Não perca nenhum dos nossos posts

sábado, 5 de dezembro de 2015

Teorias: A Regra do Jogo



A Regra do Jogo se aproxima do capítulo 100 (que deve ser exibido na véspera de Natal) e, como é esperado nas tramas de João Emanuel Carneiro, deve acontecer uma virada na história. Com isso, várias teorias já começaram a surgir nas redes sociais. Para tentarmos decifrar essa enigmática trama que JEC criou, reunimos e criamos algumas teorias. Será que acertamos? Vamos conferir:

1. Tóia (Vanessa Giácomo) é a cura da doença de Romero (Alexandre Nero)


Teoria: O interesse de Romero em Tóia não seria apenas na sua herança, mas, na verdade, no sangue que corre nas veias da moça, que contém uma substância experimental, injetada pelo seu pai cientista antes de ter sido assassinado lá no Massacre da Seropédica, capaz de curar doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, da qual Romero é portador. Dessa maneira, o sangue de Tóia é a única salvação para a sua doença e é por isso que, mesmo apaixonado por Atena, ele não larga Tóia e faz de tudo para salvá-la de Zé Maria, que, desde que descobriu toda origem da jovem, quer matá-la. O objetivo de Romero é fazer com que a jovem se apaixone por ele e acabe "doando" o antídoto contido em seu sangue para curar sua doença degenerativa.
O que achamos: Ficção científica pura! Depois dessa, definitivamente, A Regra do Jogo é uma série americana disfarçada de novela. Ideia ousada, afinal, fugiria do óbvio das produções brasileiras.

2. Romero é o assassino de Djanira (Cássia Kis)


Teoria: Romero fez de tudo para conquistar a confiança de Tóia e jogá-la contra a própria mãe, acusando Djanira de ter mentido sobre a origem da mocinha. Entretanto, ela acabou descobrindo que as reais intenções de Romero em Tóia não somente era em relação a herança da jovem, mas também que ela seria a cura para a doença do ex-vereador. Romero sabia que Djanira acabaria revelando todos os seus podres para Toia e a moça iria acreditar na mãe, afastando-se dele. Sem saída, ele se aproveita do tiroteio entre polícia e facção na boate do Morro da Macaca para assassinar Djanira, evitando, assim, que Tóia descubra toda a verdade sobre ele. Sem a professora em seu caminho, seria mais fácil manter a jovem sob sua influência.
O que achamos: Um filho matando a mãe?! A Família Brasileira iria infartar! Mas faz todo sentido. Sem falar que a própria Djanira acusou Romero de ter efetuado o disparo na cena de sua morte.

3. Atena (Giovanna Antonelli) é, na verdade, uma policial disfarçada


Teoria: A missão da loira seria se infiltrar na facção e descobrir quem é o 'Pai', grande líder da quadrilha.
O que achamos: Ideia interessante, mas sem o menor sentido. Afinal, o comportamento dela antes de se envolver com a quadrilha já mostrava que ela é especialista em golpes. Ou vocês não se lembram dos capítulos iniciais em que a loira fingia ser amiga da Sumarinha (Karina Teles) para dar um golpe nela? Atena é uma trambiqueira de mão-cheia, mas policial infiltrada, seria muito contraditório com a Atena que foi mostrada desde o primeiro capítulo.


4. Zé Maria (Tony Ramos) é o pai biológico de Romero


Minha teoria: Djanira acolheu Adisabeba (Susana Vieira) em sua casa ainda jovem no Morro da Macaca e acabou se envolvendo com o namorado dela, o Zé Maria, de quem engravidou de Romero. Porém, Djanira era casada com outro homem e escondeu a paternidade de Romero do seu marido. Ao descobrir que não era pai de Romero, o marido de Djanira ficou enfurecido e a abandonou. Desde então, ela criou Romero sozinha, mas sempre nutriu um grande rancor pelo garoto, já que ele "destruiu" seu casamento e foi fruto de sua relação extraconjugal com Zé Maria.
Porque achamos isso: Desde o início da novela, observamos a grande rivalidade e ódio entre Romero e Zé Maria. O ex-vereador sempre insinuou que Djanira sempre preferiu Zé Maria a ele, uma vez que ela escolheu cortar relação com o filho por acreditar na inocência do bandidão. Essa relação conturbada entre pais e filhos é uma marca registrada nas novelas do JEC, como no caso de Jorginho (Cauã Reymond), em Avenida Brasil, que odiava a mãe, Carminha (Adriana Esteves), e sempre vivia "caindo na porrada" com o tio, Max (Marcelo Novaes), que, na verdade, era seu pai; e com a Lara (Mariana Ximenes) de A Favorita, que nunca gostou de Dodi (Murilo Benício), seu próprio pai, e era odiada pela própria mãe, Flora (Patrícia Pillar), que a chamava dos piores adjetivos. O autor sempre faz as combinações mais improváveis de parentesco, sendo comum o fato do personagem principal odiar tanto o pai biológico quanto a própria mãe.

