"Vem aí, do mesmo autor de Avenida Brasil, João Emanuel Carneiro, A Regra do Jogo, seu novo dilema das nove". É assim que as chamadas da próxima trama do autor estão sendo apresentadas, mostrando para o público que o dono da história é o mesmo que escreveu a novela mais badalada dos últimos anos. João Emanuel Carneiro tem a missão de fazer o telespectador voltar a gostar de uma novela das nove. Falta quase uma semana para A Regra do Jogo estrear e o autor terá que enfrentar muitos desafios pela frente, tanto internos quanto externos. Confira:
1 - Audiência
Babilônia só termina no dia 28 de agosto, mas os seus prejuízos tendem a afetar, ao menos, o começo de A Regra do Jogo. Pra começar, se Em Família, considerada, até então, o maior fracasso da história das novelas das nove, entregou o horário em baixa para Império com apenas 30 pontos, Babilônia roubou o título de maior fracasso do horário nobre de todos os tempos de Em Família e vai se despedir com média geral de 25 pontos! É comum que novelas que sucedem grandes fiascos demorem mais tempo para emplacar. Será necessário trazer o telespectador de volta ao horário e tal missão não é das mais fáceis. Apesar da Globo criar uma mega divulgação da trama, anunciando-a diariamente ao longo da sua programação e em outros programas da casa, são baixas as chances de A Regra do Jogo começar se mantendo com mais de 35 pontos (meta do horário). Se a trama estrear com, pelo menos, 30 pontos, será um grande alívio para a Globo!
2 - Concorrência
Se para a Globo (e para o público também) Babilônia não deixará saudades, tal sentimento é completamente oposto para a Record e o SBT. Com Os Dez Mandamentos, que já chegou a vencer Babilônia inúmeras vezes em alguns estados e acumula uma ótima audiência entre os 15 e 18 pontos, a Record reergueu sua dramaturgia, que não via um produto de sucesso na área das novelas desde o fim de Vidas em Jogo, em 2012. E é óbvio que a emissora planejará esticar sua produção bíblica, o que vai prejudicar (e muito) a Globo. O prejuízo pode ser ainda maior caso a emissora avance o horário da trama, permitindo um embate direto com a novela das nove (e vindo da Record, pode-se esperar tudo nessa guerra pela audiência). Enquanto isso, o SBT atravessa uma situação de maior insegurança. A reprise de Carrossel tem altos índices de audiência (patinando entre os 11 e 15 pontos) e não seria tão difícil assim tirar o público adulto de um folhetim cuja história é recente. No entanto, caso A Regra do Jogo não consiga cumprir tal missão, todo seu desempenho será prejudicado. Carrossel tem 15 meses de duração e terá, praticamente, 10 pela frente quando A Regra do Jogo estrear. Essas duas sim se enfrentarão diretamente no horário!
3 - Correria
O sonho da maioria dos autores, atores, diretores e da própria cúpula da Globo seria que as novelas fossem ao ar apenas quando estivessem totalmente finalizadas. Até o ano passado, a ideia era que A Regra do Jogo fosse produzida de forma mais próxima a este desejo. Esperava-se que as gravações começassem no primeiro trimestre do ano, o que acabou não sendo possível. A baixíssima audiência de Babilônia fez com que a Globo tivesse que antecipar em praticamente dois meses a estreia de A Regra do Jogo. Amora Mautner, diretora de núcleo, assim como toda sua equipe, correm contra o tempo para agilizar a produção. É por isso que não se sabe muito sobre a história da novela em suas chamadas. As primeiras gravações começaram mês passado, mas é extremamente raro e preocupante que uma novela das nove comece a ser produzida apenas três meses antes de ir ao ar. Babilônia, por exemplo, estreou em março desse ano, mas já em novembro de 2014 as gravações em Dubai e na França estavam acontecendo a pleno vapor.
4 - Exportação
O fiasco retumbante de Babilônia já é notícia em todas as páginas internacionais, sendo comparada com a igualmente fracassada Lo Imperdonable. Apesar do autor Gilberto Braga ter culpado os paulistas pelo fraco desempenho de sua história, Babilônia também vai muito mal em Portugal, onde é veiculada pela SIC desde abril. Chegando a ocupar o quarto lugar lá, a produção perdeu desde o início mais da metade de seu público, caindo de 9% para 2% de média. O site Novela Lounge, por exemplo, destacou que a trama brasileira marcaria a grande volta de Adriana Esteves às telas fazendo novamente papel de vilã, mas que ao invés de uma Carminha 2.0 como se esperava, a personagem decepcionou ao não passar de uma puxa-saco submissa. A exportação de novelas da Globo é algo bastante comum, principalmente quando se trata de tramas já concluídas. Mas, desta vez, a emissora mudou de tática e se antecipou. A próxima novela das nove já tem sido oferecida para emissoras de outros países, como Portugal, Argentina e Venezuela. Essa nova tática foi motivada pela venda recorde de Avenida Brasil, que foi exportada para 130 países. Será que João Emanuel Carneiro conseguirá fazer de A Regra do Jogo um sucesso mundial também?
