Não perca nenhum dos nossos posts

terça-feira, 15 de março de 2016

Tem casal para todos os gostos em Totalmente Demais



Totalmente Demais é um sucesso. A novela das sete é a melhor audiência da faixa dos últimos anos graças a sua atrativa história (mesclando clichês tradicionais com boas complexidades e temas delicados), personagens cativantes e, principalmente, ótimos casais. A dupla de autores, Rosane Svartman e Paulo Halm, já haviam provado na deliciosa Malhação Sonhos uma habilidade incrível em construir pares/triângulos amorosos que caiam no gosto popular e se tornem queridos. Cobrade e Perina que o digam. Com Totalmente Demais, não é diferente, graças ao ciclo de transformações que anda norteando os principais casais da trama: Jonatas e Eliza; Arthur e Carolina; e Germano e Lili.

Jonatas (Felipe Simas) namorava a mocinha Eliza (Marina Ruy Barbosa), embora não fossem oficialmente namorados. Mas Eliza foi obrigada a encerrar seu relacionamento com o jovem como estratégia de Arthur (Fábio Assunção), seu mentor no concurso "Garota Totalmente Demais", sem poder dar grandes explicações. Neste meio-tempo, Jonatas começou a se envolver com a amiga Leila (Carla Salle), provocando o ciúme de Eliza, que não admitia que seu sapo pudesse ter outro envolvimento porque ele havia prometido esperá-la até o fim do concurso. Porém, tentando se reaproximar da ruiva, Jonatas flagrou um beijo da modelo em Arthur num ensaio para uma prova do concurso. O baque deixou o jovem triste e foi a vez dele romper relações com a ruiva e deixar de se humilhar pela garota. Jonatas se entregou de vez ao novo relacionamento, enquanto Eliza tenta negar seus sentimentos pelo jovem, ao mesmo tempo que passa a nutrir uma possível paixão por Arthur.


Por sua vez, Carolina (Juliana Paes) e Arthur formam um par pouco convencional (e o mais interessante). Seu relacionamento é marcado por perigosas apostas e trocas de ironias, que atraem um ao outro pelo gosto do perigo. Porém, Carolina começou a demonstrar suas fraquezas ocultas pela armadura de mulher poderosa também ao ver o beijo de Eliza em Arthur. Pela primeira vez, ela sente o risco real de perder o agente de modelos para outra pessoa e esta mágoa a faz levar sua aposta até as últimas consequências, para não ficar por baixo. Arthur, por sua vez, sempre teve um comportamento um tanto irresponsável, mulherengo e imaturo, em parte por influência de seu pai Maurice (Reginaldo Faria) e isto se refletiu na péssima educação dada a Jojô (Giovanna Ríspoli), sua filha rebelde. Porém, sua convivência com Eliza trouxe novas formas de ver a vida e a proximidade, devido ao concurso, despertou-lhe um novo sentimento. Assim como o mito de Pigmalião, que se apaixonou pela sua criação (a mulher perfeita), Arthur está se apaixonando pela nova Eliza que ajudou a transformar. Em consequência de seu comportamento, essa paixão pode trazer consequências graves.

Já Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter) formavam a típica família perfeita. Até que tudo se desmontou com a morte de Sofia (Priscila Steinman), a filha-exemplo, a queridinha. Lili mergulhou no sofrimento e Germano transformou-se em um canalha, traindo a mulher com outras, em algumas vezes com Carolina. A morte de Sofia também prejudicou a relação com Fabinho (Daniel Blanco), filho mais novo, superprotegido pela mãe e subjugado pelo pai. Porém, Germano, aos poucos, foi se transformando e tornou-se um homem e pai melhor, graças a sua convivência com Jonatas, que colaborava com Fabinho em um projeto. Ainda assim, o casal se separou devido a uma armação da Fabíola Respeirt Pós-Regime Lorena Domingos (Adriana Birolli), que publicou uma matéria de Germano com Carolina, despertando a ira de Lili, que sempre foi extremamente ciumenta. Com a separação, Germano passou a morar no prédio de seu amigo Zé Pedro (Hélio de La Peña), como uma volta às origens, enquanto Lili passou a se envolver com Rafael (Daniel Rocha), namorado da filha falecida. Porém, ainda há outra situação por vir: Lili descobrirá que Germano teve um envolvimento com Gilda (Leona Cavalle), ex-empregada da casa e mãe de Eliza (que, por sua vez, é filha de Germano), pondo por terra toda a imagem de família perfeita construída ao longo dos anos por ele.


E todas estas situações estão sendo bem-desenvolvidas pelos autores e atores, que correspondem com veracidade a todas as cenas. Marina Ruy Barbosa merece elogios por sua maturidade como protagonista. Juliana Paes convence plenamente vivendo uma personagem de caráter dúbio, que usa sua armadura de poderosa para ocultar suas fraquezas. Fábio Assunção, após anos afastado, volta em grande estilo em um personagem complexo e repleto de senso de humor. Felipe Simas, revelado em Malhação Sonhos, mostra-se uma grata surpresa na pele do mocinho. E Humberto Martins e Vivianne Pasmanter repetem a boa parceria já vista em Mulheres de Areia (1993) e Uga Uga (2000).

Em relação ao quarteto Arthur/Carol/Eliza/Jonatas, há torcidas bem divididas nas redes sociais. Uma das torcidas, que se intitula Joliza, defende que a mocinha reencontre seu sapo. A outra parte, intitulada Arliza, defende que Arthur se separe de Carolina e viva um novo momento ao lado de Eliza, sua pupila. Há também a torcida Carthur, que gosta do envolvimento cheio de perigo e ironias de Carolina e Arthur. Deve-se destacar que há personagens da novela que indiretamente representam essas torcidas, o que foi uma boa sacada de Svartman e Halm. É o caso de Cida (Guida Vianna), empregada de Arthur, que conhece Jonatas desde pequeno e sempre dá uma ajuda para juntá-lo com Eliza; Stelinha (Glória Menezes), que quer que Arthur se case com Carolina e esqueça a aposta para não perder a boa-vida; Jojô, que prefere que Arthur fique com Eliza por ter se apegado à menina; e Rosângela (Malu Gali), que fez de tudo para o filho Jonatas esquecer Eliza e ser feliz com Leila.


Estas transformações enriquecem a trama de Totalmente Demais, embora há quem reclame pelo fato de seus pares não ficarem juntos. Para quem torce, de fato, é chato, porém, é necessário que haja estes conflitos para o desenrolar da trama. E os autores estão de parabéns. Todos os casais, sem exceção, são absolutamente shippaveis. Você consegue torcer e ver graça neles. Todos possuem química e uma boa sintonia e composição cênica. Só nos resta torcer para que vença os nossos shippers favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...