5. Quem é o Pai?


Em A Regra do Jogo, temos uma facção criminosa, cujo símbolo é um quadrado inclinado, cortado por linhas retas em cada um dos lados. A ação dos criminosos, que se saúdam com o lema "Vitória na guerra!", é nefasta, com mortes e roubos em seu histórico. Como organização, possui uma hierarquia rígida que alude a formação familiar tradicional. O Pai, cuja identidade é o grande mistério da novela, encabeça a onda de horror. Tudo está sob seu comando, mas não sabemos quem é. Como a novela se aproxima do centésimo capítulo, esse mistério sobre quem é o grande chefão da quadrilha está prestes a ser revelado. E, analisando cuidadosamente todos os personagens, chegamos a conclusão de que apenas Adisabeba (Suzana Vieira) e Gibson (José de Abreu) podem ser o Pai da facção. Segue abaixo o porquê de cada um. Mas, antes, assistam ao teaser de A Regra do Jogo:


- Adisabeba é o Pai da facção:


No teaser da novela, os personagens estão separados por roupas brancas e pretas (cores que costumam representar quase sempre o bem e o mal, respectivamente) e aparecem como peças de xadrez em um piso que simula um tabuleiro do jogo. Os únicos personagens que estão vestidos de preto são Atena, Orlando (Eduardo Moscovis), Zé Maria e... Adisabeba! Se todos os outros três são vilões, por que ela está do lado do mal também? Seria uma dica do autor em relação ao chefão da facção criminosa? O Pai, na verdade, seria a Mãe? É uma possibilidade bem grande, até porque a personagem seria a loira má do JEC da vez, afinal, toda novela do autor tem uma vilã loira diabólica e Atena tem se mostrado mais uma picareta do que uma vilã cruel. Sem falar também que Adisabeba ama Zé Maria e sempre o defende em excesso. Depois que o Tio (Jackson Antunes) foi preso, foi o Zé Maria quem assumiu o seu lugar. Por que o Pai preferiu escolher justo o pai de Juliano (Cauã Reymond) para ser o novo Tio da facção ao invés do Orlando, que tem muito mais status que ele? Simples: Zé Maria foi promovido porque o Pai é apaixonado por ele (no caso, a Bebinha). Outro fato importante que devemos lembrar é que Adisabeba não demonstrou nenhum sofrimento pela morte de Djanira, sua "melhor amiga". E ela sempre sabe de tudo o que acontece por meio de Tóia, Zé Maria e Juliano (Cauã Reymond). Além do mais, Adisabeba vive sendo mostrada como uma mulher alegre e bem-humorada e cheia de boas tiradas. Seria um disfarce perfeito.

- Gibson é o Pai da facção:


Em cenas curtas, que podem passar despercebidas por telespectadores desavisados, e que ainda vão para o ar, o JEC dará pistas sobre Gibson, segundo o site Notícias da TV. Parece que o empresário sabe que sua filha Kiki (Deborah Evelyn) está viva e ainda pode ser o misterioso Pai. Após a primeira aparição de Kiki para o público, uma cena irá mostrá-la conversando com Zé Maria sobre seu sequestro e o quarto que serviu de cativeiro: "Às vezes eu não aguento e venho para cá. Aqui eu me acalmo. Eu vivi oito anos dentro desse quartinho, sem ninguém me achar. Eu me sinto segura aqui". "Eu era o teu carcereiro. E agora eu só queria que você ficasse bem. Eu fico pensando se o teu pai não tá certo. Talvez fosse bom pra você mudar pra uma outra casa, uma outra cidade, num outro Estado. Quem sabe até outro país? Pra Argentina, por que não?", dirá Zé Maria, mostrando que se sente culpado e citando o pai de Kiki. Antes disso, porém, uma cena deixará no ar que Gibson pode ser o Pai da facção. Orlando será levado por Zé Maria para conhecer o tão temido chefe. Ele será vendado para não ver o caminho e só aparecerá novamente no final do capítulo, sorridente, chegando em casa ao lado do sogro. Seriam pistas falsas do JEC? Gibson pode até não ser o Pai, mas tenho certeza que ele tem algum esquema da facção. Esse discurso dele é totalmente hipócrita. José de Abreu interpreta um bilionário reacionário e militarista que diz em alto e bom som não gostar de pobres, negros e gays. É extremista em tudo: do conservadorismo político à sovinice. Da ausência de emoções ao julgamento impiedoso dos membros de sua família disfuncional. Minha teoria: Kiki descobriu que Gibson era o Pai da facção e ele, para não matá-la, forjou o sequestro da filha.

6. Atena derrubará o Pai e assumirá o comando da facção



Minha teoria: A prova de que tudo o que foi mostrado nesse teaser vem sendo desenvolvido na história é a entrada de Atena na facção. Ela quase foi assassinada por Tio, mas acabou provando sua lealdade se negando a matar Romero, entrando para o time. O fato explica a rápida cena em que a 171 diz para Orlando "Vai lá!". Mas que ordem seria essa? E qual a razão do poderoso integrante da facção ter obedecido? Atena conseguiu ingressar na facção e com certeza deve subir na hierarquia conforme for ganhando prestígio ao longo da trama. Em algum momento, talvez depois que Romero preferir ficar com a Tóia do que com ela, a loira irá se envolver com Orlando e também passará a ter poder sobre ele e possivelmente irá eliminá-lo. Assim que a oportunidade aparecer, Atena derrubará o "Pai" Adisabeba, assumindo o comando da facção. Isso explica ela ter derrubado uma peça no tabuleiro. Não há como identificar o perfil, pois colocaram um figurante na situação apresentada. Mas, no teaser, a jogada que ela fez foi xeque-mate, um ataque decisivo ao Rei, peça mais importante do jogo de xadrez, em que não há chance de fuga ou defesa, implicando no término da partida e na derrota do jogador atacado. E como a identidade do Pai será revelada por volta do centésimo capítulo, isso torna possível a sua destituição por outra pessoa. No caso, Atena.


Agradecimentos mais que especiais ao @VerTelevisao, que nos ajudou a montar a maioria das teorias apresentadas. Será que acertamos? E vocês? Tem alguma teoria para A Regra do Jogo?



VOTE NOS MELHORES E NOS PIORES DA TV EM 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...