A Regra do Jogo mal começou, mas o público já elegeu Atena (Giovanna Antonelli) como sua personagem favorita. Basta ela aparecer em cena para dominar todos os comentários e tags nas redes sociais. O que não é nenhuma novidade, pois os vilões sempre acabam roubando a cena. A exemplo de Félix (Mateus Solano) e Carminha (Adriana Esteves), Atena é o maior sucesso na internet. No Facebook, a página "Atena Lacradora" tem mais de 17 mil fãs. Isso em menos de uma semana de novela! Nas postagens, a pilantra dá voz àquelas frases que todo mundo pensa, mas não tem coragem de dizer. Seguindo a mesma linha, "Atena Falsiane" ultrapassa os 23 mil seguidores no Twitter. O mais curioso é que o perfil já existia antes mesmo da estreia da novela, prevendo que Giovanna Antonelli iria arrasar como a nova loira má do horário nobre. Isso sem falar no estilo, unhas, maquiagem, cabelo, roupas e acessórios que logo devem ganhar as ruas da vida real. Mas qual o motivo de tanto sucesso? Félix, por exemplo, jogou a própria sobrinha no lixo e seu bordão "Salguei a Santa Ceia" caiu na boca do povo logo no primeiro capítulo. Carminha, só na primeira semana de Avenida Brasil, deu um golpe no pai de Rita (Mel Maia), abandonou a menina no lixão e ainda tratou de dar um novo golpe em um jogador de futebol, Tufão (Murilo Benício), separando-o da noiva. E a Atena? O que fez até agora para merecer esse sucesso todo?
Vamos analisar a trajetória de Atena nessa primeira semana de A Regra do Jogo. A vilã é descrita no site oficial da novela como uma mulher amoral e estelionatária que sobreviveu a um passado miserável nos arredores de Brasília. Logo no primeiro capítulo, ela já aparece como best friend forever de Sumara (Karine Telles). A relação das duas é até sincera por parte da ingênua milionária que, justamente por ter tanto dinheiro, se tornou alvo fácil da "amiga" ambiciosa. Só que, para uma estelionatária, Atena está muito amadora. Pra começar, ela roubou o cartão de crédito da amiga trouxiane e gastou exageradamente num hotel caríssimo. É óbvio que a versão platinada da Hebe Camargo bloqueou o cartão e a vilã foi obrigada a fugir do hotel e foi embora furtando algumas coisinhas do quarto. Depois, prestes a viajar para Mônaco por meses, Sumara recebeu a amiga falsiane em sua mansão e a golpista conseguiu clonar a chave. No dia seguinte, quando Sumara vai embora, ela invade a mansão milionária e passa a morar lá. E é aí que Atena se revela ainda mais amadora: 1 - Ela se apresenta para uma vizinha de Sumara como se ela fosse a dona da casa; 2 - Atena entra e sai no condomínio sem se importar com as inúmeras câmeras de segurança; 3 - Podendo vender os objetos valiosos, juntar uma boa grana e meter o pé dali, ela sai quebrando tudo na mansão da "amiga" só porque não gostou da decoração e se esbalda tomando banho de banheira e se entupindo de biscoito, chocolate, champanhe, vinho e outras guloseimas.
Tudo ia bem na vida da golpista, até que Victor (João Balsasserini), seu ex-comparsa, reaparece. O malandro já chega exigindo 300 mil dólares que Atena lhe deve de um golpe que ambos aplicaram no passado - a loira, claro, passou a perna nele e o deixou na pior. A vilã fica toda mijada de medo e faz tudo o que ele manda. Com isso, todo o dinheiro que ela conseguiu vendendo as joias de Sumara vão para o bolso de Victor e a vilã volta a estaca zero. Se fosse Nazaré (Renata Sorrah), já tinha jogado o ex-comparsa escada abaixo e se livrado dele de uma vez por todas! Pra piorar, Sumara volta ao Brasil antes do tempo e vê que sua casa foi invadida. Ela fica desesperada e adivinha para quem ela liga? Para sua bff, claro! Dentro do banheiro, a golpista trata de arrumar suas coisas para escapar, ao mesmo tempo em que tenta acalmar a fúria da ricaça, que a esta altura já estava armada e ameaçava matar os supostos bandidos. Atena consegue escapar pela janela do banheiro (em uma sequência digna de um programa humorístico) e depois ainda volta para convencer Sumara a dispensar a polícia. A trouxiane, mais uma vez, cai no papinho mole da vilã, afinal, "polícia aqui no Brasil é pior do que bandido" (palavras da própria, hein!).
Como vocês podem ver, a trajetória de Atena foi seguindo como uma trama paralela nessa primeira semana de A Regra do Jogo. Essa história só se encerrou no capítulo de ontem (segunda, 07/09), quando ela foi desmascarada. A versão platinada da Hebe Camargo finalmente se dá conta de que foi vítima de um golpe da "amiga". Isso tudo graças aquela vizinha, que reconhece Atena quando a viu entrando na casa lá no primeiro capítulo e a vilã tinha dito que era a Sumara.
Atena é uma figuraça, desde os modelitos até as falas exageradas, e muito bem defendida por Giovanna. Está engraçada (mais até que o verdadeiro núcleo cômico), mas vilã não tem que ser só engraçada. Até pode, mas não no caso de uma novela das nove. A personagem está over demais e, por vezes, soa muito forçada. Pra começar, ela tem que dar um jeito de fazer a risada sair com mais facilidade. Os melhores vilões são aqueles que têm seus motivos para fazerem maldades. São humanos, possuem fraquezas e comovem o público em alguns momentos. Na vida real ou na ficção, ninguém é completamente mau. Vilões caricatos, mesmo que simpáticos, cansam! Pode ser que o estilo da Atena seja esse mesmo (até mesmo para diferenciá-la da Bárbara, de Da Cor do Pecado, também interpretada pela Giovanna, também numa novela de João Emanuel Carneiro), mas o fato é que ela ainda não deu provas que é essa vilãzona toda que o povo diz e tem um longo caminho pela frente se quiser entrar para o grupo de Carminha, Flora, Nazaré, Odete Roitman e cia. Por enquanto, não passa de uma trambiqueira engraçadinha vida loka com frases de efeito.
Concordo. Giovanna está exagerada demais para o papel!
ResponderExcluirSempre concordando com o Eu Critico Tu Criticas. Atena realmente tá mais para núcleo cômico do que vilã, mas creio que isso mudará quando ela conhecer o Romero.
ResponderExcluir