Além do Tempo? Os Dez Mandamentos? A Regra do Jogo? Nada disso, meus caros. A trama que mais vem prendendo o telespectador nesses últimos meses não está na TV. Quer dizer, até está, já que ultrapassou todas as fronteiras do privado. Joelma e Chimbinha são os protagonistas da novela de maior audiência e repercussão da atualidade. Novela essa que deixa qualquer dramalhão mexicano no chinelo! São tantas reviravoltas, indiretas e barracos nessa história que o público pode até se perder. Mas, calma. Em dez capítulos esclarecedores, aqui está tudo o que você precisa saber sobre a separação do casal 20 do brega pop. Está no ar o NOVELÃO CAPYPSO!
CAPÍTULO 01: A SEPARAÇÃO
No dia 19 de agosto, caiu como uma bomba o anúncio tão temido pelos fãs do Calypso: de acordo com a assessoria de imprensa da banda, a vocalista e o guitarrista se separaram! Apesar de terem rompido a união de 18 anos, os dois decidiram seguir com os compromissos profissionais do grupo. Mas a verdade é que o clima entre Joelma e Chimbinha estava cada vez mais insustentável. Segundo uma pessoa ligada à família, a cantora tinha deixado a casa em que moravam e estava ficando em um hotel. O casal já não falava mais a mesma língua fazia tempo. E Joelma não suportava mais nem olhar para a cara do (ex) marido. Tanto que já estava sendo visível até para os fãs que os dois não tinham mais a mesma sintonia de antes no palco. Eles não dividiam mais nem o mesmo camarim. E eis que, cinco dias depois de Joelma anunciar a separação no 'Programa da Sabrina', Chimbinha escreveu uma carta pública pedindo perdão a (ex) esposa e elogiando-a bastante. Ela, porém, não aceitou a reconciliação e respondeu que estava muito bem solteira.
CAPÍTULO 02: O SUBSTITUTO
Segundo (mais um!) comunicado, Chimbinha teve que sair de cena estrategicamente para uma "cirurgia rápida" e eis que surgiu um novo personagem na trama: Ian Marinho, o guitarrista substituto. Ele agradou aos fãs da banda, principalmente os mais revoltados com Chimbinha. E a situação de Chimbinha só foi ficando cada vez mais complicada. Joelma estava decidida a sair do Calyspo e seguir carreira solo. Mas, antes disso, vai cumprir a agenda de shows da banda até dezembro desse ano. O público da banda, que é enoooooorme, estava toda contra Chimbinha e do lado de Joelma, que é muuuuuuito mais querida e a verdadeira estrela do grupo. O filme do músico estava queimadíssimo! Pra piorar, irritado, ele ainda teve chilique com fãs enquanto a cantora os atendia no carro (seria por esse motivo que ela tem pedido para ir a shows e programas de TV em veículos separados?). Veja o momento no vídeo abaixo:
CAPÍTULO 03: A LUA ME TRAIU?
Entre os fãs da banda, a pergunta era uma só: quem traiu quem? A resposta mais óbvia parecia ser Chimbinha traiu Joelma. Mas a internet desabou em dúvidas quando um site publicou a manchete de que a cantora estava tendo um caso com o empresário Cláudio Melo desde o início do ano. Será!? E agora? Em questão de minutos, a assessoria de imprensa da banda divulgou uma nota para explicar que a traição não havia ocorrido. Daí em diante, foi Joelma quem passou a insinuar que o ex-marido havia pulado a cerca. E fez isso com referências musicais, dando "patada" numa fã e com o inesquecível "Ser humano é quem trai, a lua não trai não". Sobrou até pra Scheila Carvalho:
E, neste outro vídeo, a expressão facial de Joelma explica 100% da história:
CAPÍTULO 04: FIM DO MISTÉRIO
Nesses três primeiros capítulos, o grande mistério do NOVELÃO CAPYPSO era descobrir quem traiu quem. Algo bem semelhante à trama inicial de A Favorita, cujos primeiros 55 capítulos giravam em torno sobre quem era a assassina da história: Donatela (Claudia Raia) ou Flora (Patrícia Pillar)? E, numa reviravolta ainda mais vibrante que a de A Favorita, chegou à imprensa uma gravação em que Chimbinha admite, sim, que foi ele quem traiu Joelma. Fim do mistério, Brasil! Detalhe: ele traiu a cantora com uma menina evangélica e ainda chamou os fãs do Calypso de perigosos. Confira:
CAPÍTULO 05: CASO DE POLÍCIA
Joelma chegando à delegacia em Belém |
Dos sites de fofoca para as páginas policiais, o NOVELÃO CALYPSO ganhou novo público e fôlego após a grande reviravolta do capítulo anterior. Joelma foi a uma delegacia de Belém, no Pará, e fez um boletim de ocorrência contra Chimbinha. A cantora afirmou que estava sendo ameaçada pelo ex-marido e mostrou-se amedrontada com a situação. A vocalista do Calypso disse ainda à polícia que resolveu se separar do músico ao descobrir uma traição e, depois disso, ele não a deixou mais em paz. Falou também do histórico de violência de Chimbinha, que já agrediu fisicamente um bailarino. A assessoria do guitarrista passou uma história completamente diferente para a imprensa, mas o boletim de ocorrência feito por Joelma é esse aqui embaixo:
