Não perca nenhum dos nossos posts

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

As Melhores Atrizes de 2015



E as atrizes que mais brilharam na telinha em 2015 foram...


15º lugar: Larissa Manoela

Larissa está muitíssimo bem na pele das protagonistas principais de Cúmplices de um Resgate e sua escalação foi um grande acerto. Ela consegue diferenciar perfeitamente por meio de trejeitos e expressões faciais quem é a Isabela, quem é a Manuela e, principalmente, quando a Isabela está se passando pela Manuela ou vice-versa. A menina tem talento de gente grande e o SBT fez muito bem em segurá-la no time após o sucesso da mimada Maria Joaquina em Carrossel. Pode ser que eu esteja exagerando, mas a interpretação da Larissa não deixa nada a desejar para a da Glória Pires em Mulheres de Areia.

14º lugar: Arlete Salles

Um dos poucos pontos positivos do trambolho Babilônia era a preconceituosa e arrogante Consuelo, vivida brilhantemente por Arlete Salles. A atriz finalmente ganhou uma boa personagem após ter sido tão desvalorizada em Fina Estampa e só ter feito pequenas participações desde então. Arlete esteve impecável e conseguia divertir com as tiradas dessa senhora que transbordava hipocrisia.

13º lugar: Ana Beatriz Nogueira

A intérprete da rancorosa e amargurada Emília é tão talentosa que fez a autora mudar o rumo de Além do Tempo. Isso porque a personagem morreria logo no início da primeira fase e só voltaria na segunda. Mas Ana agradou tanto que Elizabeth Jhin a manteve viva na trama. E essa decisão foi muito sábia. Afinal, a atriz foi levada a demonstração extrema de emoção (o que não foi pouco), presenteando o público diariamente com ótimas cenas.

12º lugar: Adriana Garambone

Enquanto não encontramos uma vilãzona daquelas no horário nobre global, a Record nos presenteou com a Yunet, a bruxa-mor de Os Dez Mandamentos. A vilã não existiu de verdade na história de Moisés. Foi inventada pela autora. Mas você há de concordar comigo que a trama não teria a mesma graça sem ela, né? Sem a Yunet, a autora jamais teria conseguido fazer a novela durar mais de 160 capítulos. E a Garambone segurou perfeitamente a peteca e provou ter talento e competência para enfrentar muito bem uma vilã que tinha tudo para cair na caricatura.

11º lugar: Camila Queiroz

A sua missão não era nada fácil: estrear logo de cara como protagonista em uma novela da Rede Globo num horário tardio que permite cenas mais ousadas e com bastante nudez. Um conjunto de fatores bem assustador para uma iniciante, não é mesmo? Mas, contrariando todas as desconfianças, Camila Queiroz tirou de letra o desafio e se tornou a grande revelação de Verdades Secretas. Me arrisco a dizer que a intérprete da Angel é um dos maiores achados da teledramaturgia dos últimos tempos.

10º lugar: Giovanna Antonelli

Um dos grandes acertos de A Regra do Jogo é a Atena. Ainda que seja uma vilã muito mais cômica do que cruel, ela encanta com seu charme, humor, leveza e tiradas, sendo a melhor personagem da trama. Não é exagero afirmar que o mérito do sucesso de Atena é inteiramente de Giovanna Antonelli, que, mais uma vez, rouba a novela para si, provando que desempenha com brilhantismo qualquer papel que lhe é proposto.

09º lugar: Paolla Oliveira

O bumbum do ano deixou os homens ba-ban-do e as mulheres morrendo de inveja. Na minissérie Felizes Para Sempre?, Paolla mostrou que sabe como poucas dosar talento e sensualidade a serviço de um papel. Pouco depois de despertar paixões e provocar estragos como a Danny Bond, a atriz ressurgiu tão impactante quanto na pele da vilã Melissa, em Além do Tempo, que vem expondo de forma primorosa o seu lado sombrio gradativamente, repetindo o traço de descontrole emocional da primeira fase. A atriz tem brilhado nas cenas, amadurecendo a cada trabalho. Após dois maus momentos vivendo duas mocinhas insossas que não agradaram (a Marina de Insensato Coração e a Pamonha de Amor A Vida), interpretar dois tipos diferentes esse ano fez bem pra ela. Está cada vez mais segura e convincente.

08º lugar: Alinne Moraes


A atriz vem honrando o posto de heroína na história de Elizabeth Jhin. A personagem é a típica mocinha sofredora, que padece a história inteira enfrentando os mais diversos tipos de dificuldades, principalmente emocionais. Entretanto, apesar de carregar todos os clichês possíveis do gênero, Lívia não é um perfil que irrita e nem se mostra uma passiva idiotizada. Alinne soube aproveitar todos os dilemas da sua mocinha para mostrar o seu talento e tem brilhado sempre que aparece em cena.