5 - Avenida Brasil
A novela que parou o Brasil. A novela que parou a Argentina. A novela que parou o mundo. A mais exportada da Globo. A primeira novela a viralizar e se tornar queridinha nas redes sociais. A novela mais assistida e querida dos últimos tempos. Essa é Avenida Brasil, um fenômeno popular que causou verdadeira comoção entre público e crítica. E a maior inimiga de A Regra do Jogo! De um lado, a pressão da Globo para que a nova novela de João Emanuel Carneiro faça o mesmo sucesso que a anterior (afinal, de lá pra cá, a audiência do horário nobre global só despencou). Do outro, a expectativa do público para que A Regra do Jogo seja tão boa e envolvente quanto a trama de Carminha (Adriana Esteves) e cia. As comparações entre as duas tramas serão inevitáveis!
Mas também há alguns fatores que levam a crer que A Regra do Jogo será um sucesso. Confira:
1 - João Emanuel Carneiro
João Emanuel Carneiro é um dos melhores novelistas da atualidade e tido, pela grande maioria, como o mais criativo de todos. E olhando o currículo do autor, todas as suas novelas foram ótimas! Ele escreveu Cobras E Lagartos, que veio a ser a segunda maior audiência do horário das sete do século XXI, perdendo apenas para Da Cor do Pecado, também do mesmo autor, a sua primeira novela. Com esses dois grandes sucessos, João foi promovido ao tão cobiçado horário nobre, conseguindo, mais uma vez, cativar o público com A Favorita (particularmente, é a melhor novela dele). Por fim, se tornou consagrado mundialmente com Avenida Brasil, que, como bem disse anteriormente, foi um fenômeno popular que causou verdadeira comoção entre público e crítica. Isso sem falar na excelente série A Cura que João Emanuel Carneiro escreveu e também deixou saudades. Sendo assim, se formos analisar pelas obras do autor, vem novela boa por aí!
2 - A Favorita
Pouca gente se lembra, mas A Favorita penou muito no início para engrenar na audiência. Em 2008, a Record exibiu o último capítulo de Caminhos do Coração (que fazia o maior sucesso) às nove da noite (seu horário normal era lá pras dez e pouca) só para bater a estreia de A Favorita. E conseguiu. A Favorita estreou com a pior audiência de um primeiro capítulo do horário das nove, até então. O primeiro mês foi sofrível, com uma audiência abaixo do esperado, devido a Os Mutantes (continuação de Caminhos do Coração que fazia bastante sucesso). A trama de João Emanuel Carneiro também inovou em não revelar logo de cara quem era mocinha e quem era vilã. Mas o que era pra causar aquele suspense confundiu a maioria dos telespectadores O autor planejava levar esse mistério até o final, mas, devido a baixa audiência, antecipou para o capítulo 56 a grande revelação: Flora (Patrícia Pillar) é que era a grande vilã e assassina da história. A partir daí, com novos mistérios e reviravoltas, a novela finalmente cativou o público. Enquanto Os Mutantes esfriava e derrocava cada vez mais na audiência, A Favorita se consagrou como um grande sucesso. Tudo leva a crer que A Regra do Jogo também vai penar muito no início graças a dura concorrência de Os Dez Mandamentos e a baixa audiência que herdará de Babilônia. Agora, se vai conseguir se reerguer tal como A Favorita conseguiu, aí são outros quinhentos!
3 - Cobras E Lagartos
No início dessa matéria, eu havia dito que é comum novelas que sucedem grandes fiascos demorarem mais tempo para emplacar. Entretanto, Cobras e Lagartos foi exceção. Em 2006, o horário das sete penava em audiência graças ao fracasso Bang Bang, uma das piores novelas de todos os tempos. Para levantar os baixíssimos índices do horário e frear o sucesso estrondoso de Prova de Amor (na Record), sua concorrente direta no horário, a Globo escalou João Emanuel Carneiro para essa difícil missão. E não é que o autor conseguiu salvar o horário!? Cobras e Lagartos veio a ser a segunda maior audiência das novelas das sete do século XXI! Sendo assim, mesmo que suceda a flopada Babilônia, vai que A Regra do Jogo surpreende todo mundo e já começa com a audiência lá no alto (como aconteceu com Cobras e Lagartos)? Nunca se sabe, né...
João Emanuel é foda! Tudo que ele faz é sucesso!
ResponderExcluirAcho que dessa vez ele não vai conseguir repetir o mesmo sucesso da antecessora. Fenômenos como Avenida Brasil é um em um milhão! Não vem toda hora. Mas espero que seja boa.
ResponderExcluir