Hoje é Dia dos Mortos e, para comemorar essa data antes que me critiquem, saibam que, em alguns países, como no México, o Dia dos Mortos é um dia de festa, resolvi listar alguns personagens queridos pelo público que, infelizmente, tiveram um desfecho trágico nas novelas. Já estou levando uma coroa de flores e acenderei umas velas no túmulo de cada um deles.
Henutmire (Vera Zimmermann) - Farta das intolerâncias do Faraó Ramsés (Sérgio Marone), seu irmão, a princesa resolveu fugir do palácio para viver na vila dos hebreus. Seu plano, no entanto, foi descoberto pela vilã Yunet (Adriana Garambone), que a prendeu e torturou com ameaças. Sem comer, Henutmire foi ficando cada vez mais debilitada e também sofreu com as pragas do Deus hebreu, contraindo sarna e úlceras. Salva por Moisés (Guilherme Winter) e levada para a casa de Joquebede (Denise Del Vecchio), ela não resistiu e morreu nos braços de seu filho de criação. Era uma morte anunciada, mas o impacto da despedida da personagem de Vera Zimmermann causou comoção entre os telespectadores de Os Dez Mandamentos. Ainda mais porque Henutmire sempre foi uma mulher muito boa e sofreu o pão que o diabo amassou nas mãos da Yunet.
Nanda (Fernanda Vasconcellos) - Foram apenas vinte e poucos capítulos em Páginas da Vida e Fernanda Vasconcellos conseguiu emocionar todo o Brasil como a menina abandonada pelo namorado, grávida de gêmeos, rejeitada pela mãe e, mesmo assim, cheia da mais pura alegria de viver. A sua despedida na novela foi repleta de momentos dramáticos, começando com seu atropelamento, passando pelo nascimento dos seus dois filhos e terminando com a sua morte, nas mãos de Helena (Regina Duarte). Mas vocês sabiam que essa morte, prevista desde o início na sinopse, quase ficou de fora da novela? Em entrevista na época, o próprio autor, Manoel Carlos, relutou em escrevê-la, tamanho foi o gosto que tomou pela atriz e sua personagem. Tanto é que, mesmo depois de morrer, Nanda continuou na trama... Mas como espírito! Nanda reapareceu para ajudar os filhos gêmeos a ficarem juntos de novo. É que a mãe dela, a preconceituosa Marta (Lília Cabral), fez de tudo para separar os dois irmãos, porque uma tinha síndrome de down.
Dulce (Cássia Kiss) - Como as apostas criativas sobre dinossauros e robôs não surtiram efeito em Morde & Assopra, Walcyr Carrasco resolveu apelar para o dramalhão rasgado. E para isto elevou uma trama paralela a trama central da novela. O drama da simplória vendedora de cocadas Dulce (Cássia Kis Magro) renegada pelo filho ingrato Guilherme (Klebber Toledo) ganhou uma dimensão jamais imaginada no início da novela. E muito se deveu ao talento de Cássia ao desenvolver sua personagem com sensibilidade – ainda que caindo na caricatura, mas segurando a personagem pela emoção. O público não resistiu e reagiu positivamente, elevando a audiência da novela. E, depois de sofrer e ser humilhada a novela inteira, quando Dulce finalmente dá a volta por cima e faz as pazes com o filho... Morre no último capítulo devido a um tumor no útero! Até hoje não perdoo o Walcyr Carrasco por isso!
Djanira (Cássia Kiss) - Depois da simplória vendedora de cocadas, Cássia Kiss, mais uma vez, conseguiu emocionar e deixar o público triste pela morte de alguma personagem sua. Misteriosamente assassinada em A Regra do Jogo, apesar de ter saído bem antes da metade da novela, é incontestável o quanto que Djanira foi importante para a história. A personagem apareceu em todos os capítulos e nunca teve cenas desimportantes. Pelo contrário. Foram muitos momentos dramáticos e Cássia protagonizou todos com extrema maestria. A sua morte representa uma nova virada no enredo, em virtude da aproximação que ocorreu entre Tóia (Vanessa Giácomo) e Romero (Alexandre Nero), além da investigação da mocinha em torno do seu pai, inventor de uma fórmula milionária. Outro ponto que esse falecimento representa é o remorso do ex-vereador, que foi ficando ainda mais frágil, proporcionando uma possível mudança de lado. Ainda que tenha sido necessária sua morte, Djanira deixou saudades.
Afonso Lambertini (Lima Duarte) - Afonso era um milionário ambicioso, rude, autoritário e até um tanto cruel que era capaz de tudo para ficar ainda mais rico e poderoso. O coração de pedra dele só foi começar a amolecer graças a um menino de onze anos. Após salvar o milionário de uma tentativa de assassinato, Raí (Sérgio Malheiros) virou a razão de viver do velho, que, mais tarde, veio a descobrir que era avo do menino, fruto do romance de seu filho Paco (Reynaldo Gianecchini) com Preta (Taís Araújo). Foi aí que o público passou a morrer de amores por Afonso, que antes só despertava a nossa antipatia. A química entre os atores era incrível e a relação do avô durão que ia se regenerando graças ao convívio do neto era linda demais. E quando o público soube que Afonso seria brutalmente assassinado pelo vilão Tony (Guilherme Weber), situação esta prevista desde o início na sinopse, João Emanuel Carneiro teve que adiar a morte do milionário diante da súplica do público, que queria que ele terminasse feliz ao lado do neto. O autor foi adiando, adiando, adiando... Até que chegou uma hora que não teve jeito e Afonso acabou sendo mesmo assassinado por Tony em Da Cor do Pecado. Vale ressaltar que a morte do personagem de Lima Duarte não foi em vão e causou uma boa virada na novela.
Comendador José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero) - A morte do Comendador já havia sido anunciada há mais de um mês antes do último capítulo de Império ir pro ar. Todo mundo sabia que isso ia acontecer, mas, ainda assim, conquistados pela magia, pelo carisma e o poder de sedução de José Alfredo de Medeiros, continuamos acreditando que ele conseguiria escapar de mais uma tragédia. Entretanto, para a infelicidade de todos nós, o Homem de Preto morreu... E morreu assassinado pelo próprio filho com um tiro nas costas. Até hoje essa morte dói no coração de milhares de brasileiros que queriam que o Comendador terminasse a novela feliz ao lado da Maria Marta (Lília Cabral). Como esse blog é de família, não vou escrever aqui os meus sentimentos em relação ao Aguinaldo Silva por ter matado o Comendador. Fiquem apenas com esse gif:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bora comentar, pessoal!