Não perca nenhum dos nossos posts

domingo, 20 de dezembro de 2015

O Melhor e o Pior da Semana (14 à 19/12)




O PIOR: GIBSON COMO "PAI" FOI PURA FRUSTRAÇÃO



No capítulo dessa quarta (16/12) em A Regra do Jogo, finalmente foi revelado quem, afinal, é o Pai, assim chamado o grande líder misterioso da facção criminosa que movimenta a história. Adepto das grandes reviravoltas, João Emanuel Carneiro, desta vez, economizou na surpresa e optou pelo óbvio. "Ah, não, o autor não vai dar essa bobeira. Ele é mais esperto que isso", cheguei a imaginar. Mas não. Realmente foi revelado que o empresário Gibson (José de Abreu) é mesmo o manda-chuva da facção. Digo que o autor economizou na surpresa porque já tinha vazado na imprensa semanas antes do capítulo ir ao ar e porque havia muitos indícios de que era mesmo Gibson o chefe da facção. Afinal, ele é dono do laboratório que enriqueceu com o roubo da fórmula do medicamento do pai da Tóia (Vanessa Giácomo), razão de todo o famigerado "Massacre na Seropédica". Além disso, a confiança, aparentemente cega, que ele depositava em Orlando (Eduardo Moscóvis) sempre foi suspeita.

Isso sem falar que o José de Abreu já apoia uma facção na vida real, então apoiar outra na ficção ia ser fichinha! Enfim, dentre os personagens da trama, era mesmo Gibson ou Adisabeba (Suzana Vieira) quem mais tinham condições de estar à frente de toda essa bandidagem. Nessas situações, o mais legal é sempre ter a revelação de um personagem que ninguém desconfia, alguém totalmente inesperado. Me lembro até hoje, em A Favorita, em uma das melhores cenas da história da teledramaturgia, Donatela (Claudia Raia) teve a chance de atirar em Flora (Patrícia Pillar), mas se conteve. É aí que Flora, a que se dizia boazinha e fazia praça da sua dignidade com uma carinha de anjo, revela que ela nunca teria coragem de atirar já que a assassina da história é ela. Naquele momento, cuspi todo o meu jantar e descobrimos que estávamos diante de uma das melhores vilãs que já vimos. Já em A Regra do Jogo, além de previsível, foi sem emoção. Faltou criatividade dessa vez, hein JEC! Entretanto (...)


O MELHOR: 'A REGRA' ENGRENA COM REVELAÇÃO DO "PAI"



(...) apesar da obviedade, JEC guardou uma série de boas explicações para toda esta questão e ainda conseguiu tocar em uma ferida aberta da sociedade: a justiça com as próprias mãos. Isso porque Gibson resolveu criar a facção depois de sofrer um grande trauma no passado, durante um assalto, quando sua casa foi invadida por marginais, que torturaram cruelmente sua família. Após presenciar o momento de terror, ele constatou a ineficiência da justiça brasileira e resolveu sentenciar os bandidos. Assim, resolveu criar a sua própria Liga da Justiça: contratou Zé Maria (Tony Ramos) para assassiná-los, que, por sua vez, arrumou mais capangas, nascendo, assim, a facção de A Regra do Jogo. Gibson ainda possui sonhos elitistas de grandeza, como se quisesse dominar todo o país, e criou esse "exército" para tirar toda a corja que está no poder. Em um momento de crise política e de puro desencanto com o governo corrupto do nosso país, mais ousado impossível! A longa e impactante sequência prendeu a atenção de quem assistia e provocou uma boa reflexão, além de ter feito a novela engrenar. O mais interessante é que tudo isso não soou nem um pouco forçado. Culpa do (sempre) ótimo texto de João Emanuel Carneiro, que consegue deixar tudo crível e aceitável. Gibson como o Pai pode ter sido óbvio demais e frustrado muita gente, mas, ao menos, teve coerência ao contrário de um certo Fabrício Melgaço e provocou uma boa reviravolta em A Regra do Jogo. Sem falar que agora, após passar mais de noventa capítulos sendo apenas um "coxinha" que importuna a família com ideias conservadoras, José de Abreu, finalmente, terá seu merecido destaque.


O PIOR: NÚCLEO CHATO E REPETITIVO DA NOVELA DAS SETE



Totalmente Demais é ótima, mas aquele núcleo dos jovens na escola e no baile funk é muito enjoativo. As histórias não são engraçadas, não despertam interessante e destoam do restante da novela. Fora isso, as tramas desses personagens se repetem demais, principalmente a da Jennifer (Lelezinha): a garota quer ser cantora, foge pra cantar no baile, alguém da família flagra ela, ela volta pra casa e fica de castigo, ela foge de novo pra cantar no baile, alguém da família flagra elZZzzzZzZZz...


O MELHOR: ENTRADA DE KIKI EM 'A REGRA'



Além do Pai, a outra revelação bombástica que movimentou a semana de A Regra do Jogo foi o surgimento de Kiki (Débora Evelyn). Dada como morta há dez anos após um sequestro mal sucedido, a filha de Gibson e Nora (Renata Sorrah) vive em uma casa no subúrbio e ainda tem uma filha com Zé Maria. Outro detalhe importante é saber que o próprio Romero (Alexandre Nero) estava envolvido no sequestro, que fazia parte de um plano da facção para levantar dinheiro, e que Gibson é quem orquestrou o sequestro da própria filha após ela descobrir que ele era o Pai. Sim, foi muita informação para uma semana só, mas esse é o ritmo da novela. Débora Evelyn está em ótimo desempenho e só protagonizou cenas tensas com Alexandre Nero, Tony Ramos e José de Abreu.

Outras revelações também ocorreram essa semana: Tóia (Vanessa Giácomo) descobriu que Atena (Giovanna Antonelli) é uma estelionatária e Romero conseguiu ver Gibson na casa de Kiki, que o manteve refém em um cativeiro, constatando que ele tramou o sequestro da própria filha e é o Pai. Achei bastante criativa a forma como o ex-vereador descobriu toda a verdade: através do reflexo do espelho que deu para a filha de sua ex-esposa com o intuito de manipulá-la justamente para atingir esse objetivo. O sumiço de Romero implicou na aliança momentânea entre Tóia e Atena, que chegou a render até um certo alívio cômico para a trama principal (muito mais que as paralelas, tão divertidas quanto um chute no saco). Por fim, quando Romero finalmente conseguiu fugir do cativeiro na casa de Kiki, a facção conseguiu sequestrar e prender Tóia e Atena, cujas vidas estão nas mãos do ex-vereador. Como se vê, A Regra do Jogo anda movimentada e parece ter engrenado de vez. Aleluia!



E VOCÊS, PESSOAL? O QUE ACHARAM DA

REVELAÇÃO DO PAI EM A REGRA DO JOGO?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...