E a verdade começou a vir à tona. Leicy Sposito, o tal ex-dançarino do Calypso citado por Joelma no boletim de ocorrência, resolveu contar como foi a confusão que teve com Chimbinha que resultou na sua saída do grupo e em um processo judicial contra a banda. Veja, ao lado, um print do desabafo dele no Facebook. Segue abaixo também uma entrevista que Leicy deu a um famoso blog contando o que lhe aconteceu: "Dancei por muito anos com o Calyspo. Entre idas e vindas foram quase seis anos. Tive muitos problemas com o Chimbinha. Ele me agrediu em uma viagem que a gente fez para a África, logo depois da gravação de um DVD que foi feita em Ceilândia. Aconteceu uma discussão na cozinha e por causa do tempero de uma comida que ele não era a favor e que eu coloquei no arroz. Por causa dessa simples besteira ele me agrediu. Me deu um soco no peito de mão fechada. Acabei processando a banda, mas nunca levei isso para a mídia por causa da Joelma, para não prejudicá-la. Ela nunca teve nada a ver, sempre foi uma pessoa maravilhosa comigo, foi amiga, esteve do meu lado. O Chimbinha é uma pessoa muito preconceituosa, ele já falou coisas absurdas na minha cara pela minha opção sexual, me chamando de viado, de bicha... Ele me agrediu, eu retirei a queixa, perdoei, voltei para o Calypso. Aí logo depois ele tentou me agredir de novo em um trio elétrico, em um show de Carnaval, no Recife. Aí depois disso eu desci do trio, saí da banda e continuei com o processo. Não tenho nada contra Joelma. Agora que ele está longe quem sabe eu volto a trabalhar com ela". Mas será que Leicy estava mesmo falando a verdade ou foi uma testemunha comprada por Joelma para condenar Chimbinha?
CAPÍTULO 06: MUITO MAIS PERIGOSA QUE BALA PERDIDA, É MULHER TRAÍDA!
A vida de Chimbinha não está sendo nada fácil. Pra começar, o músico tem sido massacrado pelo público. Veja, por exemplo, no vídeo acima o que os fãs do Calypso fizeram com ele em um show. E, depois que Joelma o denunciou dizendo que estava sendo ameaçada por ele, a Justiça do Pará determinou que o guitarrista ficasse a pelo menos cem metros de distância dela e afastado da banda. O seu inferno astral só estava piorando. Isso porque a cantora descobriu que não era verdade que o ex-marido tinha terminado tudo com a amante. Um trecho de uma suposta conversa entre ele e Karen (nome da amante) chegou nas mãos de Joelma (uma pessoa da família teria pegado e mandado para ela) mostrando que o romance ainda estaria de pé. Veja abaixo a foto da pivô da separação do casal 20 do pop brega e o pedaço da tal conversa que Joelma recebeu:
Foi aí que a fúria e o ódio de Joelma aumentou mais ainda. Sentindo-se humilhada, a mocinha vira vilã em seu desejo enlouquecedor de vingança contra Chimbinha. Para isso, a cantora resolve pegar o Calypso para ela. Veja abaixo dois vídeos em que Joelma deixa bem claro que o grupo vai ficar com ela quando começar sua carreira solo (ela deixa bem claro o nome "Joelma Calypso"):
CAPÍTULO 07: JUÍZO FINAL
Lembram que Joelma tinha conseguido na Justiça que Chimbinha não se aproximasse dela e ficasse a pelo menos cem metros de distância? O advogado do guitarrista recorreu da decisão e conseguiu uma liminar parcial para o músico voltar a subir aos palcos com a banda Calypso. O ex-marido da Joelma entrou até com um habeas corpus para derrubar todas as outras medidas e garantiu que não ameaçou a cantora e nenhuma de suas funcionárias. O problema é que o músico estava sendo ameaçado pelos fãs enfurecidos da banda que diziam que iam xingá-lo e jogar coisas nele no palco. Além de defenderem Joelma pelo fato de ela ter sido traída pelo marido, estavam revoltados, pois Chimbinha disse em um áudio, no qual também confesso traição, que eles são perigosos. Mas ele ignorou todas as ameaças e voltou mesmo assim para a banda. Corajoso, né? E foi durante um show em Teresina, no Piauí, que deu-se o dia do juízo final para a banda:
Chimbinha entrou no palco sozinho e lá ficou por 20 minutos, pois Joelma se recusava a dividir o espaço com ele. A cantora ficou escondida no camarim fazendo pirracinha e cantando de lá. E assim ficou durante as primeiras cinco músicas. O guitarrista, em respeito ao público, resolveu sair para ela entrar e o show continuar. "Quando percebi que se continuasse no palco a Joelma não acabaria o show devido estar emocionalmente impactada, decidi sair. Afinal, o meu compromisso com o público e com os fãs é maior do que tudo. O show deveria continuar, pois como sempre digo a Calypso é maior do que eu e a Joelma. Cumpri meu dever profissional", disse Chimbinha por meio de seu assessor Mauro Neto. Visivelmente abalada, Joelma chorou várias vezes durante o show mesmo sem o ex-marido no palco. A plateia recebeu Chimbinha muito mal. Alguns foram mais arredios, vaiaram e jogaram objetos em sua direção (uma lata chegou a encostar no seu olho). Foi a gota d'água para o guitarrista, que, na manhã seguinte, anunciou que não iria mais aos shows do Calypso por temer atos de violência e disse que seguiria um novo caminho. Seria o mocinho sofredor dessa história ou o verdadeiro vilão pagando por tudo de ruim que fez ao longo da trama?
