Não perca nenhum dos nossos posts

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sucesso de Totalmente Demais prova que a Globo tem que parar de esnobar os jovens



Há bastante tempo, não se via uma trama do horário das sete como Totalmente Demais com níveis tão altos quanto os que estão sendo alcançados. A novela, inclusive, chega a superar Velho Chico em termos de audiência quase que diariamente. Um fenômeno. Tem se falado muito sobre como a trama constrói uma espécie de conto de fadas, fugindo de polêmicas e de histórias mais realistas, o que anda aproximando aquele telespectador que quer um momento de distração em meio ao caos do nosso país. No entanto, a trama tem outro mérito muito grande: uma aproximação com o público jovem. 

Rosane Svartman e Paulo Halm, os autores da novela, já haviam se destacado na ótima Malhação Sonhos, quando conseguiram tirar a novelinha teen da Globo de seu marasmo habitual e conversar de maneira mais eficiente com os jovens, trazendo temáticas e uma linguagem que aumentaram o engajamento desse público com a trama. O resultado? A temporada foi uma das de maior sucesso do formato nos últimos tempos. Um exemplo desse sucesso foi o engajamento nas redes sociais. A expressão Perina, por exemplo, foi criada para se referir ao casal queridinho do público, formado entre Pedro (Rafael Vitti) e Karina (Isabella Santoni). Séries americanas de sucesso costumam apresentar um fenômeno similar e as bases de seguidores jovens desses formatos são muito fortes.


Talvez o maior mérito dos autores seja entender a linguagem dos jovens, ou seja, entender de verdade como eles pensam e como se aproximar deles da maneira mais eficiente dentro dos limites impostos pela televisão aberta. O maior problema de Malhação é que a novela na maioria das vezes pinta a juventude com tintas que não lhe cabem, ou seja, cria um tom farsesco e distante da realidade de jovens "normais". Manter um folhetim voltado para adolescentes no horário da tarde não é uma tarefa fácil. Isso porque as restrições da classificação indicativa não dão tanta abertura para uma discussão mais clara e profunda a respeito de questões ligadas à sexualidade e às drogas, por exemplo. Talvez, por isso, as pitadas educativas sejam tão teóricas e, consequentemente, cansativas e repetitivas.

 Parece também que a emissora delega somente para ela a função de conversar com esse público e esquece as possibilidades que os outros horários possuem. Em Totalmente Demais, além de promover uma história agradável, os escritores ainda conseguem trazer o público jovem para as telas, promovendo uma maior interação com diferentes públicos. Goste ou não, o jovem de hoje será o telespectador de amanhã e se ele não for fidelizado ao formato das novelas, fica difícil manter a audiência e o futuro da dramaturgia. E claro que não basta colocar uma gíria ou duas desse universo dentro de uma trama. É preciso compreendê-lo e conversar com ele de verdade, sem maniqueísmo, algo que Totalmente Demais faz bem ao discutir temas como homofobia, relacionamentos por meio de aplicativos, preconceito, abuso sexual, entre outros, conquistando, assim, um enorme fã-clube.


Outra novela que exemplifica bem essa questão foi Verdades Secretas. A trama costurada por Walcyr Carrasco trouxe uma representação atual e próxima da realidade de jovens paulistanos, sem medo de mostrar elementos como drogas e sexo de forma incisiva. Mais uma vez, a novela foi um fenômeno tanto no Ibope, quanto nas redes sociais (o mais novo termômetro de sucesso do século XXI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...