Não perca nenhum dos nossos posts

sábado, 6 de agosto de 2016

Malhação - Seu Lugar no Mundo: Como uma temporada tão ruim pode ter dado tanta audiência?



Audiência nem sempre é sinônimo de qualidade. Novelas maravilhosas como Lado A Lado e Pecado Mortal tiveram índices abaixo do esperado, enquanto porcarias como Os Mutantes e Fina Estampa foram grandes sucessos. E qual não é a minha surpresa ao saber que a Seu Lugar no Mundo acaba de se tornar a MAIOR AUDIÊNCIA DA MALHAÇÃO EM CINCO ANOS?!


É isso mesmo que você leu. Essa temporada chumbreguenta cravou impressionantes 26 pontos de média em seu último capítulo e sambou inclusive na cara da temporada Sonhos, cujo último capítulo marcou 18 pontos (ou seja, oito pontos a menos que o desfecho da atual, pra você que é de humanas) e que é a temporada de maior sucesso entre as temporadas atuais da novelinha teen. Aliás, a Seu Lugar no Mundo sai de cena com média geral de 16.69 pontos, tombando a maravilhosa temporada Sonhos (15.88), a chatérrima Casa Cheia (14.13), aquela da inesquecível Fatinha (14.82) e a esquisita Conectados (15.98). MEU DEUS, PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!! Como uma temporada tão ruim pode ter dado tanta audiência assim?!


Nos primeiros capítulos, a trama principal até parecia promissora, porém, não demorou para que o conflito estagnasse. O autor, Emanuel Jacobina, não conseguiu conduzir a situação de forma satisfatória, tornando o entrecho bastante desinteressante. E, ao longo da história, as histórias paralelas também foram afetadas pela falta de bons conflitos. Personagens perderam função, situações forçadas prejudicaram os núcleos e até mesmo bons entrechos  (como o sumiço de Ciça, que girou a trama durante bastante tempo) foram prejudicados. Um bom exemplo foi a desnecessária morte de Filipe por Samurai, ao descobrir o paradeiro de Ciça. Uma situação que não acrescentou em nada ao drama da personagem, uma das mais complexas da trama.

Temas como a rivalidade entre colégios públicos de diferentes estruturas e condições, o vazamento de fotos íntimas (através de Nanda, vítima deste tipo de exposição), o assédio (através da questão dos uniformes femininos), a gravidez na adolescência, a AIDS, o uso de drogas e, mais recentemente, a doação de órgãos foram abordados de forma equivocada e até mesmo superficial. Simplesmente, não dá para acreditar e achar crível uma garota de 16 anos hiper feliz por estar grávida de gêmeos ainda estando no colegial ou um casal recém-saído do ensino médio e sem emprego resolverem se casar e serem felizes para sempre, como se tudo fossem flores. Inclusive, a abordagem da AIDS (que na novelinha era transmitido por testada (?), relembre AQUI), chegou a despertar críticas de Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, que faleceu em 1990 em decorrência da doença, obrigando o autor a escrever novas cenas.

O elenco, por sua vez, sofreu com a inconstância. Atores talentosos como Juliana Knust (Ciça), Inez Viana (Sueli), Eduardo Galvão (Jorge), Marcello Airoldi (Miguel), Vanessa Gerbelli (Ana) e Solange Couto (Vanda) tiveram pouco espaço para brilhar e infelizmente ganharam personagens que não estiveram à altura. Apesar dos pesares, Solange fez uma boa dobradinha com Lucas Lucco (Uódson, seu filho na trama), que surpreendeu a todo mundo e, por incrível que pareça, roubou a cena. A irregularidade também se comprova com as atuações constrangedoras de nomes como Felipe Titto (Samurai), Guilherme Leicam (Tito), Brenno Leone (Roger) e do cantor Nego do Borel (Cleiton). Nicolas Prattes, por sua vez, também não convenceu como o protagonista Rodrigo. E Giulia Costa (filha da Flávia Alessandra) e Lívian Aragão (filha do eterno Didi Mocó) não tiveram boa presença. Num modo geral, poucos foram os atores iniciantes que se destacaram positivamente, bem longe de ser considerado algo realmente bom.


Ainda assim, a temporada conseguiu revelar jovens promissores, como é uma das tradições de Malhação (embora sem a mesma força da temporada anterior). É o caso de Amanda de Godoi, que viveu a sensual Nanda, e de Francisco Vitti, como o nerd Filipe. Os dois esbanjaram química e formaram uma divertida dupla, que mostrou ser o melhor casal desta temporada, inclusive, ofuscando o par protagonista (mesmo feito alcançado pelo irmão dele, o Rafael Vitti, que roubou a cena na temporada anterior e fez do casal Perina a grande sensação da Malhação Sonhos). Nos últimos capítulos, Amanda se destacou e emocionou com o desespero da personagem ao saber da morte de Filipe e nos desdobramentos que vieram depois. Marina Moschen, que viveu a mocinha Luciana, embora com menos presença, também merece atenção e, apesar dos pesares, defendeu bem sua protagonista e mostrou química com Nicolas Prattes.

Voltando para a pergunta que dá título essa matéria, a única explicação aceitável é que essa temporada entrega o ibope para Eta Mundo Bom, maior fenômeno de audiência do horário das seis em muito tempo. Além de ter muita audiência, a novela das seis está na reta final, o que faz com que mais gente fique ligadinha na TV um tempinho antes da novela começar pra não perder nada, funcionando como uma espécie de "sala de espera". Afinal, como diria Candinho:


Após as Olimpíadas, uma nova temporada, intitulada Pro Dia Nascer Feliz e também assinada por Jacobina, entrará no ar, com novos personagens e a inclusão de cinco que fazem parte da atual, entre eles, Nanda. Esta nova fase terá uma duração mais curta, uma vez que dará lugar, em janeiro de 2017, a uma nova Malhação, assinada pelo cineasta Cao Hamburger. Espero profundamente que Jacobina, desta vez, esteja mais inspirado e consiga conduzir melhor os núcleos da nova história, o que lamentavelmente não aconteceu nesta. Malhação - Seu Lugar no Mundo, infelizmente, já pode ser considerada uma das piores temporadas da novelinha teen.


Visite a nossa fan page para assistir Cuna de Lobos, que está sendo exibida diariamente, sempre ao meio dia. Clique na foto para (re)ver os capítulos:



3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Essa Malhação era insuportável. Mas os Mutantes era legal 👍. As falas eram exaustivas, mas eu gostava. Fugiu daquela mesmice.

    ResponderExcluir
  2. Luciana era tão sem sal q nem tacando um saleiro ela melhorava.
    O Rodrigo era a mesma coisa. O típico príncipe perfeito q é tão perfeito q nós temos até vontade de matar. Sério...Na atual temporada (Pro dia nascer feliz) o Gabriel se salva <3 mas a Joana é a mesma chatice (mocinha perfeita, batalhadora, honestazzzzzzzz)
    Bom mesmo eram protagonistas como a Lia da malhação 2012 q mesmo sendo protagonista errava, chorava, ria, tinha seus defeitos mas eram uma personagem conquistadora, ou até a Karina de malhação 2014, q era tão cheia de defeitos q chegava a ser perfeita e conquistava nosso coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Luciana também sofreu muito você só precisa ver os primeiros 100 capítulos para perceber seu ignorante e preconceituoso

      Excluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...