Não perca nenhum dos nossos posts

domingo, 23 de agosto de 2015

O Melhor e o Pior da Semana (17 à 22/08)



FOI LEGAL: ESTREIA DE MALHAÇÃO - SEU LUGAR NO MUNDO


Apesar de ter vinte anos de duração, a estreia de Seu Lugar No Mundo confirmou que as possibilidades da Malhação ainda não se esgotaram.  O que saltou aos olhos, num primeiro momento, foi constatar como a novelinha consegue manter uma identidade, mesmo testada por constantes trocas de elenco, direção e autor. Nos quase 50 minutos em que esteve no ar, sua espinha dorsal foi apresentada com clareza logo no primeiro capítulo: as imagens iniciais acompanharam a iminência de um acidente entre os irmãos Rodrigo (Nicolas Prattes) e João (João Vithor Oliveira), que se aventuram a escalar um paredão à beira-mar. Uma breve volta ao passado conta como eles chegaram ali (um recurso comum em séries e filmes, cada vez mais utilizado na teledramaturgia nacional). Apesar de clichê, é bem amarrado. Aliás, a história seguiu a lógica: não há novidade, os retratos corriqueiros estão ali (conflitos entre pai e filho, mãe enganada, namorada ciumenta, diferença de realidades sociais), mas surgem com homogeneidade. Emanuel Jacobina, um dos autores, estruturou a nova temporada com cenas que evocam o "espírito Malhação": o mundo jovem repleto de aventura, conflitos amorosos, familiares e, claro, uma banda a tiracolo.

A direção buscou a dinamicidade com um sem-fim de câmeras "nervosas": tomadas aéreas, câmera submersa na piscina, dentro do carro, da mochila, trazendo ângulos diversos, aproveitados na montagem, dando ainda mais agilidade a trama. Rostos tão bonitos quanto desconhecidos dominaram o elenco, como é de praxe em Malhação. Nicolas e João Vithor estão bem e demostraram afinidade. Lucas Lucco, o Uodson, estava seguro como o tipo bruto-doce-engraçado e tem pinta de se consolidar como o novo chamariz da trama. Mas nenhum deles foi ainda testado. Entre os veteranos, Vanessa Gerbelli se destacou. Ela já encarou papéis maternais e, ainda assim, encontra frescor com esse trabalho, ao lado de Marcello Airoldi (este no complicado papel de pai chato e em conflito com o filho). Prova de que, embora seja reconhecida por revelar talentos, Malhação não avança sem a força sutil da experiência. Por fim, foi uma boa estreia e tem tudo para se consolidar como uma das melhores temporadas da novelinha. É esperar pra ver...



FOI INCRÍVEL: CRACOLÂNDIA EM VERDADES SECRETAS


A degradação de Larissa (Grazi Massafera), em virtude das drogas, é um dos pontos altos de Verdades Secretas. A modelo foi afundando cada vez mais na carreira e sua instabilidade pôde ser vista assim que apareceu na história. Agora, viciada em crack (após ter usado muita cocaína), a ex-modelo passou a frequentar a Cracolândia e seu estado deplorável chega a assustar. As sequências vistas essa semana, rodadas na Cracolândia de São Paulo, imprimiram um realismo tão perturbador quanto um programa jornalístico! Isso sem falar na competente direção de Mauro Mendonça Filho. Já falei isso várias vezes, mas não custa repetir: Grazi Massafera está impecável! A atriz está totalmente entregue a personagem e vive seu melhor momento na carreira. Parabéns!


FOI PÉSSIMO: RETA FINAL DE BABILÔNIA



Reta final de novela é aquele momento de fortes emoções, cenas de tirar o fôlego e grandes reviravoltas. Mas é preciso ter coerência e ser o mais verossímil possível. O que, infelizmente, não acontece com Babilônia. Faltando pouco para o seu fim ALELUIA!, a novela vem atropelando a lógica e subestimando a inteligencia do telespectador. Nessa penúltima semana, Regina (Camila Pitanga) ficou de posse de uma gravação que mostra Beatriz (Glória Pires) combinando com Murilo (Bruno Gagliasso) o assassinato de seu ex-marido, Evandro (Cássio Gabus Mendes). Só que, em vez de entregar esta prova à polícia, ela preferiu procurar a vilã, que namora seu irmão, Diogo (Thiago Martins), e lhe fez uma proposta ridícula: "Ou você confessa pro meu irmão que matou nosso pai e tira as tuas garras de cima dele, ou eu entrego aquela gravação pra polícia e te encrenco de vez na tentativa de assassinato do Evandro e na morte do Murilo. Decide. Como é que vai ser?". Seria lógico imaginar que Regina entregando Bia e ela sendo presa, Diogo saberia que ela não é a santa que ele pensa que é. Ou seja: daria na mesma! Regina conseguiria separar Bia do irmão do mesmo jeito. Sem falar que a mocinha passou a trama inteira dizendo que iria fazer justiça com a morte do pai e botaria Beatriz na cadeia e quando, finalmente, consegue uma prova contra a vilã não faz nada?! Difícil de engolir... Mas certamente se Regina entregasse logo a gravação para a polícia e Beatriz fosse presa, Gilberto Braga ficaria sem assunto na última semana.

Mais o pior ainda estava por vir. No capítulo seguinte, Beatriz marca um encontro com Regina para anunciar qual foi sua decisão. Regina vai e entra no carro da vilã. Claro, super de boa ir ao encontro de uma assassina, não é mesmo? Acaba que Bia sequestra Regina, totalmente dopada, e leva-a para um local deserto. Ela aponta a arma para a rival, mas, bem na hora de apertar o gatilho, é interrompida por Carlos Alberto (Marcos Pasquim), que aparece na cena do nada. Beatriz não pensa duas vezes e dá um tiro certeiro em Carlos, que cai morto. E mais uma vez a vilã não é presa por nada nessa novela... Por mais que tenha morrido como herói nacional, Carlos é a prova viva do quanto Babilônia deu errado. Era para ser uma coisa, depois foi outra e, sem existir um destino para ele, teve a morte encomendada. Que alteração importante poderia existir se o personagem do Marcos Pasquim simplesmente não existisse? Do primeiro ao último capítulo, ele foi um ninguém. Um mero figurante de luxo. Coitado do Marcos Pasquim. Tenha mais sorte na próxima novela!

Continuando em Babilônia, quando foi que a Karen (Maria Clara Gueiros), sempre  tão arrogante e tratando a Júlia (Sabrina Nonata) com tanto desprezo, passou a ser um amor com a garota, hein?! Mais uma personagem que mudou do nada em Babilônia... Pra fechar a semana com mais uma situação pra lá de absurda, Inês (Adriana Esteves), que nunca teve coragem de matar ninguém e nunca agiu por impulso, chega na casa de Beatriz, saca uma arma e atira na rival a sangue frio em plena luz do dia! Se já tá assim agora, quero nem ver como esse bagaço vai terminar...



Um comentário:

  1. Estou cansado de puxarem o saco de Verdades Secretas e detonarem Babilônia.

    Estou preferindo Babilônia que tem um clima de ação e suspense e muitos vilões. É mais o meu estilo.

    ResponderExcluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...