que declaremos preferência para as vilãs (que no fundo não passam de simples mortais, sem a característica songamonga e “carinha de virgem” das mocinhas).


5 - O par romântico só fica junto no final da trama


Tudo bem que quase todas as mocinhas são apáticas, mas talvez seja porque elas sabem que irão sofrer até os últimos capítulos. Na ponta do lápis, o vilão se dá bem durante toda a trama, ou seja, por muito mais capítulos do que o casal de mocinhos – que invariavelmente sofrem durante a trama inteira para só no final da história ficarem juntos. E já que demoraram tanto para viverem seu grande amor, que sejam “felizes para sempre”, como em um conto de fadas mesmo.


6 - O vilão morre, enlouquece, se arrepende ou foge no final


Para que o casal de protagonistas viva “feliz para sempre”, é preciso acabar com o vilão – ou, pelo menos, tirá-lo de circulação para que não atrapalhe mais. Neste caso, são poucas as variações: ele morre ou se suicida ou fica louco e acaba internado em um hospício ou se arrepende dos seus crimes ou simplesmente consegue fugir do país e some para sempre. 


7 - Alguém se casa no último capítulo (em geral, o casal protagonista)


Novela sempre termina com festa. Os vilões que já pagaram seus pecados de um lado e os mocinhos renovando seus votos de amor de outro. E desde que alguém teve primeiro a ideia de reunir todos eles em um casamento, ninguém mais conseguiu fugir à regra. Afinal, são poucas as festas para as quais até os personagens de núcleos mais distantes podem ser convidados. E quem já se casou também reaparece para mostrar que cumpriu a ordem natural da vida e está grávida ou já com filhos. As vezes rola até de fazer um casamento duplo ou até triplo.


8 - Os segredos são revelados à beira da morte ou no capítulo final


Sempre há um segredo a ser desvendado em uma novela. Seja o paradeiro ou a existência de um filho ou um pai desconhecido até um assassino misterioso. No primeiro caso, a notícia em geral é dada por alguém que está à beira da morte e decide fazer sua última revelação – na maioria das vezes acompanhada de um pedido de perdão. Já a resposta para “Quem matou fulano?” surge no meio da trama e é levada até os momentos finais.


9 - "Quem matou fulano?" na reta final


Assassinato de algum personagem importante da trama que planta dúvidas nos telespectadores sobre o executor do crime – já que quase todos os personagens teriam motivos para matá-lo – foi usado em diversos desfechos de novelas para sacudir ainda mais a sua reta final. O problema é que hoje em dia esse recurso muita das vezes não passa de uma maneira de encher linguiça e fazer render a novela.


10 - Uma mulher é apaixonada por quem não quer nada com ela


A boa e velha ciranda do amor: apaixonar-se por alguém que ama outra pessoa. Em novela, é esse triângulo amoroso que guia a trama, variando apenas entre um homem e duas mulheres ou uma mulher e dois homens. Fato é que a pessoa não-correspondida é sempre aquela capaz de qualquer coisa para conseguir o seu amor e passa a história toda armando contra o casal que deveria ser feliz – e será, mas apenas no fim da história.


11 - Toda cartomante de novela é certeira nas previsões


Elas sempre tem previsões com os personagens e avisam os acidentes, mortes futuras paixões... Se todas elas fossem assim na vida real, todo mundo ganharia na loteria!


12 - Passagem de tempo


O passado longínquo de 1997 se torna o presente frescor de 2007. E por aí vai... A mais velha-nova moda das novelas é o truque quase que teatral da passagem do tempo. Cansados de ter que argumentar razoavelmente bem as atitudes de seus personagens durante um certo período de tempo, autores de novelas apelam para o truque do envelhecimento da trama. Geralmente os homens ganham cabelos grisalhos. O problema é quando erram na escalação do elenco e um personagem da primeira fase surge na segunda fase mil anos mais jovem do que era. Né, Em Família?



13 - País estrangeiro nos primeiros capítulos


Praticamente todas as novelas brasileiras se passam em São Paulo ou no Rio de Janeiro, mas é muito comum uma trama exibir seus primeiros capítulos em um cenário internacional pra dar uma diferenciada e ficar chique. Também é normal todos os estrangeiros falando em português e indo pro Brasil.



