Não perca nenhum dos nossos posts

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Melhor da Dramaturgia em 2015



E os pontos positivos das novelas, séries, seriados ou minisséries de 2015 foram...


13º lugar: Cúmplices

Cúmplices De Um Resgate comprova que o SBT caminha para se tornar referência não só no Brasil, mas internacionalmente, em teledramaturgia infantil. Com qualidade ímpar em cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e sonoplastia, o remake mexicano adaptado por Iris Abravanel é a melhor novela infantil da emissora no quesito produção. Mais adulta que Carrossel e Chiquititas, Cúmplices aborda temas como religião, sexualidade, troca de bebês e adoção, mas tudo isso de maneira leve, colorida e com bastante música. As atuações são corretas, nada surpreendente, mas coerentes com a proposta da novela. A direção de Reynaldo Boury capricha em detalhes e o texto de Iris Abravanel enriquece a versão brasileira, comparada ao original mexicano.

12º lugar: Mister Brau

Dois atores de muito talento e carisma, um ótimo texto e uma direção bem conduzida. Eis a receita para o sucesso de Mister Brau. Lázaro Ramos, como o personagem título, e sua mulher Taís Araújo, como a dançarina Michele, formam uma dupla muito afinada. Ele, em especial, está muito solto em cena e mostrando um lado musical muito forte. O humor de Jorge Furtado, que assina o roteiro final, e sua equipe é ácido e rápido, cheia de boas tiradas. Investindo na música e no glamour para falar sobre fama e tolerância, Mister Brau consegue fazer crítica social e divertir. Já espero ansiosamente a segunda temporada!

11º lugar: Malhação Sonhos

Falar de Malhação é um caso sério. A novelinha teen já exibiu uma avalanche de temáticas e histórias por mais de vinte anos que, involuntariamente, são novamente contadas, mas de um jeito diferente. Por isso, sempre há um grande risco de cair naquela repetição cansativa e deixar o público com a falsa impressão de que é mais do mesmo. Entretanto, os autores de Malhação Sonhos, Rosane Svartman e Paulo Halm, conseguiram construir uma história repleta de bons dramas, casais cativantes, ótimo elenco e personagens carismáticos. Recuperando o prestígio dos anos gloriosos, tendo sido um enorme sucesso nas redes sociais e deixando milhares de órfãos, Malhação Sonhos foi uma das melhores temporadas da novelinha teen de todos os tempos.

10º lugar: Alto Astral

Novela despretensiosa, que começou como quem não queria nada e foi me conquistando, mesmo repleta dos mais batidos clichês do folhetim: personagens maniqueístas, vilões doentios que se deram mal no final, amores impossibilitados, vinganças, duplas identidades, segredos do passado, disfarces, mistérios, a vida além da morte... Sem novidade alguma! Nada além de tudo já visto e esperado por uma novela. Entretanto, ainda que a sua proposta tenha sido cursar pela simplicidade e a leveza, foi bem produzida e dirigida, com bom elenco, roteiro bem escrito e um humor que levemente remeteu aos áureos tempos do horário das sete da década de 1980.

09º lugar: Trama central de A Regra do Jogo

A Regra do Jogo apresenta uma trama policial sólida e próspera, de tirar o fôlego. É, por excelência, uma novela de João Emanuel Carneiro, com todas as características já vistas em A Favorita e Avenida Brasil. Entre elas, o fato da história de amor ser menos importante e estar em segundo plano. No caso de A Regra, o que vale é a história policial. Entretanto, existe um abismo gigantesco entre a trama central e as paralelas "cômicas" da novela (todas desnecessárias e massantes), que acabam comprometendo seu resultado. A Regra do Jogo é uma boa novela. Tem na receita muito mais suspense e ação do que drama e romance, deixa o público intrigado e sedento por revelações e uma dinâmica inovadora muito parecida com a de seriados americanos. Como eu já disse milhões de vezes, se fosse uma série ou uma novela das 23h só focada na facção o resultado seria bem melhor.

08º lugar: Os Dez Mandamentos

Após anos acumulando tiros n'água, a Record finalmente encontrou seu rumo na teledramaturgia ao narrar, em formato de novela, a saga de Moisés. Mesclando fatos bíblicos e tramas próprias, a autora Vivian de Oliveira soube chamar a atenção do público para a versão desta tão conhecida história da Bíblia, que teve uma bela direção e produção e efeitos especiais convincentes. O resultado: a novela fez história ao ser líder de audiência por diversas vezes e bateu de igual para igual com a Globo em seu principal horário de novelas. Não é pouca coisa! Tudo bem que o texto era ruim, o elenco irregular e teve uma "barriga" gigantesca com várias enrolações e esticamentos. Mas que Os Dez Mandamentos foi o verdadeiro "furacão" de 2015, isso ninguém pode negar.

07º lugar: Pé na Cova

Pé na Cova voltou com tudo nesta quarta temporada. O melhor do seriado é o seu texto ácido e recheado de sarcasmo proferido por inúmeros personagens nada normais. E a poesia no final é linda. O seriado caminha muito bem nessa corda bamba entre o humor e o drama. Uma tragicomédia! O texto de Miguel Falabella ficou ainda mais inspirado, afiado e inteligente.
06º lugar: Amorteamo

Fazia tempo que eu não me apegava a uma série igual aconteceu com Amorteamo. A série mais parecia um filme e uma novela ao mesmo tempo. Com a mesma delicadeza que tratava do tema morte, ela também fazia os olhinhos brilharem quando o assunto era o amor. A Globo caprichou nessa série. Mesclando drama, comédia e fantasia, ela encantou com sua trama fantástica e uma estética lúdica e primorosa. Amorteamo foi um verdadeiro show de direção, fotografia, cenografia, produção e elenco.

