Não perca nenhum dos nossos posts

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Juízo Final: Angel é vítima da vida ou a grande algoz de 'Verdades Secretas'?


A Globo criou uma ótima campanha de interatividade para A Regra do Jogo no site oficial da novela, no Gshow, chamado de Juízo Final. Nele, em um termômetro, o público pode avaliar as atitudes dos personagens da novela das nove e julgar cada um conforme a sua opinião. É como se o telespectador fosse Deus e tivesse que decidir se tal personagem iria para o céu ou para o inferno, de acordo com seus atos, entendeu? Achei a ideia tão boa que decidi criar o nosso próprio Juízo Final aqui no blog. Com algumas reformulações, é claro. Pra começar, não serão apenas os personagens de A Regra do Jogo que terão seus atos julgados, mas sim de todas as novelas (que estão no ar ou não). Além disso, a nossa avaliação será feita assim: irei apresentar duas versões dos fatos. Uma, defendendo o personagem para ele ir para o céu; e, no outro, fazendo de tudo para ele ser condenado e ir direto para o inferno. E quem dá o veredito são vocês, queridos leitores, através da votação ao final do texto. E a primeira personagem a encarar o nosso Juízo Final será a Angel (Camila Queiroz) de Verdades Secretas. Vítima ou algoz? Isso a gente vai conferir agora...


Angel é vítima da vida: A verdade é que Angel comeu o pão que o diabo amassou desde o começo da novela que chega a dar dó dela. Ok, nada justifica ela ir para a cama com o marido da mãe. Óbvio que não dá para defender isso. Mas, para Angel, Alex (Rodrigo Lombardi) não é seu padrasto: ele é o seu grande amor, o seu ex-caso, amante, cliente. Tudo, menos o marido da mãe! É claro que ela está errada. Mas é preciso entender as razões de uma menina que, aos 16 anos, teve sua vida mudada de uma hora para outra e se viu no olho de um furacão com direito a bullying no colégio, falta de dinheiro, mentira, decepção amorosa e prostituição para ajudar a família. Quantas meninas dessa idade não erram, ficam confusas e acabam não conseguindo voltar atrás num problema? A omissão do pai e a cegueira da mãe e da avó contribuíram para que Angel tomasse decisões sozinhas que a levaram para a beira de um precipício. E a adolescente sabe que é preciso fazer algo. Tanto é que não queria morar no mesmo lugar que Alex e propôs a Gui (Gabriel Leone) que se casassem para escapar das garras do empresário. É claro que devemos considerar também o poder de persuasão de Alex sobre a enteada, que, praticamente, foi coagida a ter um caso com ele para que Alex não revelasse toda a verdade para a sua mãe, que com certeza não iria aguentar a uma decepção tão grande como essa. Mas Angel não é uma péssima filha. Pelo contrário. É preocupada com a mãe e, de fato, parece amar Carolina (Drica Moraes). Bom caráter, porém, inexperiente e inocente, Angel acabou levada pela vida e pelas escolhas erradas que ela julgou certas. Angel é uma mocinha que poderia ser eu, você ou uma filha nossa.



Angel é a grande algoz da história: Olha, desde a Maria de Fátima (Glória Pires) de Vale Tudo (1998) que eu não vejo uma filha tão falsiane e ingrata nas novelas quanto a Angel (que de angel não tem nada). Sim, porque a Maria de Fátima, pelo menos, não se fazia de sonsa pra mãe. Angel transou com o Alex na cozinha, enquanto Carolina estava dormindo no quarto, e engana a mãe para viver um caso amoroso com o padrasto e ainda diz que não quer magoá-la. Imagina se quisesse! A maior prova disso foi quando ela se juntou ao padrasto para convencer a mãe a dispensar os empregados da casa. A intenção era evitar um flagrante e, como bem observou o Alex, deixar o terreno livre para os amantes transarem loucamente sem serem incomodados quando Carolina sair. Mais ordinária e dissimulada impossível! É claro que devemos considerar o poder de persuasão de Alex sobre a enteada de apenas 16 anos, mas, apesar da pouca idade, ela não é nenhuma criança e sabe muito bem o que é certo e errado. Alex não lhe obrigou a nada. Se ela omitiu para a mãe que teve um caso com ele no passado quando o empresário começou a se aproximar de Carolina e continuou indo pra cama com Alex, mesmo depois de casado com sua mãe, foi porque quis. Em nenhum momento, Alex lhe obrigou a transar com ele a força. Se Angel topou o esquema do book rosa, foi porque quis. Fanny (Marieta Severo) não lhe obrigou a nada. Ok, ela se prostituiu para ajudar a família (uma causa nobre), mas trabalhar honestamente, fazer um bico, pegar um emprego de temporada ninguém quer, né? Angel é a grande algoz de toda essa história e se tem alguém que merece ter um final trágico é ela por trair a mãe duplamente.




Os dois lados da moeda já foram apresentados. Agora, quem faz a sentença é você!



4 comentários:

  1. É uma vaca essa Angel. Merece ir pro inferno com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Angel pra mim merece ir para o céu,ela foi vítima de pedofilo e seus sentimentos se confudiram com a falta de paternidade e "amor".

    ResponderExcluir
  3. Angel pra mim merece ir para o céu,ela foi vítima de pedofilia e seus sentimentos se confudiram com a falta de paternidade e o "amor".

    ResponderExcluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...