Não perca nenhum dos nossos posts

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

'Totalmente Demais' é totalmente clichê, mas diverte!


Em tempo de crise no horário nobre, é melhor não arriscar. Esse deve ser o pensamento da direção da Globo ao definir Totalmente Demais como a substituta de I Love Paraisópolis. A nova novela das sete é uma colcha de retalhos de tudo o que já foi visto em termos de folhetim. Uma espécie de My Fair Lady do mundo da moda, 'Totalmente Demais' tem uma pegada jovem e, até aqui, um desenrolar correto que, se não traz nada de novo, ao menos diverte. Para quem não conhece, 'My Fair Lady' é um filme baseado na peça Pigmalião que conta a história de Eliza Doolittle, uma mendiga que vende flores pelas ruas de Londres. Em uma dessas rotineiras noites, ela conhece Henry Higgins, um culto professor de fonética que possui uma incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, aposta com um amigo que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade. A história de 'Totalmente Demais' é, basicamente, a mesma coisa. Percebam que até o nome da protagonista é o mesmo. Como em um conto de fadas, a gata borralheira sonha com seu príncipe encantado e até chama Arthur (Fábio Assunção) assim, sem imaginar que ele não passa de um sapo. Enquanto isso, o sapo ao seu lado, Jonatas (Felipe Simas), pode ser o seu verdadeiro príncipe. Tal como no clássico filme, Arthur também aposta que irá transformar Eliza. Mas, ao invés de uma grande dama da sociedade, a Eliza de 2015 há de se tornar uma new face do mundo da moda.

E é aí que 'Totalmente Demais' esquece 'My Fair Lady' e mira em O Diabo Veste Prada. O núcleo da moda da trama está inserido na redação da revista que dá nome à trama, cuja chefe, Carolina (Juliana Paes), não mede esforços para transformar sua pequena publicação em uma referência no segmento. E ainda tem um caso mal resolvido com Arthur, de quem quer ter um filho. Aliás, foi com ela que o agenciador de modelos apostou que faria Eliza vencer o concurso 'Garota Totalmente Demais'. Até o momento, Carolina ainda não pode ser considerada uma vilã de fato. Mas quando a heroína vendedora de flores à la a mexicana Maria Mercedes bater de frente com a Miranda Priestly tupiniquim, pode ser que isso aconteça. Até porque já está bem previsível que Arthur acabará se apaixonando por Eliza nessa sua missão em "domesticar" a moça. Aí já viu tudo, né? Como se vê, referências são o que não faltam na trama. Totalmente Clichê! O que não é nenhum demérito, diga-se de passagem. Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm, responsáveis também pela ótima Malhação Sonhos, têm como ponto de partida uma trama batida e recorrente, mas souberam fazer bom uso de todos os elementos dos quais dispõem. Criaram uma gama de poucos, mas bons personagens, e os colocaram em situações envolventes e que divertem.

Marina Ruy Barbosa dá vida a uma mocinha que, mesmo sonhando com o príncipe encantado, é casca-grossa e esconde um romantismo, fugindo um pouco do esteriótipo. A origem sofrida de Eliza comove e leva à torcida para que se dê bem. Galã dos anos 90, Fábio Assunção volta ao posto maduro vivendo um tipo que, até aqui, não tem cores de herói, porém, é carismático e será responsável pela grande transformação na vida de Eliza. Juliana Paes, apesar de ainda estar um pouco contida e um tanto caricata, também deve render quando finalmente bater de frente com a mocinha. E Felipe Simas está batendo um tremendo bolão vivendo o batalhador e romântico Jonatas. O ator evoluiu bastante desde o último papel e seu "empresário das ruas" em nada lembra o Cobra da 'Malhação Sonhos'. De quebra, ainda há na espinha dorsal da trama o casal Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter), donos da Bastille e parceiros da Totalmente Demais. Ele é apaixonado por Carolina, mas se mantém no casamento devido a um trauma passado, quando perdeu uma filha. E ela, apesar da amargura, se mantém solar e briga pelo marido com dignidade. Sempre ótimo ver Pasmanter em cena. Ela e Martins sempre formam uma ótima dupla!


E como se trata de uma novela das sete, o humor é uma constante. Neste filão, quem vem rendendo é o casal Dorinha (Samantha Schmutz) e Zé Pedro (Hélio de la Peña). Típico casal folgado de classe baixa, os dois querem mais é se encostar na boa vida de Carolina, irmã de Dorinha. Ao contrário de certas novelas cofcofARegraDoJogocofcof, os núcleos cômicos de 'Totalmente Demais' tem ligação com a trama principal e realmente divertem. Schmutz é uma atriz cômica de mão cheia e o ex-Casseta surpreende positivamente ao encarnar um personagem que não é uma sátira de novela. Outra que também está impagável é Juliana Paiva como a deslumbrada Cassandra, que não mede esforços para se tornar famosa, embora a personagem lembre muito a Fatinha da Malhação 2012. Falando em destaques no elenco, vale mencionar Malu Galli (Rosangela), Julianne Trevisol (Ju), Daniel Rocha (Rafael), Pablo Sanábio (Max), Marat Descartes (Pietro) e Leona Cavalli (Gilda). Palmas também para a direção de Luiz Henrique Rios, que confere um ar jovial e moderno à trama.

Resumindo, 'Totalmente Demais' é um grande deja vu. Entretanto, é bem escrita, divertida e com um elenco competente. Para os fãs de tramas leves e despretensiosas, é um prato cheio!



VOTE NOS MELHORES E NOS PIORES DA TV EM 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...