Saem os sonhos dos alunos da Ribalta e da academia do Gael e entram os dilemas de jovens de colégios rivais que estão em busca justamente deste lugar no mundo. A nova temporada de Malhação (que estreia hoje - segunda, 17/08) se passará no subúrbio e falará sobre o ensino público brasileiro, um tema pra lá de importante. Porém, o foco central será a rivalidade entre estudantes de duas escolas próximas: o Leal Brazil (não, eu não errei na hora de digitar, é com Z mesmo, pois representa uma certa ostentação porque aquela instituição é uma das mais respeitadas do país) e o Dom Fernão (que reflete bem as dificuldades das instituições bancadas pelo governo). A Leal Brazil tem um pátio imenso e que dá acesso a várias dependências, incluindo quadra e esportes e cantina. Um colégio de primeira linha frequentado por várias patricinhas e mauricinhos. Já o Dom Fernão apresenta paredes pichadas, o pátio é pequeno, a sujeira se encontra em todos os cantos e os alunos são, na maioria, de classe baixa. A temporada focará nesta discrepância que separa os dois universos, tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo. A rivalidade entre os estudantes será a protagonista deste enredo e focará nos imensos preconceitos que ambos os lados têm. Afinal, a turma da instituição de primeira linha acha que os integrantes da escola precária são uns ignorantes, enquanto os rivais os chamam de "burguesinhos" e elitistas.
Em meio a todo este clima nada agradável, surgirá o casal Luciana (Marina Moschen) e Luan (Vitor Novello). Os dois são pobres e Luan, um cara muito ambicioso, tem vergonha da origem humilde (ao contrário da namorada, que é pobre e tem orgulho, como toda boa mocinha songamonga). Os dois estudarão no Dom Fernão, mas farão uma prova para a Leal Brazil e passarão. Ou seja, os dois migrarão para o terreno inimigo. Claro que isso gerará inúmeras situações desagradáveis, incluindo o tradicional bullying. Os alunos não tolerarão os intrusos e um dos incomodados será Rodrigo (Nicolas Prattes), o garoto mais popular da escola. Ele perturbará os novatos, mas acabará se apaixonando por Luciana. Aquela trama clássica do riquinho que começa a gostar da menina humilde. Pra tornar a história ainda mais clichê, Luan, inconformado com o fim do namoro, se aliará a Alina (Pâmela Tomé), ex-namorada de Rodrigo, para separar o casal. E ainda haverá uma guerra de famílias ocorrida em virtude de uma tragédia (SPOILER: o irmão de Rodrigo morrerá e alguém da família da Luciana vai estar envolvida nessa história aí), um drama bem folhetinesco.
A temporada Seu Lugar no Mundo promete ser uma espécie de homenagem aos 20 anos da novelinha teen. Ao contrário do que muita gente imaginou, não veremos personagens antigos retornando e nem ao menos a volta do GigaByte. Mas prestando bastante atenção, percebemos que as histórias dessa nova temporada fará várias referências a coisas que aconteceram em temporadas antigas da novelinha: o casal principal será de classes diferentes, um casal de vilões se juntará para separá-los, terá uma banda, os personagens andarão de skate e uma delas será nadadora, a maior parte da história se passará em um colégio, entre outras referências. E polêmicas não vão faltar. Essa nova temporada terá um personagem soropositivo. Henrique (Thales Cavalcanti) será portador do vírus HIV desde que nasceu e por isso terá certa dificuldade de se relacionar com garotas por não saber muito bem como contar esse fato para as meninas com quem se relaciona. Já foi divulgado também que, em uma dada hora da novela, a protagonista Luciana sofrerá um grave acidente que lhe deixará paraplégica e terá que enfrentar todas as dificuldades de uma adolescente pobre e cheia de vida que vira cadeirante de uma hora pra outra.
A novelinha já causou polemica antes mesmo de estrear devido ao seu elenco jovem, que contará com um famoso e vários parentes de nomes já conhecidos: o cantor Lucas Lucco (que nunca atuou), Livian Aragão (filha do Didi Renato Aragão), Nicolas Prattes (namorado da Lívia Aragão), Giulia Costa (filha da Flávia Alessandra com o saudoso Marcos Paulo) e Francisco Vitti (irmão de Rafael Vitti, que fez sucesso como o Pedro na fase Sonhos). Muita gente acusou a Globo de nepotismo. Resta saber se o talento será genético ou não... Além destes nomes já mencionados, no time de veteranos há nomes como Vanessa Gerbelli, Murilo Rosa, Letícia Birkheuer, Inez Vianna, Eduardo Galvão, Flávio Bauraqui, Solange Couto, Marcos Frota, Marcelo Airoldi, entre outros.
Substituir uma temporada tão impecável quanto a Sonhos, que se consagrou como uma das melhores de toda a história da novelinha teen, não será uma tarefa fácil. Sua missão principal será manter os bons índices de audiência e a repercussão nas redes sociais da fase anterior. O grau de dificuldade em manter a qualidade da faixa é o mesmo de aumentar os índices após um fracasso. Ou seja, o risco que os autores Rosane Svartman e Paulo Halm correram (sucedendo a fracassada temporada Casa Cheia) será enfrentado por Emanuel Jacobina agora. Só que ele pegará um horário em alta, substituindo uma história de sucesso e que colecionou elogios. Mas o autor tem uma boa bagagem em relação a novelinha teen. Emanuel faz parte da equipe que está diretamente envolvida na criação da Malhação. O autor já escreveu várias temporadas, incluindo a primeira. A última fase que contou com sua autoria foi a de 2010, protagonizada por Pedro (Bruno Gissoni) e Catarina (Daniela Carvalho), que ainda contou com o carismático goleiro Maicon (Marcelo Mello Jr.) entre os destaques. A história teve uma boa audiência, mas foi bem razoável. Agora, cinco anos depois, o autor retorna a faixa com uma temporada cujo subtítulo é Seu Lugar no Mundo. Será que ela vai fazer sucesso? Será que ela vai fracassar? Será que ela conseguirá ser melhor que a Sonhos? Isso só o tempo poderá dizer...
Fala sobre Além Do Tempo
ResponderExcluirPode deixar, Sr. Anonimo!
ResponderExcluir