GOSTEI: RACISMO EM 'ALEM DO TEMPO'
Interessante a questão do racismo abordado em Além do Tempo, onde o personagem Bento (Luís Vasconcellos) foi preso após ofender Raul (Val Perré) de "negro safado". Bem conduzido, Perré estava muito bem, imponente em cena. O que mais chamou a atenção é que, diferentemente de outros casos apresentados nas novelas, essa foi uma situação, digamos, mais "alto astral" e menos didática, onde o negro não foi colocado como coitadinho. Aliás, na primeira fase da novela, uma cena bem parecida tinha acontecido entre os dois personagens. Quase 150 anos depois, percebe-se que, infelizmente, o racismo continua numa crescente assustadora. Basta ver o que aconteceu recentemente com a atriz Taís Araújo e a jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju. Mas hoje o racismo é crime e deve ser abominável. Não estamos mais no século XIX!
LINDO DEMAIS: ROMERO E ATENA
Em meu texto de ontem sobre A Regra do Jogo, havia comentado que a relação entre Romero (Alexandre Nero), Tóia (Vanessa Giácomo) e Atena (Giovanna Antonelli) havia apresentado nítidos sinais de desgaste. Felizmente, após mais de duas semanas apresentando situações repetitivas, o triângulo amoroso finalmente andou. Antonelli e Nero transbordaram química e sex apeall em cena quando Atena veio comemorar o aniversário dele e lhe proporcionou uma bela noite de amor. Todo confuso em relação aos seus sentimentos, Romero ficou mais uma vez dividido entre duas propostas tentadoras: seguir em frente seu namoro com Tóia e passear com ela de barco ou viajar com Atena para Nova Iorque. E, para a tristeza dos fãs do casal Romena, ele preferiu ficar com Tóia e salvá-la da morte, já que Zé Maria (Tony Ramos) está disposto a matá-la após descobrir toda a origem da jovem. Foi dilacerante a cena de Atena chorando arrasada no aeroporto por ter sido abandonada pelo amado. Atena pode não ser aquela vilãzona toda que esperávamos, mas é a vilã que aprendemos a amar do mesmo jeito. Revoltada ao saber que Romero preferiu viajar com Tóia, a trambiqueira se vinga entregando de bandeja a "cabeça" do ex-vereador para Zé Maria. Como diria a música, "muito mais perigosa que bala perdida, é mulher traída"... Será que agora, Atena despertará a diaba que existe dentro dela e será uma vilã de verdade?
DESTAQUE: BELISA VIRA 'PROTAGONISTA'
Continuando em A Regra do Jogo, Belisa (Bruna Linzmeyer) foi a personagem que mais cresceu na novela. Ela descobriu que Orlando (Eduardo Moscovis) é um bandido, ganhou uma nova aliada em sua luta para desmascará-lo, fugiu de uma clínica psiquiátrica duas vezes e, de quebra, ficou com Juliano (Cauã Reymond). Parece até protagonista! E das boas! Aliás, a boa sintonia entre os dois fez com que o casal despertasse uma grande torcida nas redes sociais. Bem mais do que quando Juliano estava com Tóia.
PESSIMO: 'ODM' TERMINA SEM FINAL
Nesta segunda-feira (23/11), a Record exibiu o último capítulo de Os Dez Mandamentos, o seu maior sucesso em toda a história da emissora. Quer dizer, último capítulo é só modo de falar, né? A trama simplesmente não teve uma conclusão. A emissora já vinha anunciando que a novela terá uma segunda temporada com cerca de 60 capítulos em março do ano que vem e, por isso, optou por deixar um gancho para a nova safra. Ao descer do Monte Sinai com as tábuas dos dez mandamentos, Moisés (Guilherme Winter) encontra seu povo adorando um bezerro de ouro e, irado, destrói as tábuas. E aí surge na tela "continua..." e a novela termina assim. Ou seja, teremos que esperar até março de 2016 para assistir a continuação da cena. Achei desrespeitoso com o público que acompanhou a "primeira temporada" não ter tido o direito de assistir uma conclusão mais efetiva da história. Sabíamos que a próxima novela bíblica da Record, A Terra Prometida, seria uma continuação direta de Os Dez Mandamentos, mas a atual novela deveria, ao menos, terminar o ciclo "os dez mandamentos", que, afinal, deram título à trama. E nem venham querer comparar com as séries americanas, pois todas elas terminam e recomeçam um clico de uma temporada para outra. Teria sido bem melhor se Os Dez Mandamentos tivesse terminado com a abertura do Mar Vermelho. Assim, ela fecharia o ciclo no Egito e iniciaria outro em março com a luta dos hebreus no deserto para chegarem à Terra Prometida. Além disso, é questionável a decisão da emissora de fazer uma segunda temporada da obra. Fica parecendo que a Record não quer abrir mão de seu sucesso e trata de espremê-lo de todas as formas possíveis, até ficar apenas o bagaço. A emissora fez o mesmo com Caminhos do Coração e deu no que deu. Mesmo assim, vai fazer de novo. Pelo visto, não aprendeu nada com seus erros...