O MELHOR DA SEMANA
Emoção à flor da pele em Velho Chico. O capítulo de terça-feira (22) arrancou lágrimas, emocionou e mostrou uma união perfeita entre atores, texto e direção como poucas vezes já se viu na TV brasileira. Foi uma noite de virada. Uma noite de surgimento de um novo coronel, tradições populares, colocar Encarnação (Selma Egrei) em seu lugar, morte do capitão e de casamento. Algumas sequências merecem destaque. A primeira delas é a que termina com a Roda de Dança para São Gonçalo, marcada por diálogos fortes que contaram um pouco da história de Dona Encarnação e do que virá pela frente na relação entre mãe e filho. Depois, os quase cinco minutos de uma linda vida de Eulália e Capitão Rosa. Os dois pressentem a chegada da morte e deixam o amor conduzir a conversa, a caminhada e a dança. O último de tudo. E. para encerrar o capítulo, o contraste entre o casamento de Leonor e Afrânio com a morte encomendada do Capitão, que se rende diante do inevitável.
Difícil apontar quem brilhou mais num capítulo como o de terça-feira, mas impossível não aplaudir Fabiula Nascimento, que achou o tom certo e a postura correta para cada cena exibida na tal noite: de mulher apaixonada, a que admira seu marido, a que deseja o homem de sua vida e a que se desespera com a morte de seu amor. A forma como a atriz brilha e se reinventa a cada papel é fascinante.
O "cegonho" de Romeu
Enquanto a história de Candinho (Sérgio Guizé) chega a ser meio sonolenta, a agitação fica por conta do povo da fazenda Dom Pedro II. As confusões da família de Cunegundes (Elizabeth Savalla) são diversão garantida em Eta Mundo Bom, como já havia falado várias vezes atrás (relembre aqui).
Quem roubou a cena essa semana foi o corpão do Klebber Toledo. Na ânsia de reconquistar Mafalda, Romeu apareceu até pelado em cena. E o público adorou os nudes do bonitão, tanto que o assunto repercutiu bastante nas redes sociais. O melhor de tudo foi a reação de Mafalda, que ficou até com uma "quentura" depois de ver o "cegonho" do amado. Camila Queiroz divertidíssima. A espertinha deu uma conferida no rapaz enquanto ele tomava banho no rio e depois roubou as roupas do ex-noivo e o fez andar pelado pela fazenda diante de todos. Hilário! Outros dois momentos impagáveis: Romeu jogando dinheiro para a família de Cunegundes e ela apanhando de Eponina (Rosi Campos).
Jeniffer Nascimento e Dhu Moraes, que já estavam arrasando, cresceram ainda mais na trama essa semana com o anúncio de que Dita está "prenha" de Quincas (Miguel Rômulo). Manuela exigiu que os dois se casassem, para o desespero da Dona Boca de Fogo, que não quer ter um neto "torradinho". Ver Dita batendo de frente com Cunegundes e empurrando a futura sogra no chiqueiro não teve preço. Um presente para as duas atrizes e para nós, telespectadores, que continuaremos nos divertindo.
Até quem faz rir, sabe fazer chorar em TD+
Totalmente Demais é um exemplo claro de novela onde tudo funciona, com drama e humor na medida certa. Os núcleos cômicos fazem rir e os núcleos sérios passam emoção. E até mesmo quem é do núcleo cômico consegue passar emoção. Malu Galli, Ailton Graça e Aline Fanju estão se saindo muito bem nas cenas de drama. Se Rosângela, Florisval e Maristela já faziam rir, nesta nova fase, devido ao grave acidente que deixou Wesley em coma, emocionam o telespectador.
O mesmo vale para a maluquete e impagável Cassandra. Juliana Paiva brilhou ao lado de Olívia Torres na emocionante cena em que Débora abre o jogo com Cassandra e vomita tudo o que estava engasgado contra a irmã; e brilhou também ao lado de Daniel Blanco, na linda e divertida cena em que Cassandra termina tudo com Fabinho, deixando o rapaz livre para Débora e ainda mais acirrada a disputa entre os fãs dos shippers Debinho vs Cassinho nas redes sociais. Como eu já havia dito (leia aqui), Totalmente Demais é eficaz na construção de casais/triângulos amorosos. Shippamos todos e ficamos dividido. E um mesmo personagem chega a fazer dois ou mais triângulos amorosos. O bom disso é que, independente de quem fique com quem no final, vamos amar do mesmo jeito, porque todos eles tem química e uma história bem desenvolvida. Que novela totalmente demais!