CAPÍTULO 08: O BOM FILHO À CASA TORNA
Falando devagar, com ar sereno e cara de quem aprontou, mas se arrependeu, Chimbinha deu uma entrevista ao Fantástico, onde afirmou que estava magoado por Joelma te-lo proibido de ver o próprio filho. O guitarrista ainda fez a Madalena arrependida e pediu desculpas publicamente a cantora por tê-la traído. Joelma, no entanto, desmentiu o ex-marido e disse por meio de sua assessora: "Chimbinha falou no Fantástico que eu afastei as crianças dele, porém ele mesmo deu uma nota por meio de seu assessor falando que não foi pra um show, pois estava com a Yasmin. Muito contraditório". Mas o que deixou a reputação de Chimbinha ainda mais queimada foi quando Yago, filho do casal, gravou um vídeo para dizer que não estava proibido coisa nenhuma de ver o guitarrista, como foi dito pelo músico em entrevista na TV. Visivelmente abatido e abalado com esse barraco todo, o menino, que mora em Miami, fez seu desabafo nesse vídeo abaixo:
"O que ele falou na TV realmente foi uma mentira e infelizmente eu não posso concordar com isso", disse Yago. Por que um filho ficaria contra o pai e a favor da mãe? Tem caroço nesse angu...
CAPÍTULO 09: THÁBATA
Naquela tal entrevista para o Fantástico, Chimbinha também havia dito que o Calypso iria ficar com ele e que no dia 31 de dezembro desse ano uma nova vocalista vai entrar no grupo no lugar de sua ex-mulher. A escolhida foi a cantora Thábata Mendes (foto ao lado), de Mossoró (RN), que já foi até apresentada como nova vocalista oficial em coletiva de imprensa. Segundo Chimbinha, nome e repertório antigo da Calypso serão mantidos. Entretanto, Joelma acabou com a festa do guitarrista e divulgou em seu Facebook um documento em que mostrava que ela é sócia majoritária da banda: "Em resposta a declaração de Chimbinha sobre o futuro da Banda Calypso em 2016, Joelma informa que o contrato social da empresa J.C Shows LTDA., detentora do nome ‘Banda Calypso’, é divido em quotas no qual 60% pertencem a Joelma da Silva Mendes e 40% a Cledivan Almeida Farias. O fato da artista decidir construir uma carreira solo em 2016 não implica no fato dela abrir mão da Banda Calypso. Sendo assim, nenhuma definição e divulgação do futuro da banda podem ser feitas antes de qualquer decisão judicial".
CAPÍTULO 10: A FILHA DA JOELMA
Depois que Joelma anunciou a separação, muitas histórias têm vindo à tona. E nem mesmo no último capítulo do nosso NOVELÃO CALYPSO, elas são resolvidas. Natalia Sarraff, a filha que Joelma sempre rejeitou e nunca quis apoiá-la na carreira musical, passou a se aproximar mais da mãe. A relação das duas sempre foi muito tensa. Mas por que será que as duas começaram a se reaproximar logo depois da separação? Será que era Chimbinha que implicava com Natalia? Veja o que a moça revelou a um famoso blog de fofocas: "O motivo de a minha mãe e eu não nos darmos bem sempre foi ele". Por que será que Natalia tem problemas com Chimbinha? Que mistério deve haver entre os dois. Bom, segundo a filha de Joelma, ela está dizendo que foi assediada por Chimbinha na infância e que o padrasto a apalpou enquanto ela dormia. A moça falou também que o guitarrista já correu peladão atrás de uma empregada e que deu em cima de sua tia, irmã de Joelma. Joselma, a tal irmã da cantora, deu entrevista dizendo que uma vez o ex-cunhado mostrou "os órgãos" para ela dentro do carro! O assessor de Chimbinha ficou indignado e disse que vai entrar com medidas judiciais cabíveis, pois tudo que elas disseram é mentira. Será? Pelo visto, essa história vai ficar sem um final. Quem sabe numa segunda temporada...