Não perca nenhum dos nossos posts

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Com subcelebridades inexpressivas e apresentador sem carisma, Mara Maravilha conseguiu ser maior do que a ' Fazenda 8'


Subcelebridades sem carisma dentro de um formato desgastado e com total falta de transparência e pulso firme. Assim podemos definir o que foi a oitava temporada de A Fazenda. A produção fica praticamente o ano inteiro escolhendo o elenco e quando batem o martelo temos um grupo tão xoxo e aguado de presente?! Foi uma falta geral de carisma, com artistas abaixo do que podemos dizer do termo subcelebridade. Por isso, Mara Maravilha chamou para si todas as câmeras. Além de ser a mais conhecida, foi a única que entregou um material realmente interessante para a edição.


O fato de haver um grande número de quase anônimos entre os selecionados não chega a ser um problema. Outras edições também estrearam com muitos desconhecidos, mas decolaram depois que essas figuras mostraram grande talento para participar de um reality show. Ou seja, não é preciso ser muito famoso para provocar barracos, fazer coisas engraçadas, causar confusão, enfim, divertir o público. E a única participante que conseguiu fazer tudo isso e mais um pouco foi a Mara Maravilha. A cantora engrenou todas as discussões e todos os acontecimentos ocorridos dentro desta temporada, movimentando não somente os participantes, como também, a audiência. Sem Mara, o Ibope do reality show nunca mais foi o mesmo. No dia da eliminação, A Fazenda registrou 11 pontos. Foi a última vez que o reality alcançou números acima dos 10 pontos (só veio conseguir ontem, na grande final). Em um momento raro, talvez inédito em um reality show, um grupo de peões da Fazenda se reuniu para pedir a saída da participante gritando aos berros: "Fora, Mara!"


A cena, surpreendente, dá uma boa ideia do impacto que a presença de Mara causou no programa. A cantora, com seu comportamento extravagante, se tornou inimiga de boa parte dos participantes. Inteligente, Mara provocou, fez intriga, disse verdades na cara, irritava, chamava a atenção de todos para si. Em alguns momentos, se fez de doida e causou punições para todo o grupo de forma voluntária. Como fazendeira, foi ainda mais abusada, se colocando na posição de rainha. Não pode haver personagem melhor em um reality show como esse! Mara é do tipo que ou você ama ou você "ama" odiá-la. Não há meio termo. Eu preferi amar! A sua eliminação significou a aniquilação da atual temporada. Sem a grande protagonista, coube a um bando de coadjuvantes tentar levar o reality a diante. Sem sucesso, é claro! Mara ainda conseguiu se manter com mais evidência que os próprios finalistas até mesmo depois de eliminada. Ela foi a atração principal em meia dúzia de programas da Record e se envolveu em mais uma polêmica com Douglas na festa final. Para o bem ou para o mal, Mara foi a responsável por salvar essa temporada do fracasso total. Pode parecer exagero, talvez até seja, mas a cantora conseguiu ser maior do que o próprio reality em que participou.


O time de 2015 ainda foi composto por Ana Paula Minerato, Marcelo Bimbi, Douglas Sampaio, Rayane Morais, Carla Prata, João Paulo Mantovani, Thiago Servo, Ovelha, Quelynah, Luka Ribeiro, Li Martins, Rebeca Gusmão, Veridiana Freitas, Edu K. e Amaral. Douglas, o campeão, e Ana Paula, que ficou em segundo lugar, foram bons coadjuvantes na atração. O primeiro falava bastante palavrão e tinha um jeito explosivo que rendeu boas confusões para a edição (tanto é que foi apelidado por Mara de "Hulkinho"). Já a ex-Panicat divertia devido a sua ingenuidade e não por acaso foi uma das participantes mais queridas pelos demais e também pelo público. Tanto que era a franca favorita para vencer depois da saída de Mara (que, inclusive, declarou sua total torcida para ela). Porém, o resultado surpreendeu e decepcionou muita gente: com 52,9%, Douglas foi eleito o campeão. Há quem diga que os três tapas que Mara deu nele no dia anterior serviu para ele se vitimizar. E como brasileiro tem memória fraca e adora um "coitadinho" em reality show, aí já viu tudo, né...


Além de Douglas e Ana Paula, o outro finalista foi Luka, que foi direto para a final bem antes do encerramento do programa. Não sei porque a direção do programa teima nesse expediente que em nada beneficia ao jogo e só impede na escolha dos favoritos do público para a final. Não é a toa que Luka teve míseros 0,54% dos votos na final. Para uma "planta", achei foi muito. Pausa para risos!


Por fim, A Fazenda 8 marcou a estreia de Roberto Justus no comando, no lugar de Britto Jr. O apresentador, no entanto, não conseguiu ser muito diferente do seu antecessor. Muito preso ao texto que precisava ler, a sua animação muitas vezes soou forçada. Isso sem falar na sua total "imparcialidade", né? Chegava a ser nítido o favoritismo do apresentador por certos peões do jogo.

