Não perca nenhum dos nossos posts

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Difícil acreditar que uma novela tão fraca como Pega Pega tenha sido um sucesso


29 pontos de audiência. Pega Pega deverá fechar sua trajetória com média de 29 pontos de audiência na Grande São Paulo. É, nada mais, nada menos que a maior média de Ibope do horário das sete desde a inesquecível Cheias de Charme, de 2012. Só para efeito de comparação, Pega Pega superou tramas de qualidade como Totalmente Demais e sua antecessora, Rock Story, com folga. Encerrada sua exibição, não dá muito bem para entender (e aceitar) como Pega Pega foi bem sucedida tendo sido tão fraca.


Não é possível afirmar qual é a trama central da história. Na teoria, foi o roubo do Carioca Palace. O problema é que, lá pelo capítulo 40, se notou que tal roubo não segurava uma novela diária até o fim. Por isso mesmo, boa parte da trajetória da trama se fez diante de investigações falhas e cheias de furos da polícia da história. A policial Antônia (Vanessa Giácomo) se mostrou uma detetive bem mediana. Nada avançava na novela, criando a famosa barriga. Para tanto, se trouxe à baila um "quem matou Mirela?" sobre o misterioso (e desinteressante) assassinato da primeira mulher de Eric (Mateus Solano), cuja verdade dos fatos também se arrastou até a reta final. Depois, mais para o fim, a autora Claudia Souto lembrou do assalto e transformou tudo o que dissemos acima em trama paralela. Enquanto isso, seguiu apostando a trama num (suposto) humor infantiloide e bobo, cozinhando toda sua história em "banho maria". 

O texto da autora foi por diversas vezes confuso. Sem deixar claro o que queria, Pega Pega jogava tramas na cara do público aleatoriamente, mas não aprofundava. Quando desenvolvia, desenvolvia mal. Parece que Claudia só reparou que o roubo do Carioca Palace não dava uma novela com centenas de capítulos quando Pega Pega já estava no ar. Diante dos números expressivos de audiência, então, ficou uma novela cômoda. Várias vezes me peguei me perguntando quando que essa novela acabaria. As vezes em que assistia para ter o que comentar com vocês, pareciam uma eternidade os 45 minutos diários de capítulo – até mesmo na reta final. O julgamento do assalto do Carioca Palace, por exemplo, foi enfadonho até dizer chega.

Além disso, as atuações da novela foram muito irregulares. Camila Queiroz e Mateus Solano são atores talentosos, mas além de não terem química como o insosso casal Luiza e Eric, por vezes, senti um desleixo em cena. Como se estivessem ali apenas por estar. Trabalho e composição esquecíveis. O mesmo vale para o outro mocinho, Júlio. Tive a mesma sensação de desleixo, de "tanto faz", com Thiago Martins. Um certo desinteresse. Mas não os julgo. O texto não ajudava e a direção, também equivocada, muito menos. Os únicos do elenco que me chamaram a atenção positivamente foram Irene Ravache – ótima (sempre, né? rainha!) como a esnobe Sabine – e o trio que carregou a trama inteira nas costas: Nanda Costa (que se livrou de vez do "trauma" Salve Jorge e mostrou uma surpreendente veia cômica na pele da Sandra Helena, que virou a protagonista moral da novela), Marcelo Serrado e Mariana Santos (que superou a desconfiança inicial e mostrou que é uma boa atriz; quero vê-la em uma novela melhor e mais bem estruturada). Estes dois últimos, em especial, tiveram uma química incrível como o casal Malagueta e Maria Pia. Ofuscaram completamente os casais protagonistas Eric/Luzia e Júlio/Antônia (o que não foi lá muito difícil, né?).

Apesar de ter sido a maior audiência do horário das sete desde a trama das Empreguetes, Pega Pega não foi "que nem sarna" como ela. Não pegou. Não foi comentada. Não teve repercussão. Ninguém fala ou falou dela. Seu sucesso é daquelas coisas que a ciência exata não pode explicar ou mesmo compreender. Os tempos de crise econômica, concorrentes fracos, boa maré da Globo em audiência e público ligado em TV no automático talvez ajude a entender o feito. No fim das contas, só resta aceitar, já que 29 pontos é uma audiência respeitável nos tempos atuais. Mas Pega Pega, eleita com folga pelos nossos leitores como a pior novela do ano que passou (relembre AQUI), certamente, não será lembrada num futuro próximo. Ou até seja, no sentido de ser uma das novelas mais enfadonhas que já deram as caras na faixa das sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...