07º lugar: Marieta Severo

Após quase quinze anos afastada das novelas, Marieta teve um retorno triunfal em Verdades Secretas. O talento dessa veterana atriz é tão admirável que todos os traços da carismática Dona Nenê na série A Grande Família foram aniquilados logo na primeira cena em que a prepotente cafetina Fanny Richard apareceu em cena. O papel foi um grande presente do autor Walcyr Carrasco para esta fantástica profissional e também para os telespectadores.

06º lugar: Isabelle Drummond

Viver mocinhas não é fácil. Mas assim como a Alinne Moraes com a sua Lívia, Isabelle Drummond também superou muito bem esse desafio. Júlia foi uma das personagens mais importantes de Sete Vidas, responsável por todo o desenvolvimento da história. Ela foi o grande elo de ligação de todas as pontas do enredo tão bem construído pela Lícia Manzo. E, por ironia, era a única dos sete irmãos que não tinha qualquer laço sanguíneo com o Miguel (Domingos Montagner), o que deixou a trajetória da personagem ainda mais atrativa e rica dramaturgicamente. O grau de dificuldade deste papel era muito alto e qualquer atriz mais limitada não conseguiria fazê-lo com tanta competência. Entretanto, Isabelle o fez com total competência e, com toda certeza, a Júlia foi o melhor papel da sua carreira.

05º lugar: Débora Bloch

Em Sete Vidas, Débora foi muito exigida pela autora Lícia Manzo, que escreveu inúmeras cenas complicadas e cheias de sentimentos que precisavam ser expostas pela atriz. E ela convenceu em todas as sequências e não é exagero constatar que Débora viveu um grande momento profissional como a correta Lígia. Há tempos que eu não via a Débora Bloch viver um tipo tão rico e complexo, que exigiu tanto da sua capacidade dramática. Há mais de 30 anos na televisão, a atriz sempre foi lembrada mais por seus personagens cômicos. E só agora teve a oportunidade de ganhar uma personagem tão importante e densa.

04º lugar: Drica Moraes

Depois do mico que pagou em Império como Cora, a vilã cheiradora de cuecas e soltadora de puns que até rejuvenesceu na Marjorie Estiano, Drica voltou a trabalhar com Walcyr Carrasco, o autor que mais a valorizou, e ganhou um papel a altura do seu talento. A Carolina de Verdades Secretas parecia ter sido escrita especialmente para a atriz, que a interpretou magnificamente.

03º lugar: Cássia Kis

Cássia ficou só até o capítulo 43 em A Regra do Jogo, mas se apresentou como uma das personagens mais interessantes e queridas da novela. Mais do que isso, a intérprete de Djanira entregava-se em todas as suas cenas e emocionava o público, o que contribuiu para impulsionar o início da trama. Foram muitos momentos dramáticos e Cássia protagonizou todos com extrema maestria. Até hoje não perdoo o João Emanuel Carneiro por ter tirado a Cássia Kis tão precocemente da novela.
02º lugar: Irene Ravache

Irene é o maior destaque de Além do Tempo. Quando a história se passava no século XIX, ela conseguiu expor com maestria todo o ódio de uma vilã fria, arrogante e cruel como a Condessa Vitória, assim como também teve uma habilidade incrível para exibir um lado mais frágil, sensível e carente dessa dura mulher, fazendo com que o público nutrisse certo carinho por ela. Agora, na segunda fase, Irene, mais uma vez, conseguiu provocar a piedade e a torcida do público, protagonizando cenas emocionantes. Irene Ravache conseguiu dar uma outra cara à megera nos dias atuais, mas sem perder a essência da personagem, que segue com boas tiradas ácidas e irônicas e, vira e mexe, continua destilando seu amargor. Só mesmo uma atriz grandiosa do porte de Irene para conseguir essa façanha.

01º lugar: Grazi Massafera

Se alguém ainda tinha dúvidas do talento de Grazi, a sua performance dramática em Verdades Secretas serviu para acabar de vez com essa desconfiança. A entrega incondicional ao papel de uma modelo decadente que se torna dependente de crack, com direito a muitas cenas terrivelmente angustiantes e assustadoras, comprovou a evolução do talento da atriz. Larissa foi um grande divisor na carreira da atriz. Depois de ter sido desprezada por crítica e público e até por atores da Globo, que viam nela tão somente uma mulher de sorte que foi alçada ao sucesso unicamente pela beleza após sair do BBB, Grazi mandou os desafetos para o paredão e os fuzilou com beijinhos no ombro. Nunca que a gente poderia imaginar que, um dia, Grazi Massafera seria mais merecedora ao posto de melhor atriz do ano do que a Irene Ravache e a Cássia Kis, né? 


Obviamente, a lista é baseada unicamente na opinião desse que vos escreve. Portanto, está sujeita a injustiças e esquecimentos. Cabe a cada um dos leitores concordar ou não, dar a sua opinião, completar a lista, me esculhambar nos comentários...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...