Não perca nenhum dos nossos posts

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ainda há esperança para a Xuxa na Record?


Desde que Xuxa foi embora da Globo após mais de trinta anos e mudou-se para a Record, a cara da apresentadora não sai mais das chamadas dos sites de TV. As notícias eram especulações sobre como seria a estreia da atração, quem seriam os convidados, quais os quadros apresentados para entreter os telespectadores, quem a Globo tinha vetado de participar do programa e de comentar nas redes sociais sobre o novo desafio da ex-colega, que ela teria liberdade para falar e fazer seu programa do jeito que quisesse e blá blá blá. Entretanto, em menos de um ano após a maior contratação da história da emissora, a chama entre Xuxa e Record está em níveis altíssimos não de paixão, mas sim de tensão.


A Record esperava que o programa da Xuxa rendesse números de audiência na casa dos dois dígitos, mas a atração passou longe, bem longe, lá pelas terras de Tão Tão Distante de ser um XU-XEX-XO! Até a vice-liderança ela perdeu. Toda segunda-feira, a Rainha dos Baixinhos leva uma surra no Ibope do Programa do Ratinho e do Máquina da Fama. Goooooool da Alemanha, quer dizer, do SBT! É bom lembrar que os últimos anos da Xuxa na Globo não foram nenhum pouco gloriosos. Ou vocês não se lembram que ela chegou a perder a liderança no Ibope para o desenho animado do Pica Pau?

Enquanto isso, do outro lado, Xuxa esperava ter total liberdade em sua nova casa. E não é bem isso que ela vem tendo. Após a constante baixa audiência e opiniões ácidas, a atração da loira passou de ao vivo para o modo gravado. A equipe dela foi demitida pela Record e recontratada pela Casablanca, produtora terceirizada que está alugando o RecNov. Muitos dos novos contratos foram por valores menores. Nesta semana, quem também se desligou da emissora foi o diretor de Xuxa, Mariozinho Vaz. A apresentadora também passou a sofrer edições de uma pessoa ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, que anda censurando tudo o que a Xuxa fala e tentando fazer dela uma pessoa menos vulgar. Até uma possível redução de salário e uma eventual rescisão do contrato da loira já foi pensada. Ô, coitada!

Deixando o quesito audiencia de lado, verdade seja dita, o Xuxa Meneghel é muito ruim. Tanto é que ficou em 07º lugar na nossa lista dos Piores Programas de TV em 2015 (relembre aqui). O programa já começou sem identidade e parecendo uma cópia mal feita do americano The Ellen DeGeneres Show, tanto no cenário, na identidade visual, no figurino da apresentadora (como bem disse Silvio Santos, "Xuxa virou um rapaz americano") e até no conteúdo principal, baseado em entrevistas. Xuxa, não precisa ficar imitando nenhuma apresentadora americana, nem ficar evocando a Hebe Camargo. Seja apenas você mesma! Xuxa até pode se inspirar, mas, acima de tudo, precisa encontrar uma personalidade própria.


O formato inicial não caiu no gosto do público e, devido as constantes derrotas no Ibope para o Ratinho, começaram as mudanças. Sob a curta direção de Mariozinho Vaz, as entrevistas na atração perderam a força e entraram concursos variados, que iam de talentos garimpados da internet, de crianças e até de escolha de uma atriz para atuar na novela A Terra Prometida. E foi aí que o que estava ruim, ficou ainda pior! O Xuxa Meneghel virou uma espécie de programa frankenstein, cheio de maus remendos. Sinceramente, até hoje eu não sei do que realmente se trata a atração.

Sem uma identidade definida, o programa ainda pecou ao insistir em dois quadros que o acompanham desde a estreia: o 'Conto de Fadas' (sobre sexo) e o 'Toc Toc', no qual Xuxa visita seus fãs. O primeiro é uma das coisas mais bobas e constrangedoras que eu já vi na TV. Uma mulher de 52 anos agindo como se fosse um pré-adolescente que se masturbou pela primeira vez na vida. Acho que já passou da hora de ficar fazendo piadinhas infantiloides sobre sexo, né? Já este outro quadro é extremamente cansativo e desinteressante, cujo objetivo parece ser enaltecer a imagem de Rainha dos Baixinhos da apresentadora. Quem aguenta toda semana ver algum velho fã da Xuxa gritando ao vê-la na porta de casa com tamanha rasgação de seda? É um tal de "Xuxa, eu te amo" pra cá, "Xuxa Rainha" pra lá, uma choradeira sem fim... Além disso, a Xuxa tem que parar de ser tão egocêntrica e querer ser sempre o foco da atração. Já pensou se a Marília Gabriela falasse só sobre ela em todas as entrevistas no finado De Frente com Gabi? Pois é isso que a Xuxa faz em seu programa. A loira fica sempre lembrando a toda hora quem é, o que já fez, do que gosta ou não gosta, o que pensa sobre todos os assuntos... Se você recebe convidados no auditório, é pra saber da vida do convidado e sobre coisas que o público ainda não sabe sobre ele, não é mesmo? Xuxa precisa falar menos e ouvir mais!


Vale lembrar que Mariozinho Vaz foi o diretor do TV Xuxa entre os anos de 2008 a 2011. E essa foi a melhor fase do último programa de Xuxa na Toda Poderosa. Exibido nas manhãs de sábado, o programa seguia aquele formato de "colcha de retalhos", mas com uma sucessão de quadros que divertiam bastante: 'Show de Babá', 'Meninos X Meninas', 'Papo X', 'Tempo de Baixinho', 'Estilista Revelação'... A atração só perdeu força quando saiu das manhãs e se mudou para as tardes do sábado. O formato vitorioso matinal não funcionou à tarde. Obviamente, as noites de segunda também pedem um formato diferente do que era o programa de Xuxa aos sábados de manhã, mas a boa fase deste período mostra que Mariozinho Vaz foi sim um bom diretor para Xuxa no passado.

Caberá agora a Ignácio Coqueiro, novo diretor-geral do Xuxa Meneghel, reinventar a loira mais uma vez. Em seu currículo, estão o Caldeirão do Hulck, na Globo, e a transformação do O Melhor do Brasil em Hora do Faro, na própria Record. O caso é que há quem diga que Xuxa é bastante participativa na condução do programa e nem sempre aceita sugestões da direção. E isso é um problema. Como já foi dito aqui, Xuxa precisa falar menos e ouvir mais. Precisa ser receptiva às mudanças e sugestões.

Em meio a tudo isso, surgiram rumores de que o caminho que a apresentadora poderia seguir é o SBT. Eu, particularmente, sempre achei que a Xuxa tem muito mais a cara do SBT do que da Record. Na emissora de Silvio Santos, ela teria a seu dispor o elenco da emissora dos Marinhos, uma vez que a relação entre SBT e Globo é mais que amigável. Deixo bem claro que isso é apenas boato, uma possibilidade que pode vir a acontecer ou não. Provavelmente, não. Na Globo, ela não bota os pés nunca mais. Então, se o seu futuro na Record não der certo, só lhe resta se aposentar da TV brasileira de uma vez por todas. Ou então continuar sendo enfiada na nossa goela abaixo. Afinal, se ainda existe espaço para "bombas" como Faustão, João Kléber e Daniela Albuquerque, porque excluir a Xuxa?


E você, caro leitor? Tem alguma solução para a Xuxa sair do limbo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...