05º lugar: Além do Tempo

A aposta da autora Elizabeth Jhin era ambiciosa: para falar sobre reencarnação, trabalha com duas fases distintas, separadas por um salto de mais de 100 anos no tempo. Uma ideia que daria muito certo ou muito errado. No caso, deu certo. A primeira fase de Além do Tempo, que se passava no século XIX, foi impecável e encantadora. Fora o cuidado, o capricho e a beleza do material com toda a bela produção que se via no ar, a novela foi capaz de prender o telespectador apesar da narrativa um pouco mais lenta. Era o chamado novelão! Na segunda fase, que se passa nos dias atuais, a novela deu uma caidinha, perdeu um pouco do ritmo e do encanto, embora ainda há muitos conflitos e mistérios e eles acabam gerando bons ganchos. De qualquer forma, Além do Tempo já entrou para a história da teledramaturgia por sua ousada passagem de tempo em que virou "duas novelas em uma".

04º lugar: Os Experientes

Com quatro histórias independentes ligadas pelo tema do envelhecimento, a série abriu espaço para um timaço de atores veteranos brilharem. Os Experientes conseguiu fazer uma boa combinação de direção, edição, texto, trilha sonora e elenco, tudo funcionando muito bem para contar histórias emocionantes, sem ser piegas, tratando de pequenos dramas com pitadas de humor e auto-ironia. Merecia mais episódios!

03º lugar: Felizes para Sempre?

As minisséries de janeiro da Globo são sempre esplendorosas. Taí Felizes Para Sempre? que não me deixa mentir. Sua principal marca foi a ousadia. E não me refiro só pelas cenas calientes, a recorrente nudez de Paolla Oliveira ou do sexo lésbico na cama de trampolim, mas pelos diálogos adultos e inteligentes, a direção ágil e a trilha sonora que misturava ritmos diversos. Existia audácia em cada sequência, algo que envolvia, absorvia o telespectador, o fazia se importar e se sentir imerso naquela realidade. A história também era pra lá de interessante. Retratar diferentes fases da união foi realmente um trunfo da produção, pois tornou o enredo dinâmico e não tendencioso. Inevitavelmente, o telespectador acabou se identificando com algum dos personagens, todos construídos de forma bem realista e coerente. Realmente, uma belíssima produção nacional.

02º lugar: Verdades Secretas

Sem dúvida nenhuma, Verdades Secretas foi o produto que mais gerou repercussão em 2015. Temas polêmicos, uma abordagem ousada, personagens carismáticos e infames e uma trama recheada de reviravoltas, que alcançou êxito em inovar e ao mesmo tempo criar um apelo popular. Uma novela que começou cheia de clichês e assim que o público foi fisgado, mostrou a que veio e, assim como os personagens, revelou suas verdades secretas. Sem firulas, a trama tocou fundo em temas como a prostituição no mundo da moda (o famoso "book rosa") e drogas, abusando de cenas fortes, impactantes e sensualidade, incluindo muitos nudes... E põe nudes nisso! O texto didático do autor não tirou o brilho de Verdades Secretas, uma trama forte e memorável que deu o que falar do início ao fim.

01º lugar: Sete Vidas


Uma poesia diária, uma aula de dramaturgia da mais altíssima qualidade. Essa foi Sete Vidas, a melhor novela do ano. Partindo de uma premissa das mais modernas (novas configurações familiares formadas com o encontro de meios-irmãos gerados a partir de um doador anônimo), Lícia Manzo trouxe a tona uma discussão muito pertinente nos dias atuais, mas pouco discutida. Seu grande mérito foi o texto delicado e sutil ao abordar um tema que poderia ser de difícil entendimento para o tradicional público do horário das seis. Também foi discutido o preconceito contra famílias formadas por casais do mesmo sexo, mas sem ser didático e levantar bandeiras, nem chocar a Família Brasileira. Sete Vidas emulava a realidade com abordagens verossímeis, mas, acima de tudo, era folhetim puro. Só que sem vilões e mocinhos, sem gente sendo morta, sem baixarias e sem mocinha sofrendo porque o grande amor da sua vida lhe abandonou. Tinha sim gente que errava e acertava, que amava e perdoava, gente um pouco boa e um pouco má, homens que botam os pés pelas mãos, mulheres que seguravam a barra da própria vida, assim como vemos na nossa família, nos nossos amigos, em todo lugar. Os personagens tinham alma, tinham vida e eram movidos pela emoção. Não é a toa que o público criou empatia, se envolveu e se identificou. As situações, conversas e discussões foram sempre exibidas de forma emocionante. #LíciaManzoNoHorárioDasNoveJá


Obviamente, a lista é baseada unicamente na opinião desse que vos escreve. Portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. Cabe a cada um dos leitores concordar ou não, dar a sua opinião, completar a lista, me esculhambar nos comentários...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...