#VergonhaRecord
Não é de hoje que as informações e regras da #AFazenda chegam à conta gotas para o público. Mas não posso me calar diante da omissão e/ou falta de pulso firme da direção da Record diante dos últimos acontecimentos do reality show. Já começo falando da selvageria da Rebecão, que detonou com as coisas da Mara. Me digam com toda a sinceridade: vocês já viram uma cena como essa em algum reality show desse mundo? Eu não! E o que a Record fez? Nada! Isso com o precedente de que, ao perceber que a Mara se acalmava ao ver as fotos da mãe, a dita cuja foi lá e roubou essas fotos para desestabilizá-la no jogo e a direção do reality show nunca obrigou que ela devolve-se essa fotos, afinal, isso é uma coisa pessoal e de recordação. Me desculpem, mas isso pra mim não é estratégia, e sim pura crueldade! E o que dizer daquele "panelaço" ridículo que as sub-sub-subcelebridades fizeram pedindo a saída da Mara? Ora, se não estão aguentando ela, porque vocês mesmos não pedem pra sair? É jogo de resistência, de convivência! E, verdade seja dita, se juntar essa Rebecão, Thiago, aquela ex-Rouge, aquele ator que fez mil e uma novelas e ninguém conhece, aquela ex-dançarina do Faustão e todos os outros que pediram "Fora Mara!", não dá uma Mara Maravilha pra segurar essa Fazenda como ela está conseguindo. Enfim... Como se não bastasse ficar calada diante desse vandalismo que a moça, o moço, sei lá o que a Rebecão é, fez com as coisas da Mara, A Record simplesmente interrompeu a transmissão online 24 horas da Fazenda após uma briga envolvendo dois peões durante a noite desta sexta-feira (23/10). Que espécie de 24 horas é esse que não mostra o reality 24 horas por dia?! Antes do corte, a transmissão não deixou claro se houve agressão entre os peões e os detalhes sobre a briga só foram revelados apenas no programa deste sábado... Da maneira que a direção da emissora quis, é claro! Acabou que Thiago foi quem desistiu de continuar participando. O peão já havia tocado o sino antes da briga envolvendo Douglas na sexta-feira e está fora do reality. Ainda bem! Menos um sub-sub-subcelebridade chato no jogo! E, mais uma vez, nenhuma punição foi tomada. Olha que eu não gosto dos exageros do Boninho no BBB, mas eu tenho certeza absoluta que isso jamais teria acontecido se ele estivesse no comando da Fazenda. E se tivesse acontecido, a Rebecão estaria fora, expulsa ou seria severamente punida. Agora fazer de conta como se nada de sério tivesse acontecido é fazer o telespectador de trouxa, né? E olha que as pessoas adoram dizer que é a Globo quem omite os fatos e mascara a verdade, hein... #VergonhaRecord
Posted by Eu Critico Tu Criticas on Domingo, 25 de outubro de 2015

É de se lamentar a falta de transparência da produção, que a cada ano, ironicamente, fica ainda mais explícita. A emissora cortou o sinal das suas transmissões 24 horas como bem queria, evitou mais uma vez informar ao público o teor dos tais envelopes da arca e deixou de mostrar cenas polêmicas para o público. A briga de Mara com Douglas na festa final, que teve até tapa na cara, foi extremamente mal explicada e mal editada, assim como a intensa briga envolvendo Douglas e Thiago, culminando na saída deste último, que deixou mais dúvidas do que certeza na cabeça dos telespectadores. Outro ponto crucial foi a falta de pulso firme da direção do reality. Já começo falando da selvageria da Rebeca em destruir, quebrar e roubar os pertences de Mara. Me digam com toda a sinceridade: vocês já viram uma cena como essa em algum reality show desse mundo? Eu não! E o que a Record fez? Nada! Entre muitas outras situações. Olha que eu não gosto dos exageros do Boninho no BBB, mas eu tenho certeza absoluta que isso jamais teria acontecido se ele estivesse no comando da Fazenda. E se tivesse acontecido, haveria expulsão ou algum tipo de punição. Agora fazer de conta como se nada de sério tivesse acontecido é fazer o telespectador de trouxa, né? E olha que as pessoas adoram dizer que é a Globo quem manipula a verdade, hein... #VERGONHARECORD


Com média geral de nove pontos, A Fazenda 8 não tem motivos para exaltações. O reality vem piorando a cada ano, as subcelebridades selecionadas são cada vez mais inexpressivas e há um explícito sinal de esgotamento. E tudo piora ainda mais com a falta de transparência, prejudicando a credibilidade do programa, que já não anda nada bom. Já foi confirmado que haverá A Fazenda 9, também sob o comando de Justus. Só resta saber se ainda há subcelebridade para mais uma edição.


E vocês? O que acharam da oitava edição da Fazenda?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...