Se para as emissoras de TV a função de uma novela é dar lucro (ou seja, audiência), para o público ela, unicamente, serve como uma forma de entretenimento. Mas tem vezes que o público tá mais preocupado com a audiência do que as próprias emissoras. Possivelmente, você já deve ter visto nas redes sociais alguém enaltecendo e defendendo com unhas e dentes uma novela só porque ela é um sucesso ou detonando outra só porque ela é um fracasso. Muitas pessoas ainda usam os números de audiência para afirmar se tal novela é boa ou não, como se audiência significasse qualidade. Nem todo sucesso tem que ser, necessariamente, um primor, assim como nem todo fracasso é uma novela horrorosa. Claro que tem novelas de sucesso que foram maravilhosas (Vale Tudo, Tieta, A Gata Comeu, Mulheres de Areia, Avenida Brasil...) e fracassos de gostos duvidosos que mereceram sua baixa audiência (Babilônia, Negócio da China, Tempos Modernos...), mas audiência e qualidade nem sempre andam juntas. Não acredita? Então vamos provar!
FRACASSOS DE AUDIÊNCIA QUE FORAM NOVELAS MARAVILHOSAS
Meu Pedacinho de Chão
(meta 25 pontos; média 18)
Uma trama leve e divertida, aliada a uma direção de arte impecável, com uma estética totalmente diferente de tudo que já se viu em toda a teledramaturgia, com ares lúdicos de contos de fadas.
Pecado Mortal
(meta 10 pontos; média 6)
Com uma história concisa, enxuta, diálogos rápidos, cenas impactantes, reviravoltas incríveis e anti-heróis carismáticos, é uma das melhores novelas já produzidas pela Record. Destaque para Jussara Freire, que brilhou como a vilã Donana.
A Vida da Gente
(meta 25 pontos; média 22)
Com sua capacidade única de focar mais nas relações humanas do que na ação, Lícia Manzo criou uma trama realista e sensível sem cair no tédio ou no marasmo. Não chegou a ser um fracasso, mas teve uma audiência aquém do esperado.
Amor E Revolução
(meta 8 pontos; média 5)
Se hoje o SBT só produz remakes de novelas infantis, saibam que a emissora de Silvio Santos já investiu em grandes produções. É o caso de 'Amor E Revolução', que retratou de forma primorosa uma fase nebulosa do Brasil: a ditadura militar (1964/85).
Lado A Lado
(meta 25 pontos; média 18)
SUCESSOS DE AUDIÊNCIA QUE FORAM NOVELAS RUINS
Trilogia 'Os Mutantes'
(meta 13 pontos; média 15)
Uma trama completamente over e maluca com cenários pobres, péssimas atuações e efeitos especiais pra lá de toscos. Pura vergonha alheia! Entretanto, é um dos maiores sucessos da Record e chegou até a incomodar 'A Favorita', a novela das nove da Globo na época, na audiência.
Kubanacan
(meta 35 pontos; média 35)
Um samba do crioulo doido. Assim podemos defini-la. A história era pra lá de bizarra: um pescador parrudo que tinha amnésia porque ele veio do futuro (?) através de uma máquina do tempo (??) para impedir uma tragédia. Detalhe: a gente só veio saber disso tudo no último capítulo!
América
(meta 45 pontos; média 49)
É a segunda maior audiência do horário das nove dos anos 2000, perdendo só para 'Senhora do Destino'. Entretanto, passou longe de ser considerada uma grande novela. Na época, a novela foi massacrada pela crítica, que diariamente apontava erros e incoerências no roteiro.
Caminho das Índias
(meta 40 pontos, média 39)
Tudo o que vimos na Marrocos de 'O Clone', Glória Perez fez um CTRL+C CTRL+V na Índia de 'Caminho das Índias', com dancinhas constrangedoras a todo momento e expressões indianas fora de hora que já não encantavam mais e despertavam a atenção quanto antes.
Fina Estampa
(meta 40 pontos; média 39)
Engana-se quem pensa que 'Avenida Brasil' é a novela de maior audiência da década 2010. De fato, ela foi um fenômeno e a mais repercutida dos últimos tempos, mas, por uma diferença de quase 30 décimos (39.03 vs 38.71), quem leva o título é 'Fina Estampa'. Entretanto, a novela de Aguinaldo Silva é uma das piores de todos os tempos! 'Fina Estampa' era para girar em torno da discussão entre imagem e caráter, entre o parecer e o ser, mas isso desapareceu logo nos primeiros meses. Aguinaldo Silva, pra variar, se perdeu totalmente em seu mote inicial, deixando o desenvolvimento da novela de lado e priorizando situações ridículas que mais pareciam ter saído de um quadro do 'Zorra Total'. Seu desfecho, então, foi um dos piores e mais incoerentes de toda a história da teledramaturgia mundial!
Boogie Oogie pra mim, foi maravilhosa, pena que não correspondeu á audiencia..
ResponderExcluirBem, não sei se foi maravilhosa, não acho que tenha sido, mas já que a pergunta foi que EU amei e não que foi realmente boa... Gostei bastante de As Filhas da Mãe. rs
ResponderExcluirE também adorei Força de um Desejo.
Cordel Encantado
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo não amar Os Mutantes? Sobretudo a primeira temporada, apesar das tosquices e dos efeitos especiais dignos de tela de descanso do Windows 98, a novela tinha uma história excelente, de suspense... Pena que Tiago Santiago se perdeu em seu prórprio enredo, a fantasia e realidade que estavam bem dosadas nas primeira temporada, foi um estrago.
ResponderExcluirJá Amor e Revoluçãoi tinha uma produção um pouco melhorzinha em se tratando de SBT, mas a história era muito ruim. Tinha todos os elementos lá da ditadura: faculdade, subversivos, quartel, mas pense numa história ruim...
E não acho que América merecia figurar aí... Foi uma boa novela, era o início de Salve Jorge, mas ainda sim foi muito melhor!