Não perca nenhum dos nossos posts

sábado, 23 de maio de 2015

Escala de ódio: vilã flopada de novela das nove




Tereza Cristina, a madame tresloucada de Fina Estampa


Tereza Cristina (Cristiane Torloni) era uma típica socialite que ocupava seu tempo com as mais requintadas futilidades e formas de gastar dinheiro e sempre preocupada em manter o nome e a honra de sua família. O problema é que Tereza Cristina mais parecia uma madame tresloucada do que uma vilã de fato. Ela escondia um segredo que, em certo momento da trama, aguçou a curiosidade de todos e passou a ser o grande destaque de Fina Estampa. Tinha que ser um segredo muito grave a ponto dela chegar a matar pessoas para que seu segredo não fosse revelado, não é mesmo? Bom... Acontece que Tereza Cristina era filha de empregada e não queria que ninguém descobrisse sua origem pobre. Nossa, que segredo "bombástico", viu... Apesar do destaque que ela ganhou na trama com esse segredo super frustrante, pela primeira vez não foi a vilã da novela que despertou paixões no telespectador. O personagem da novela que entrou para a galeria de tipos queridos da TV foi o Crô (Marcelo Serrado), o grande destaque da novela. Tereza Cristina perdeu até para a mocinha da novela, Griselda (Lília Cabral), que lhe roubou todos os prêmios na vida real. A verdade é que Tereza Cristina foi um cosplay super mal feito da Raposa Loira e Felpuda da Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) de Senhora do Destino. Sempre que tentava ser má, desbancava para o caricato. Suas maldades chegavam a serem risíveis. Por isso, em uma escala de 1 a 10 robalos do seu amante Pereirinha (José Mayer) que a madame chupava, sentava e fazia horrores, quanto odiei:






Lívia Marine, a traficante de pessoas em Salve Jorge


Sofisticada, inteligente, ágil e de aparência confiável e acima de qualquer suspeita, Lívia se apresentava como agenciadora de talentos artísticos com contatos preciosos no mundo da moda e do show business. Mas, na realidade, era agenciadora de uma poderosa quadrilha de tráfico de pessoas. A intenção inicial era que Lívia fosse fria e cruel como a Victoria Graysson (Madeleine Stowe) da série Revenge, mas Cláudia Raia pareceu robótica e artificial demais. Ela ainda perdeu força para a vilã coadjuvante, Wanda (Totia Meireles), que roubou a cena e o cargo de megera mais odiada da trama. Vale lembrar que para que uma vilã possa funcionar é preciso seguir algumas regras de roteiro. Malvada boa é aquela passional que coloca a mão na massa ao invés de mandar terceiros. Querendo ser marcada com um poder incontestável, Lívia acabou sendo "pintada" com cores fracas e longínquas. Mesmo sendo a mandante de todas as maldades, Lívia sempre estava distante do trabalho sujo e mandava nos seus funcionários de maneira quase que empresarial. Já Wanda trabalhava cara a cara com as vítimas, fingia-se de boazinha por um tempo e depois se revelava de forma cínica e objetiva. Aí quando Lívia finalmente botou a mão na massa e passou a ter maior envolvimento físico com as traficadas, protagonizou cenas bem toscas e inverossímeis, como quando decidiu sair por aí dando seringadas letais nas pessoas como se fosse um novo pretinho básico. Por isso, em uma escala de 1 a 10 seringas que carregava na bolsa, quanto odiei:






Shirley, a inconveniente de Em Família


Em meio ao marasmo de Em Chatisse Família, a chegada de Shirley (Vivianne Pasmanter) na terceira fase da trama foi agilizada e cercada de muuuuita expectativa. Afinal, além de ter em seu currículo duas grandes vilãs loucas e memoráveis (a Débora de Felicidade e a Laura de Por Amor), a novela tava precisando de uma vilã pra sacudir com a trama. Entretanto, Shirley ficou só na promessa e caiu no marasmo também. Na primeira fase da novela, ainda interpretada pela Giovanna Rispoli, ela chegou a ver Helena se afogando e não buscou socorro! Uau, malvada desde pequena, certo? Errado! Essa foi a única vilania que ela fez em toda a novela. O máximo de ~~vilania~~ que fazia era ser inconveniente em qualquer momento com comentários irônicos e maldosos, criar intrigas entre Helena (Julia Lemmertz) e Luiza (Bruna Marquezine), tentar separar o mala do Laerte (Gabriel Braga Nunes) da Luiza com planos tão ~~infalíveis~~ quanto o do Cebolinha para tentar derrotar a Mônica e ficar fazendo bullying com a filha gordinha. Até a Cuca do Sítio do Pica-pau Amarelo foi mais malvada que ela! Entretanto, justiça seja feita, Shirley foi o maior acerto de Em Chatisse Família. Na verdade, a única coisa que prestou nesse ZZZZzzzzzzzzzzzz que o Maneco criou. Por isso, em uma escala de 1 a 10 cobras Serafinas da Shirley, quanto odiei:






Cora e suas mudanças de personalidade e atriz de Império


Antes mesmo de Império estrear, Aguinaldo Silva havia prometido um novelão 
como a tempos não se via e uma vilãzona daquelas e... Ehr... Bem...



Aguinaldete prometeu, mas não entregou nem o novelão, muito menos uma vilãzona daquelas. Na primeira fase, vivida pela Marjorie Estiano, Cora tinha tudo para ser uma grande vilã e, talvez, entrar para o rol das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira de todos os tempos. Mas, com o tempo, se revelou uma das maiores decepções da história. Na segunda fase, interpretada pela Drica Moraes, virou uma vilã digna de riso e de pena. Não por culpa da atriz (que é ótima!), mas a personagem, tal como a novela, virou um samba do crioulo doido: teve a fase que ela apenas fazia fofoca no bairro, teve a vez que ela virou uma grande assassina e matou o ex da Cristina (Leandra Leal) da escada, teve a vez que ela roubava e cheirava cueca de um michê e soltava pum na escada após beber muita champanhe, teve a vez que ela se aliou a um bandido para cometer maldades, assim como teve a vez que o autor matou esse bandido sem necessidade alguma. Mas a fase mais marcante de Cora foi quando ela sumiu na trama e reapareceu uma semana depois como se nada tivesse acontecido e voltando a ser interpretada pela Marjorie Estiano. A verdade é que Drica teve que sair da novela por motivos de saúde e o Aguinaldo Silva achou super de boa e coerente essa história da Cora voltar a ter pele de pêssego e ficar mais nova que os próprios sobrinhos e ninguém da novela se questionar sobre isso. Enfim... Anos-luz mais jovem, foi aí que Cora decaiu de vez, pois virou uma louca de pedra sexualmente reprimida que cometeu maldades e roubou até o diamante cor-de-rosa só pra perder sua virgindade com o Comendador (Alexandre Nero)! Por isso, em uma escala de 1 a 10 produtos Jequitis responsáveis pelo rejuvenescimento da Cora, quanto odiei:









E o resultado da nossa escala de ódio ficou assim:



4º lugar - Shirley de Em Família

3º lugar - Tereza Cristina de Fina Estampa

2º lugar - Cora de Império

1º lugar - Lívia Marine de Salve Jorge



Tá feliz por ter ganhado nossa competição de pior vilã, Lívia?

- Ah, pelamordedeus, seu redator de merda. Olha que te mando pra Turquia, viu?
- Ah ah! Se fudeu! Quem mandou dizer que ia ser melhor que eu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...