Chico Buarque de Orlando
Na edição desta semana do Tá no Ar, Marcelo Adnet protagonizou um dos melhores momentos desta temporada num clipe com os "sucessos de Chico Buarque de Orlando", representantes da música popular de direita. Ao ritmo de "A Banda", ele cantou "Fui protestar na Paulista e alguém interveio e falou". A versão de "Calice" foi cantada como "pai, parcela pra mim esse Nike, parcela pra mim essa Calvin Klein". O ator fez o que sempre faz brilhantemente. Ele conseguiu criticar através do humor, foi leve e contundente, pegou a batida exata para cada letra e brincou com um fato que está tão em evidência, afinal, domingo que vem será de passeatas para protestar contra o governo Dilma Roussef. Muitos "coxinhas" das manifestações devem ter se sentido homenageados com a paródia...
O PIOR DA SEMANA
Globo devia salvar o Bem Estar e torná-lo semanal
O Bem Estar, diário, já deu o que tinha que dar. O formato é excelente, os apresentadores e consultores são ótimos, mas o programa está repetitivo demais. Algumas pautas já foram abordadas duas, três... quatro vezes! Já não sei em quantas ocasiões ouvi a doutora Márcia falando que basta apenas um banho por dia e insistindo para não usarmos esponjas. Só nessa semana houve várias abordagens diariamente sobre o mesmo assunto: dietas. E, nesse quesito, já estão até revisitando a do Fernando Rocha em razão da falta de assunto. Diante deste cenário, somado ainda ao fato da atração ser a pior audiência matinal da Globo, o melhor caminho seria torná-lo semanal. #FicaADica
O que tem de especial nas atrações da Record aos sábados?
Faz tempo que queria fazer essa pergunta. Oh, dúvida cruel! Fala Brasil Especial, Cidade Alerta Especial, Jornal da Record... Especial, é claro! Se nos dois primeiros casos ainda existissem reportagens diferenciadas, como as séries que os jornalísticos sempre fazem, daí sim poderiam serem chamadas de especiais, mas não. É o mesmo do restante da semana. Pior ainda é pensar no que existe de especial aos sábados no Cidade Alerta. Luiz Bacci? Fabiola Gadelha? É cada uma que aparece...
Barriga de Leonor sai do lugar em Velho Chico
Eu sabia que, mais cedo ou mais tarde, a direção primorosa de Luiz Fernando Carvalho iria cometer algum furo ou um deslize qualquer. Tava tudo perfeito demais. E aconteceu no capítulo de sexta (25). Geeente, olha só onde foi parar a barriga da Leonor. Agora tá explicado porque ela morreu na hora do parto: o bebê nasceu entre os seios! Será que a Falsa Grávida de Taubaté emprestou a bola do Kiko pra Globo usar na cena? Muito mal feito! Foi um errinho bobo, mas mostra que ninguém é 100% perfeito.
Mico?! Bruno de Luca paga King Kong no Faustão!
Até agora não entendi direito qual foi a função do Bruno de Luca no Domingão do Faustão retrasado (20). Ele pagou um mico atrás do outro. Primeiro, parecia que Bruno era animador de auditório. Ficou no palco fazendo gracinhas ao lado do apresentador e das bailarinas, mas quase ninguém ria. Depois, veio o grande vexame da noite: ele apareceu... cheirando... axilas!!! Essa tarefa agradável fez parte de uma reportagem de Bruno com um homem que fabrica desodorantes, em Recife. Para finalizar o mico do dia, Bruno de Luca ajudou Faustão a comentar as videocassetadas. E ficou pior do que a Gloria Pires comentando o Oscar... Sem saber o que dizer, Luca se limitou a brincar com as cenas e rir de todas as piadas manjadas de Faustão. Constrangedor. Se o programa em si já é uma tortura, a participação do Bruno só confirmou porque o domingo é o pior dia da semana na TV aberta.