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sexta-feira, 7 de abril de 2017

BBB17 | Casal Mally vs Mr. Edição: a criatura se voltou contra o criador



Existe um conceito básico de estrutura de um enredo que se aprende nas primeiras aulas de qualquer escolinha de roteiro, chamada de jornada do herói. É um molde, uma receita de bolo, que se usa pra escrever a maioria das histórias que você já leu em algum livro ou viu em algum filme, novela ou série. O trabalho de um autor/roteirista é fazer o público torcer pelo protagonista — seja ele um mocinho de coração bom como o Candinho (Sérgio Guizé) de Eta Mundo Bom ou um bandido controverso como o Romero Rômulo (Alexandre Nero) de A Regra do Jogo — e se envolver emocionalmente com seus problemas enfrentados. E foi exatamente essa a tática adotada pela edição do BBB17 em relação a Emilly.

Assim como nas novelas, o BBB, apesar de ser um reality show, tem seus personagens. Não existe história sem protagonistas e quem carrega o enredo todo são eles. Goste você deles ou não (EU ABOMINO!), Emilly e Marcos são os nomes dessa edição. Principalmente, a gêmea, que é chave para romance, intriga, combinação de votos, amizades e discussões dentro e fora da casa, sendo a mais comentada da edição e ganhando fãs e haters. Serpemilly está longe (bota longe disso) de ser uma das melhores participantes do BBB, de produzir um entretenimento divertido de assistir e de ser merecedora do prêmio, mas, pela falta de outros enredos interessantes dos outros personagens, se destacou e produziu conteúdo com seu romance com Marcos. E é justamente disso que precisa a edição do BBB para fazer audiência: de conteúdo.

É na edição exibida sempre a noite, depois da novela das nove, onde todo o material de todas as conversas que acontecem em um dia inteiro são condensadas e transformadas em vt's curtinhos, de um a três minutos, que mostram intrigas, polêmicas e romances — favorecendo e desfavorecendo determinados participantes, dependendo do contexto e da maneira que vão para o ar e do quê vai ao ar de cada um deles. Já quem tem pay per view, pode acompanhar absolutamente tudo e assim fazer seu julgamento. E nunca, em todas as edições, a discrepância entre a edição e o pay per view foi tão gritante como no BBB17.


Por serem os protagonistas da história, a Globo tratou de "proteger" o casal Mally. O problema é que Emilly, apesar de ter a maior torcida votante, é rejeitada por metade ou mais da audiência que restou do BBB17. Então, eles precisam limpar a imagem da menina para quando ela ou Marcos vencerem não deixar aquele gostinho de "a vilã se deu bem no final". O primeiro passo foi com aquele muro que dividiu a casa e a votação (quem nem foi popular, mas sim interna) de Emilly para a falsa eliminação junto com a escolha dos seus "amigos" para dividir o lado mexicano da casa — com Tiago Leifert, inclusive, induzindo Pedro ao erro na votação para que ele "eliminasse" Emilly. Ali, houve uma clara tentativa de traçar o ponto de virada na história da princesinha de Taubaté. Um marco, em que ela receberia uma notícia trágica de sua eliminação, choraria, cairia na real e aprenderia com os erros, voltando uma pessoa melhor. Uma humanização da personagem, criando uma conexão emocional entre público e protagonista. Ao mesmo tempo em que delimitaria para o público, de forma bem didática, colocando os amigos da heroína juntos de um lado da casa e todo mundo que votou nela do outro, quem eram os mocinhos e vilões que eles deveriam torcer.

Outro ponto importante de favorecimento do casal Mally é o próprio apresentador, que tem interferido de forma descarada no jogo desde o início — coisa que Bial jamais fez. Pra ficar bem didático, vou enumerar nesse parágrafo alguns momentos cruciais em que Leifert foi além da sua função de apenas apresentar o programa e tentou orientar (leia-se: manipular) o olhar do público sobre o jogo: 1 - fixando em Elis o rótulo de "agente de caos" para ela ficar como a vilã da história e Emilly a mocinha, sendo que ali era, na verdade, um duelo de cobras; 2 - forçando uma amizade que nunca existiu no paredão que eliminou Roberta, pedindo para ela e Emilly (que mal conversavam dentro da casa nas últimas semanas) sentarem lado a lado e se abraçarem, repercutindo positivamente para a imagem de Emilly; 3 - sugerindo para os brothers do lado mexicano mentirem para os do lado americano quando a casa ainda estava dividida pelo "Muro de Trump" e Marcos era o novo líder; 4 - quando não aceitou o argumento afinidade usado por Marinalva para indicar Marcos ao paredão e forçou a paratleta a dar outras explicações para a escolha, contrariando sua postura inicial; 5 - analisando a posição dos brothers no sofá (ATÉ ISSO!!!) e sugerindo que Emilly foi "abandonada" pelos demais; 6 - quando se calou em relação às graves acusações de Marcos sobre as conversas que supostamente ocorrem entre ele e a produção no confessionário... Ufa!


É por tudo isso que chegou a espantar o verdadeiro churrasco que fizeram do casalzinho durante o programa nesta segunda (3). O jogo da discórdia funcionou quase como um jogo de vingança pessoal da edição e dos haters do casalzinho. Chamaram os eliminados de paredões passados para constranger Marcos e Emilly — e foram terrivelmente felizes nessa empreitada. Nesses mais de dois meses, a edição protegeu Serpemilly e Machista Harter de suas próprias personalidades e atuações e, agora, faltando poucos dias para o fim do BBB17 (ALELUIA!), resolveu também acabar com o favoritismo dos dois e, finalmente, expôr todo o seu mau-caratismo, mentiras e incoerências? O público do sofá deve ter ficado confuso, afinal, tudo aquilo que lhes foi exibido nos últimos 71 dias mudou da água pro vinho. E se fez presente novamente no discurso de eliminação do Ilmar, em que Leifert criticou as torcidas dos telespectadores mais "fanáticos" e "hipnotizados" (indireta mais que direta para o fã-clube da Emilly).


A verdade é que, de uns tempos pra cá, Marcos se sentiu tão à vontade ali dentro que passou a afrontar a produção com desacatos e mentiras, reforçando a impressão de que ela está o favorecendo no jogo e colocando a credibilidade do programa — que já não está lá grande coisa a muito tempo — em xeque. A criatura se voltou contra o seu criador. E a culpa é toda da Globo, que deu corda e se enforcou.

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