14 - Todo mundo usa roupa bonita em casa


Nada de camiseta velha do irmão que tem buraco debaixo do braço, nem de chinelo genérico das Havaianas ou coçar o saco jogado no sofá. Nada de passar o dia inteiro de pijamão e de meia furada pela casa. Todo mundo está sempre arrumado, maquiado e com o cabelo feito dentro de casa e nem sequer colocam os pés no sofá pra assistir TV. Seja pobre ou rico.



15 - Gêmeos idênticos de personalidades opostas


Se você tem um irmão gêmeo e ele é todo certinho, você deve ser o descolado da família. Pelo menos essa é a lógica das novelas. Não só nas novelas brasileiras, mas os gêmeos que mais se destacaram na dramaturgia são os de personalidades opostas. Sempre rola troca de papéis entre eles (o irmão mal se passando pelo irmão bom e vice-versa), os outros personagens se confundem sobre quem é quem e acaba criando aquela confusão ou então também há disputa pela namorada do irmão.



16 - Todo mundo abre a porta pra todo mundo


No condomínio de luxo, a campainha toca de repente. O dono do apartamento abre a porta. É seu maior inimigo. “O quê?! Você por aqui?!”. Ora, o prédio não tem porteiro para avisar que alguém está subindo? Quando alguém toca a campainha, o morador ainda teria a chance de dar uma espiada pelo olho mágico. Mas ninguém olha pelo buraquinho. Mesmo sem olhar, duas palavrinhas mágicas resolveriam o problema: “Quem é?”. Ninguém pergunta. Abrem a porta de supetão e sempre levam um susto.



17 - A mocinha é sempre sequestrada pelo vilão no último capítulo


Geralmente, na última semana da novela, o vilão está derrotado e sem alternativa comete sua última maldade: sequestra a mocinha para pedir resgate ou matá-la (o que nunca acontece). Pode não ser necessariamente a mocinha e sim alguém que tenha relação com ela (o filho, a mãe, a família, ou até mesmo o mocinho).



18 - Barraco em casamentos


Eu nunca presenciei nenhum escândalo em casamento na vida real, mas isso acontece com frequência nas novelas - exceto no último capítulo. Sempre tem alguém para atrapalhar a cerimônia e essa pessoa enfrenta vários obstáculos até chegar à igreja. Ah, e sempre tem algum supersticioso pra dizer "o noivo não pode ver a noiva vestida antes do casamento" e se isso acontece, xiiiiiiiiiiii...



19 - Gente da classe C só vive berrando


Toda novela tem uma família de classe média baixa (a chamada classe C) que é meio idiotizada, espalhafatosa, vivem comendo, arrumando confusão, gritando o tempo todo, mas são gente boa: 
- “MÃE, O TONINHO PEGOU O MOLHO DO MACARRÃO TODO PRA ELE!”
- “AH, CALA A BOCA, ABELARDO, NÃO ME COMEÇA COM ESSAS FRESCURA DE NOVO!”.
- “VAMO PARAR COM ISSO QUE HOJE EU NÃO TO BOA, VIU”.
- “IH, MAMÃE É CHATA, VIU!”.
- “EU VOU TE ARREBENTAR, GAROTA!”.
Geralmente são eles os responsáveis pelo humor na novela.



20 - As vilãs sempre apanham passivamente das mocinhas


Pode ser uma Carminha da vida ou uma Nazaré Tedesco. Não importa. Toda vilã sempre apanha passivamente e sem reagir da mocinha como se fosse uma forma de recompensá-la por todo mal que causou em sua vida e lavar a alma do público. Engraçado que nessas horas as mocinhas - tão songamongas a trama inteira - viram ninjas e fazem as vilãs - sempre altivas, debochadas e cheias de si - de pano de chão (literalmente). É claro que na vida real seria o contrário, mas...


Um comentário:

  1. A maioria disso eu acho brega e procuro fazer diferente quando escrevo minha novela. Só discordo de uma coisa, vilã tem que sofrer mesmo e não só uma surrinha

    ResponderExcluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...